SISTEMA CICLOVIÁRIO DE MACAÉ - Macaé / RJ
Como
parte do planejamento e gestão da mobilidade, entende-se que a circulação das
pessoas por meios não motorizados é um modo de deslocamento tão importante
quanto os demais, respeitando-se as características e necessidades particulares
de cada um.
Observa-se
que alguns fatores são importantes para a propensão das pessoas a se deslocarem
a pé ou de bicicleta. Além do fator socioeconômico, características do ambiente
construído exercem forte influência sobre a decisão de caminhar, e podem ser
adotadas como estratégias para a melhoria da mobilidade, para a redução de
acidentes e para o aumento do convívio social, principalmente nos centros
urbanos.
Bairros
compactos, com mistura de usos e, fundamentalmente, um desenho urbano com rede
de vias bem conectas propiciam as viagens a pé ou de bicicleta, pois facilitam
os deslocamentos curtos, oferecendo um número maior de opções de trajeto e
atividades num mesmo local.
Além
das características do ambiente construído, ressalta-se que a qualidade da
infraestrutura para estimular esses modais, que compreende as calçadas,
travessias, mobiliário urbano e as construções, considerando a segurança, a
iluminação e o conforto no espaço público, precisa ser aprimorada.
O
Sistema Cicloviário de Macaé resgata antigas rotas clicáveis, que foram
utilizadas no passado para atender aos trabalhadores da Estrada de Ferro
Leopoldina e identifica as funções de cada uma delas para a criação de uma rede
complexa entre variados pontos de origem e destino.
Ele
é composto por uma malha hierarquizada de infraestrutura para ciclistas,
classificada em rotas funcionais, de lazer e de serviços, integrada ao sistema
de mobilidade urbana proposto no PMU Macaé.
Eixo
Melhor Mobilidade, Menos TráfegoObjetivos
O
Sistema Cicloviário proposto tem como objetivo geral a valorização dos
deslocamentos de pedestres e ciclistas, conforme recomenda o Ministério das
Cidades nos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Sustentável. Considera
que a inserção da bicicleta e do pedestre como mobilidade de transporte não se
opõe às outras modalidades, ao contrário, as complementa, cada qual com sua
função e abrangência de distâncias e alcance de locomoção. Além disso, melhora
a ambiência urbana e possui um baixo custo de implantação em relação aos outros
modais.
Cronograma
Agosto
de 2014
Resultados
28,05 Km de ciclovias e ciclofaixas implantadas até 2016Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de Macaé
Câmara Municipal de Vereadores
Movimentos sociais: Pedal Macaé e
Mais Ciclovias
Contatos
Secretaria Municipal de
Mobilidade Urbana
E-mail: [email protected]