Profissionais da Educação recebem capacitação e repensam a prática - Caratinga / MG
Professores, monitores e serventes escolares participaram de atividades inovadoras para o ambiente escolar em dois dias de estudos promovidos pela Prefeitura de CaratingaOs profissionais se dividiram em três locais de estudos: o Polo da UAB de Caratinga recebeu os profissionais da Educação Infantil; os profissionais do Ensino Fundamental se reuniram na Escola Municipal Dona Glorinha Rocha Abelha e as serventes escolares na Escola Municipal Barquinho Amarelo.
Capacitação para serventes escolares
As profissionais que trabalham diariamente com o preparo da alimentação nas escolas receberam uma capacitação especial em diversas oficinas onde puderam aprender novas receitas e aprimorar os conhecimentos sobre a redução do desperdício de alimento. “A formação priorizou a alimentação saudável na escola, as boas práticas na cozinha e a manipulação segura dos alimentos”, explica a nutricionista Mariana Correa. “Realizamos, também, o preparo de novas receitas nutritivas de modo a enriquecer ainda mais o cardápio nas escolas”.
A nutricionista destaca que a função da merenda escolar vai muito além da alimentação. “A merenda escolar é um instrumento de educação nutricional, pois no ato de comer as crianças são orientadas sobre os grupos de alimentos, sobre a importância em ter um prato diversificado e mais saudável”.
Capacitação para profissionais da Educação Infantil
Os profissionais que trabalham com crianças com idades entre 4 e 5 anos participaram de uma qualificação de modo a desenvolverem novas práticas e proporcionarem aos alunos um ambiente mais interativo nas salas de aula. “Os conteúdos trabalhados com os profissionais abordam temas como arte, música, natureza, dentre outros, num total de 8 eixos. Este trabalho é baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”, explica a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Luciene Angelo Costa.
“A educação infantil é a base para todo o aprendizado, é fundamental para o desenvolvimento individual e formação educacional do cidadão”.
Capacitação para profissionais do Ensino Fundamental
Profissionais do Ensino Fundamental deram seqüência ao estudo dos oito eixos temáticos. “No encontro anterior, em março, foram trabalhados três temas, agora estamos trabalhando mais três, e no próximo encontro trabalharemos mais dois”, esclarece a coordenadora do Setor de Educação, Rosa Irene Toledo Nascimento.
“Nestes encontros para capacitação abordamos novas metodologias para que os professores possam proporcionar aos alunos novas experiências. Todo o aprendizado trabalhado aqui se reflete na sala de aula e muitos professores já estão fazendo diagnósticos e melhorando suas práticas”.