Prefeito visita pacientes no Centro de Reabilitação CASU - Caratinga / MG
Marco Antônio conversou com pacientes do município atendidos para reabilitação no CASU graças ao convênio assinado com a Funec no final de 2015O prefeito Marco Antônio, acompanhado pela secretária Municipal de Saúde, Raquel Carvalho, foi recebido pelo reitor do UNEC (Centro Universitário de Caratinga), professor Antônio Fonseca da Silva e pela diretora-geral do CASU, Daniela Fonseca Genelhu. Juntos realizaram uma vista a pacientes do Centro de Reabilitação CASU.
Pacientes elogiam os atedimentos no maior Centro de Reabilitação de Minas Gerais
Gislene Evangelista da Silva Santos, 47, moradora do bairro Santa Zita acompanhava o esposo Flávio Ribeiro dos Santos, 52, conversaram com o grupo de visitantes que acompanhava o prefeito Marco Antônio durante a terapia que realiza há mais de seis meses no Centro de Reabilitação CASU. “Há cerca de oito meses meu esposo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fomos encaminhados para este local para tratamentos. Foi a melhor coisa que aconteceu para nós porque aqui ele está recuperando os movimentos das mãos, das pernas e está melhorando muito a mente’.
Ao terminar o plantio de uma muda poejo, o paciente Flávio se emocionou. “Ele chora sempre que realiza com sucesso alguma atividade”, comentou a esposa Gislene. “Eu estou muito confiante na recuperação dele, pois até em casa vejo progressos. Ele está com mais confiança quando caminha dentro de casa, quando segura algum objeto, toma iniciativas e percebo que as terapias estão fazendo muito bem para a mente dele. Com as melhoras dele eu também acabo recebendo os benefícios, pois estava muito preocupada ao vê-lo tão debilitado como estava. Agora tudo está mudando para melhor”.
Osvaldina de Jesus Brito, 49, mora no bairro Anápolis há sete meses e há três meses começou a ser atendida no Centro de Reabilitação CASU. “Eu morava no Rio de Janeiro e há dois anos vim visitar parentes em Minas. Em Iapu tive um AVC e fiquei internada em Ipatinga. Melhorei e regressei ao Rio de Janeiro, mas lá não consegui avançar com os tratamentos e decidi mudar para Caratinga porque aqui o atendimento à saúde está melhor”.
Ao saber que a Prefeitura de Caratinga tem uma parceria para manter o Centro de Reabilitação CASU a paciente quis cumprimentar o prefeito e elogiou o atendimento. “Vocês estão de parabéns porque eu estava esperando quase dois anos por uma vaga e aqui em Caratinga em menos de quatro meses fui chamada. Estou muito feliz e quase completamente recuperada e já estamos realizando o tratamento de minha filha aqui também. Só temos motivos para parabenizar e agradecer”.
O prefeito resaltou sobre a importância das parcerias e relembrou que a Prefeitura assinou o segundo convênio com a Funec para a manutenção do Centro de Reabilitação CASU para atender pacientes das Unidades de Saúde do município. “Aqui, no CASU, é para onde reencaminhamos os caratinguenses com necessidades especiais, deficiências físicas ou mentais e demais doenças que comprometam a qualidade de vida e o bem-estar atendidos no município. Esta parceria acabou com as filas de espera e com a demanda reprimida da Saúde”.