Secretaria Municipal de Educação promove Feira do Empreendedor - Caratinga / MG
Após capacitação em Empreendedorismo, a Feira foi o momento prático para apresentação e divulgação dos resultados e experiênciasNa Feira foram apresentados trabalhos de cinco grupos, cada um deles com uma proposta diferente para apresentação e comercialização. Os participantes vivenciaram todos os aspectos práticos e comportamentais do dia a dia de um empreendedor: planejar, colocar a ideia em prática, buscar parcerias, visar à estabilidade, vender, atender ao cliente etc.
Aline Medina é uma das coordenadoras Pedagógicas que participaram da Feira e destaca como pôs em prática os conhecimentos adquiridos na capacitação para montar a barraca de doces. “Primeiramente avaliamos as habilidades de cada membro da equipe. Depois pesquisamos o mercado para saber quais os doces têm mais procura e qual seria o mais viável a ser comercializado e investimos em propaganda e fizemos a divisão das tarefas na equipe. Acho que o nosso negócio é sucesso”.
Segundo o consultor do Sebrae, Silvio Custódio de Souza, para a Feira, as coordenadoras pedagógicas foram estimuladas a elaborar um plano de negócios. “Cada equipe abriu um negócio em diferentes ramos, como alimentação e confecção. Deste modo conseguimos ampliar o conhecimento dos educadores para a disseminação da cultura empreendedora na escola”.
Para o secretário de Educação, professor Jaider Gonçalves, a Escola não pode prescindir de preparar cidadãos empreendedores. “Esta capacitação voltada para as coordenadoras Pedagógicas é fundamental para a inserção da cultura empreendedora na Escola, possibilitando a formação de parcerias e ampliando a atuação da escola junto à sociedade”.
Eixo
EducaciónObjetivos
Com o tema ‘Cultura Empreendedora no Ensino’, a capacitação despertou possibilidades de inovação no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental. “As coordenadoras Pedagógicas repassarão o conhecimento agregado para os professores que atuam com o potencial empreendedor - alunos de 6 a 14 anos, com o objetivo de despertar neles o espírito empreendedor e mostrá-los que se eles começarem a se prepar agora, no futuro poderão ser empreendedores de sucesso”, explica a superintendente de Gestão Pedagógica, Aparecida Silveira.Cronograma
Os encontros tiveram início na terça-feira, 17 de março, no CERPE (Centro de Referência do Profissional da Educação), com duração de 32 horas. A capacitação foi encerrada com a realização da Feira do Empreendedor na terça-feira (8), na Casa Ziraldo de Cultura.Resultados

