Adolescentes da Comunidade Santa Isabel produzem primeiro jornal - Caratinga / MG
Publicação faz parte da oficina de literatura mantida na comunidade graças ao apoio da Prefeitura de CaratingaO prefeito se mostrou muito feliz com o jornal produzido e destacou que esta ‘obra’ é a que fica para a posteridade. “A Prefeitura abre portas, faz convênios e apoia, mas o mérito é dos adolescentes, do facilitar da oficina, Juarez Gomes de Sá, e dos moradores da Comunidade Santa Isabel, que abraçaram o Projeto Viva Caratinga”.
“Nossos adolescentes optaram em fazer o jornal, pois é uma forma de colocar em prática as atividades realizadas na oficina. Esta primeira edição traz uma reportagem especial sobre a visita do cartunista Ziraldo à nossa comunidade e também trata da história dos moradores e a discussão de temas atuais”.
Núbia da Silva, de 12 anos, é uma das editoras do jornal e conta que durante a oficina aprendeu muito sobre literatura e português. “Foi um aprendizado incrível, pois pude praticar interpretação de texto e a escrita. Elaboramos diversos textos, corrigimos e reescrevemos diversas vezes”.
A adolescente Sindy Sharon dos Santos Gomes, de 12 anos, colaborou no jornal como repórter e conta como foi a experiência. “Nós pudemos simular um jornal de verdade com todas as rotinas de redação, como reunião de pauta. Escolhemos alguns temas, nos informamos sobre o assunto e saímos para conversar com os moradores da comunidade”.