62º Batalhão da Polícia Militar é instalado em Caratinga - Caratinga / MG
Centenas de convidados comemoram a criação do 62º Batalhão com apresentações do Coral São João Batista e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas GeraisA solenidade aconteceu no Centro de Convenções Dário Grossi, do Campus I do UNEC (Centro Universitário de Caratinga) na noite de quarta-feira (23). E contou com a presença de diversas autoridades. Representado o Governo de Minas Gerais participou o vice-Governador Antônio Eustáquio Andrade Ferreira e o presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), deputado Estadual Adalclever Lopes. O deputado Federal Mauro Lopes e os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também participaram da cerimônia.
Outro anúncio importante na noite de comemoração dos 167 anos foi o anúncio da retomada das obras de canalização dos córregos, do Rio Caratinga e da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), feito pelo diretor de Operação Centro Leste da Copasa, Frederico Lourenço Delfino.
Pronunciamentos
O prefeito Marco Antônio fez um discurso emocionado agradecendo o empenho de todos os representantes do Governo que trabalharam para que a atual Gestão pudesse presentear a cidade. “Nós, filhos de Caratinga, podemos favorecer muito a nossa região, se unirmos as nossas forças. Contamos com o apoio dos deputados Mauro Lopes e Adalclever, filhos de Caratinga que nos representam nas esferas Estadual e Federal e com as demais autoridades a quem recorremos para trazer benefícios para os caratinguenses”.
Aproveitando a presença dos componentes da mesa, Marco Antônio deixou um pedido. “Levem a nossa mensagem ao Governo estadual para que olhe mais para a região Leste do Estado e para Caratinga. Nossa gestão está trabalhando com seriedade e honestidade num governo ético e transparente e é por isso que não temos receios de fazer este pedido”.
O vice-Governador Antônio Andrade fez o seu pronunciamento reforçando os compromissos do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, de cuidar do estado de Minas Gerais. “Em seis meses de governo já conseguimos grandes realizações e, dentre elas, retomar ações em favor da Segurança Pública e por isso agradecemos aos bombeiros por ser uma instituição séria e por colaborarem para fazer do nosso Estado cada vez melhor”.
O comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini falou de sua satisfação coma instalação do 62º Batalhão. “A sociedade quer uma polícia mais participativa e mais efetiva e estamos conseguindo redução em índices de criminalidade violenta e aumentando a participação da polícia e abrindo vagas para novos efetivos”.
O momento máximo de seu pronunciamento foi o anuncio de que o 62º Batalhão de Caratinga terá como comandante o major Sérgio Renato da Silva. “A 22ª Companhia de Polícia Militar Independente está sendo substituída neste ato pelo 62º Batalhão de Polícia Militar e tem como comandante o major Sérgio Renato”.
O deputado Federal Mauro Lopes voltou a fazer um pronunciamento entusiasmado. “Caratinga está em pleno desenvolvimento. O Governo de Minas Gerais está reorganizando o estado e voltando a investir nas regiões e nas cidades e nós vamos continuar lutando por nossa cidade”.
O presidente da ALMG, deputado Estadual Adalclever Lopes disse que o 62º Batalhão é o maior presente que Caratinga esperava. “Os caratinguneses há muito tempo esperavam por esta notícia e agora trazemos esta novidade, anunciando a criação do 62º Batalhão da Polícia Militar como presente de aniversário dos 167 anos da cidade”.
Retomada das obras de esgoto
O diretor de Operação Centro Leste da Copasa, Frederico Lourenço Delfino anunciou a retomada das obras do sistema de esgotamento sanitário de Caratinga. “Agradeço aos deputados Mauro Lopes e Adalclever pelo apoio nesta grande empreitada. Hoje assinamos a Carta de Retomada e recebemos mais R$18 milhões de reais para avançar com as obras. No dia 6 de julho a empreiteira estará mobilizada e até o final do ano entregaremos o sistema funcionando à população”.
Participaram da solenidade a seguintes autoridades:
Vice-prefeito de Caratinga e subsecretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Senhor Odiel de Souza;
O Vice Governador do Estado, Senhor Antônio Eustáquio Andrade Ferreira;
O Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana Vasconcelos;
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira;
O Ouvidor da Polícia do Estado de Minas Gerais, Dr. Paulo Alkimin Vaz;
O Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Edvânio Rosa Carneiro;
O su-Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira;
O presidente da Câmara Municipal de Caratinga, senhor Sérgio Antônio Condé;
O Comandante da 22ª Companhia de Polícia Militar Independente, substituída neste ato pelo 62º Batalhão de Polícia Militar, Major Sérgio Renato da Silva;
O secretário Municipal de Defesa Social, Isaías Borges de Freitas.
Os deputados Estaduais, Vanderley Miranda, Celise Laviola e Durval Ângelo.
Atos Oficiais de Criação e Instalação do 62º Batalhão da Polícia Militar
Criação do 62º Batalhão de Polícia Militar
O Coronel PM Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, no uso da atribuição que lhe confere o Inciso III, § 1º, do artigo 93, da Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989, C/C com o artigo 28 da Lei Delegada Nº 174, de 26 de janeiro de 2007, e em conformidade com o artigo 6º, incisos IX e X, do R-100, aprovado pelo Decreto Estadual Nº 18.445, de 15 de abril de1977,
Resolve:
Art. 1º - Criar, na estrutura organizacional da PMMG, o 62° BPM – Caratinga.
...
Art. 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Gabinete do Comando Geral, em Belo Horizonte, 11 de junho de 2015.
Está Assinado:
Marco Antônio Badaró Bianchini, Coronel PM - Comandante-Geral
Eixo
Melhor Mobilidade, Menos TráfegoObjetivos
Histórico da criação do 62º Batalhão
No dia 11 de junho de 2015, o comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, assinou a Resolução Nº 4405 que, em seu artigo primeiro criou, na estrutura organizacional da Polícia Militar de Minas Gerais, o 62º Batalhão da Polícia Militar na cidade de Caratinga.
“A vinda do Batalhão de Polícia Militar é um marco para a cidade de Caratinga, e vai representar um grande avanço na segurança pública do nosso município”, disse o prefeito Marco Antônio na ocasião. “A criação do 62º Batalhão de Polícia Militar em nossa cidade, é sem dúvida, o resultado de esforços conjunto, do envolvimento de todos na busca da paz social. A decisão de instalar um Batalhão de Polícia em Caratinga deixa claro a intenção do Estado, por meio da Polícia Militar, em fortalecer sua estrutura de Defesa Social. Considerando-se ainda, a localização estratégica de uma das regiões mais promissoras dentro de Minas Gerais. É sem dúvida, mais uma conquista da comunidade de Caratinga e região. Frutos de uma efetiva participação das lideranças locais, tanto públicas como privadas”.
Cronograma
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Dário Grossi, do Campus I do UNEC (Centro Universitário de Caratinga) na noite de quarta-feira (23).Resultados
Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de CaratingaVice Governador do Estado, Senhor Antônio Eustáquio Andrade Ferreira;
Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana Vasconcelos;
Ouvidor da Polícia do Estado de Minas Gerais, Dr. Paulo Alkimin Vaz;
Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Edvânio Rosa Carneiro;
Su-Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira;
Presidente da Câmara Municipal de Caratinga, senhor Sérgio Antônio Condé;
Comandante da 22ª Companhia de Polícia Militar Independente, substituída neste ato pelo 62º Batalhão de Polícia Militar, Major Sérgio Renato da Silva;
Secretário Municipal de Defesa Social, Isaías Borges de Freitas.
Deputados Estaduais, Vanderley Miranda, Celise Laviola e Durval Ângelo.