CASA DO CURATIVO - Macaé / RJ
Projeto pioneiro na região, a Casa do Curativo é um Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas. Possui salas para atendimento de lesões de grau 2 (úlceras crônicas de difícil cicatrização), central de material esterilizado simplificado, consultório médico para as especialidades de cirurgia vascular e dermatologia, sala de podologia e de verificação de pressão, onde são atendidos, em média 90 pacientes todos os dias, oferecendo um ambiente humanizado e preparado com profissionais capacitados.
Local do Desenvolvimento: A unidade, localizada no cruzamento entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro.
Público Alvo: Pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades e Estratégia Saúde da Família (ESF), portadores de feridas crônicas, pacientes diabéticos e com infecções na pele que necessitam de tratamento longo e específico. O espaço foi adaptado para receber também pessoas com deficiência e os portadores de feridas persistentes - que necessitam de investigação para que a cicatrização aconteça - especialmente, diabéticos, portadores de patologias vasculares, lúpus, anemia falciforme, complicações pós-cirúrgicas e ulcerações. Para o atendimento, apenas ambulatorial referenciado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, é necessário apresentar o cartão SUS, o RG e o comprovante de residência.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Reduzir os números de amputações, principalmente de pacientes com doenças crônicas: diabetes e hipertensão. Por isso, a Casa do Curativo conta com uma estrutura completa oferecendo sete especialidades, entre elas, enfermagem, angiologista, dermatologista, psicóloga, cirurgiã plástica, assistente social e podólogo, esse espaço se torna muito importante para o paciente ser reinserido na sociedade. Além disso, os trabalhos evitam complicações maiores decorrentes de doenças como diabetes e úlceras de pressão, conta também com dois técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros. Desses, três são mestres em enfermagem dermatológica.
Cronograma
Data do Início: Janeiro de 2015Resultados
Já realizou 7,5 mil atendimentos, sendo 90% de lesões com grau dois, que cicatrizaram após 30 dias. Deste total, 372 pacientes continuam em tratamento e 68 obtiveram alta. Conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico angiologista, dermatologista, assistente social, podólogo e enfermeiro especializado no tratamento de lesões cutâneas.
Instituições Envolvidas
Secretaria Municipal de SaúdeContatos
Telefone (22) 2796-1015 [email protected]Fontes
Secretaria Municipal de Saúde