Prefeitura inaugura revitalização do Coreto da Praça Cesário Alvim - Caratinga / MG
Para comemorar a revitalização, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, preparou uma grande programação com direito a um telão com projeções de curta-metragens, apresentação do Coral São João Batista e show com padre Glaydson.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Uma obra que vai marcar a história de Caratinga. “Este não é um simples Coreto. É um presente de Niemeyer para a nossa cidade, é um monumento”.
“Este espaço estava sendo utilizado para outros fins, à margem da família caratinguense. Hoje devolvemos o Coreto para o uso do público, para eventos e para ser admirado pelas pessoas”.
No novo projeto, os vãos foram fechados com vidros sanfonados que podem ser abertos, e o interior se transformou em uma espécie de galeria de arte, em que os artistas locais serão privilegiados expondo seus trabalhos.
A obra foi custeada pelo Fumpac (Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Caratinga), recurso proveniente do ICMS Cultural (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). “Assim como há recursos específicos para determinadas áreas como educação e saúde, há também recursos específicos ‘carimbados’ para a cultura”, explica o vice-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, João Paulo Bramusse.
João Paulo afirmou que a intenção do Compac é dar mais vida ao Coreto. “Foi construído um jardim à volta do Coreto para que faça a integração à paisagem da Praça. O Coreto será um espaço reversível, pois não perderá a sua ‘função de Coreto’”.
O Coreto Ronaldinho Calazans foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural do município em 2002 pelo Decreto nº 37/2002, por seu valor arquitetônico. A construção deste imponente monumento foi realizada no ano de 1980 e recebeu o nome de ‘Ronaldinho Calazans’, homenageando um músico da cidade. O projeto foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do cartunista Ziraldo.