Prefeitura de Caratinga e COMPAC revitalizam Igrejinha São João - Caratinga / MG
Intervenções mantiveram Patrimônio Cultural com as características originais. A Igrejinha é um dos principais remanescentes do século XIX em CaratingaEm seu pronunciamento, o prefeito Marco Antônio destacou a importância da preservação da Igrejinha São João. “Com a revitalização deste importante patrimônio cultural, resgatamos parte da identidade do cidadão caratinguense. Esta construção histórica, bem como as demais, tem de ser preservados e cuidados com carinho”.
Marco Antônio agradeceu o COMPAC pelo empenho e destacou que a intervenção na Igrejinha só foi possível graças a esta parceria. “Os Conselhos são consultivos e deliberativos. O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural deliberou pela revitalização da Igrejinha e agora a obra está pronta e preserva todas características originais. É muito importante esta participação”.
Para o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, João Paulo Bramusse, a Igrejinha São João é o mais importante representante do patrimônio histórico e cultural de Caratinga. “É uma honra para o Conselho poder devolver à população da nossa cidade este patrimônio que é a primeira Igreja construída do município. Cuidar da herança cultural é cuidar da história e da memória da população, pois esperamos que daqui a 500 anos a Igrejinha continue sendo um símbolo máximo na nossa história”.
Missa em Ação de Graças
Para marcar inauguração da Igrejinha São João, o Bispo Dom Emanuel celebrou a Santa Missa em Ação de Graças que contou com a presença de fiéis que puderam acompanhar a celebração eucarística, também do lado de fora, por meio de um telão. A solenidade de inauguração foi encerrada coma apresentação do Coral São João Batista.
A revitalização
Os trabalhos de recuperação da Igrejinha São João tiveram início em 22 de abril e foram custeados pelo Funpac (Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Caratinga), recurso proveniente do ICMS Cultural (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Nas obras de restauro foram investidos R$ 76.999,97. A intervenção incluiu a desmontagem do telhado e do forro, remoção e substituição das paredes que estavam condenadas, tratamento contra insetos em toda a estrutura de madeira, remoção e substituição de todo o reboco que estava desprendendo ou apodrecido, reconstrução das paredes, telhado e forro, além da pintura nas cores originais.
Igrejinha São João
A Igrejinha de São João foi construída em 1867 e possui o estilo missionário jesuítico. A estrutura possui forma retangular e tem um salão que serve ao mesmo tempo de nave capela. A Igrejinha de São João é um dos principais remanescentes do século XIX em Caratinga, retoma o início da nossa história e pode ser considerada o bem tombado mais importante do município.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
O Bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira destacou a relevância a revitalização para a Igreja Católica. “Esta revitalização é um fato muito importante para nós, tanto pelo seu valor histórico quanto para o seu valor litúrgico. Fico muito encantado com a beleza desta restauração e, para a Igreja, é de uma importância muito grande, pois estava ela estava muito desgastada. Temos aqui um Templo de Deus onde a comunidade poderá se reunir, se não para participar da Celebração Eucarística, pelo menos para fazer suas orações, a reza de terço e outros encontros”.
Ainda de acordo com o Bispo, a programação para a Igrejinha será decidida posteriormente, pois ela é coordenada pela Paróquia da Igreja da Conceição.