Profissionais da Educação recebem capacitação e repensam a prática - Caratinga / MG
Professores, monitores e serventes escolares participaram de atividades inovadoras para o ambiente escolar em três dias de estudos promovidos pela Prefeitura de CaratingaCapacitação para serventes escolares
As profissionais que trabalham diariamente com o preparo da alimentação nas escolas receberam uma capacitação especial em diversas oficinas onde puderam aprender novas receitas e aprimorar os conhecimentos sobre a redução do desperdício de alimento e segurança no ambiente da cozinha. “A formação priorizou a alimentação saudável na escola, as boas práticas na cozinha e a manipulação segura dos alimentos”, explica a nutricionista Mariana Correa. “Realizamos, também, o preparo de novas receitas nutritivas de modo a enriquecer ainda mais o cardápio nas escolas”.
A nutricionista destaca que a função da merenda escolar vai muito além da alimentação. “A merenda escolar é um instrumento de educação nutricional, pois no ato de comer as crianças são orientadas sobre os grupos de alimentos, sobre a importância em ter um prato diversificado e mais saudável”.
Capacitação para profissionais da Educação Infantil
Os profissionais que trabalham com crianças com idades entre 4 e 5 anos participaram de uma qualificação de modo a desenvolverem novas práticas e proporcionarem aos alunos um ambiente mais interativo nas salas de aula. “O objetivo é oportunizar a todos os professores da Educação Infantil uma reflexão sobre a elaboração de planejamento de sequência didática e o estudo dos referenciais curriculares nacionais”, explica a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Luciene Angelo Costa.
Capacitação para profissionais do Ensino Fundamental e de Educação Física
“Nestes encontros para capacitação abordamos novas metodologias para que os professores possam proporcionar aos alunos novas experiências. Todo o aprendizado trabalhado aqui se reflete na sala de aula e muitos professores já estão fazendo diagnósticos e melhorando suas práticas”, esclarece a coordenadora do Setor de Educação, Rosa Irene Toledo Nascimento.
Capacitação para os profissionais das creches
A coordenadora Pedagógica das Creches Magaly Araújo Gomes, o tema trabalhado é o estímulo na infância. “É neste estágio que as crianças precisam ser instigadas e estimuladas em diferentes vertentes, como motora, cognitiva e afetiva. Se fortalecermos as bases nos primeiros anos de educação colheremos bons frutos no aprendizado destes alunos”.