Prefeitura assina novo convênio com o Hospital Dia CASU - Caratinga / MG
Urgências de baixa complexidade acolhidas no PAM (Pronto Atendimento Microrregional) já começaram a ser encaminhadas para atendimento no CASUA partir desta semana, pacientes de baixa urgência devem ser encaminhados para atendimento no CASU. Segundo Portaria do Ministério da Saúde, são urgências de baixa complexidade: pacientes diabéticos ou com problema de coração, pacientes portadores de dor aguda, crônica ou com crises hipertensivas, portadores de doença pulmonar, mulheres em acompanhamento ginecológico e obstétrico, assistência à saúde da criança, diarreias, vômitos, febre, feridas, entre outras. Já os casos mais graves continuam a serem atendidos no PAM.
O Hospital Dia CASU situa-se à Rua Niterói s/nº, no bairro das Graças. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h para o público e até às 19h para os pacientes, mesmo com feriados durante a semana. O CASU não funciona aos sábados e domingos. Ao chegar ao Hospital, o paciente deve apresentar o cartão do SUS e um comprovante de endereço.
Parceria possibilitou aumento de atendimentos
A diretora-geral do CASU, Daniela Fonseca Genelhu, agradeceu à Prefeitura pela parceria informando que o Centro de Reabilitação Funec realizou cerca de 25 mil atendimentos em março. “A Prefeitura e o CASU realizam um trabalho único em Minas Gerais porque o prefeito Marco Antônio teve a coragem de investir neste projeto. Com a parceria realizamos cerca de 25 mil atendimentos/mês e hoje estamos assinando mais um importante Convênio com o município para que pacientes que necessitam dos serviços de urgências leves possam ser atendidos no CASU por meio de internação durante o dia e à noite possam ir para casa. Este procedimento vai diminuir o número de pacientes no PAM e no Hospital, pois o CASU contará com 60 leitos”.
De acordo com Daniela Fonseca, a Prefeitura e o CASU continuarão ofertando consultas com especialistas e exames sem o paciente entrar em lista de espera. “Nossa proposta é oferecer todas as especialidades médicas com resolutividade. O CASU está de portas abertas para os moradores de Caratinga. O CASU atenderá sem que o paciente passe antes pelo PAM ou pelo Hospital. O clínico-geral realizará o atendimento de acordo com o Protocolo de Manchester, no qual há uma classificação por cores, de acordo com a gravidade de cada caso e se for necessário, faremos a remoção para o Hospital. Lembramos que este é mais um serviço de apoio ao Hospital que só será possível de ser realizado por meio deste convênio entre a Prefeitura e a Funec.
Antônio Fonseca também agradeceu à Prefeitura pela parceria e à Igreja pela oportunidade de ajudar o HNSA a se reerguer e esclareceu que a Funec realizou um importante papel no Hospital, desde a sua intervenção administrativa. “Hoje a nossa cidade já conta com 130 leitos ocupáveis graças à parceria. Estamos fazendo todos os esforços para ajudar estas entidades que cuidam da saúde da população de Caratinga. O Estado reconheceu e aplaude a parceria da Prefeitura com a Funec, tanto que os auditores aprovaram, depois verificar leito a leito, a qualidade de nossos atendimentos, pois todos os pacientes elogiaram os serviços durante a intervenção”.
Ainda de acordo com Antônio Fonseca, cerca de 95% dos leitos do Hospital são destinados a paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). “Hoje o Hospital está resolutivo, atendendo a todos os pacientes, mas o custeio deve partir do Estado e da União. A parceria com a Funec permitiu que o HNSA voltasse a ter credibilidade. O Estado já entendeu que deve fazer a sua parte e que Caratinga e todos os municípios vizinhos terão de contribuir, mas o Estado é que tem de entrar com a sua contrapartida porque até hoje foi a Prefeitura e a Funce que arcaram com os recursos para o funcionamento”.