Prefeito visita Hospital Dia CASU após assinatura de convênio - Caratinga / MG
Marco Antônio visita as novas instalações e conversa com pacientes atendidos na urgência de baixa complexidade acolhidas no atendimento do novo serviço do CASUNa manhã de quarta-feira (27) o prefeito Marco Antônio realizou uma visita ao Hospital Dia CASU e conversou com pacientes atendidos na urgência de baixa complexidade acolhidas para atendimentos que a Prefeitura oferece por meio dos serviços do CASU. O novo Hospital Dia disponibiliza 60 leitos.
O prefeito Marco Antônio, acompanhado pela secretária Municipal de Saúde, Raquel Carvalho, foi recebido pelo reitor do UNEC (Centro Universitário de Caratinga), professor Antônio Fonseca da Silva e pela diretora-geral do CASU, Daniela Fonseca Genelhu. “Esta é uma boa oportunidade para voltarmos a estar em contato com as partes envolvidas na assinatura do convênio, conhecermos melhor os serviços e ouvir as opiniões dos caratinguenses que já estão usufruindo destes novos serviços que a Prefeitura está oferecendo gratuitamente à população no Hospital Dia”, esclareceu o prefeito.
Pacientes elogiam atendimento
Maria Aparecida Ferreira Gomes, de 37 anos, moradora do bairro Esplanada, encontrava-se internada no Hospital Dia CASU acompanhada pelo seu esposo, Edinei Roberto da Silva, 33, foi uma das pacientes que recebeu a visita do prefeito. “Passei mal ontem de manhã e fomos ao PAM (Pronto Atendimento Microrregional) que nos encaminhou para este serviço que ainda não conhecíamos. O PAM, por meio do SAD-U ofereceu o transporte de ambulância, mas dispensamos porque estávamos em veículo próprio. Chegando ao Hospital Dia e fui prontamente atendida, fiquei em observação durante o dia e retornei a casa à noite. Hoje retornei para realizar exames complementares, pois meu caso é suspeito de ser dengue.”
Edinei da Silva elogiou o atendimento. “Ficamos sabendo que a Prefeitura de Caratinga assinou o convênio para este novo serviço e só temos motivos para elogiar esta parceria e o atendimento. Desde ontem pude estar ao lado de minha esposa durante o dia de internamento e isso para nós é uma novidade. Assim nós dois nos sentimos mais seguros”.
A paciente ressalta que gostou do ambiente do Hospital Dia que é muito tranquilo. “Estamos admirados porque aqui é tudo muito limpo, arejado e novo e até essas boas condições do espaço físico e dos equipamentos colaboram para a melhoria de nossa saúde”.
A diretora-geral do CASU, Daniela Fonseca Genelhu Soares, explicou que desde o dia 22 de abril pacientes de baixa urgência já estão sendo encaminhados para atendimento no CASU. Além disso, a diretora acrescentou que o serviço de pronto socorro do Casu acolhe pacientes que necessitam de atendimento em urgências de baixa complexidade, ou seja, pacientes que precisam de avaliação, mas possuem condições clínicas de aguardar. São casos menos graves, que exigem atendimento médico sem risco imediato, em que o paciente entra e sai do hospital no mesmo dia. Já os casos mais graves, os quais o paciente necessita de atendimento imediato e corre risco de perder a vida ou ter sua condição agravada, continuam a serem atendidos no PAM.