Oficina de Grafite leva cor e interação para o Presídio de Caratinga - Caratinga / MG
Atividade está inserida na programação do Festival de Inverno e tem também sessão de cinema sobre direitos humanosInserida na programação do Festival de Inverno, as oficinas de Grafite chegaram ao Presídio de Caratinga. A iniciativa da Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte, Lazer e Juventude, e do Cineclube Budega é promover a interação entre os detentos e os grafiteiros profissionais que estão ministrando a oficina.
O artista plástico Marko Santana conta que trabalhar com os detentos foi uma experiência muito enriquecedora. “As pessoas de fora do Presídio deveriam ter a chance que eu estou tendo em poder conviver com os reclusos estes dois dias. Quem nunca frequentou este ambiente tem uma visão muito distorcida da realidade, pois é claro que eles estão pagando por seus crimes, mas são seres humanos com dons artísticos a serem explorados”.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Mais de 50 detentos, divididos em grupos, participaram das atividades envolvendo a arte do Grafite e de uma sessão de cinema sobre a ‘arte urbana’. “O pátio está ganhando mais vida e alegria se distanciando do ‘ambiente cinza’ dos estabelecimentos prisionais”, afirma a diretora Geral do Presídio, Maria Alice Mendes GomesEstão participando das atividades os reclusos que estão aptos para o trabalho e para os estudos. L.J.S, de 21 anos, é um dos detentos que participaram da oficina de Grafite e fala sobre a experiência. Foi um momento muito bom, pois é uma oportunidade de distrair a mente. Este foi o meu primeiro contato com o Grafite e gostei muito a aprender a fazer a pinturas com os moldes”.
Cronograma
A intervenção artística foi realizada na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10).Resultados
Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de CaratingaSecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude
Artista Plástico: Marko Santana
Diretora Geral do Presídio: Maria Alice Mendes Gomes