CRA - CENTRO DE REFERÊNCIA DOS ADOLESCENTES - Macaé / RJ
O CRA é especializado em receber adolescentes de dez a 19 anos e familiares. Prima pelo estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania, visando a garantia e a ampliação de direitos. Quando chega, o adolescente é recebido por um profissional que informa sobre o funcionamento do local, serviços oferecidos e a proposta de trabalho. São levantadas as demandas do jovem e os atendimentos se dividem em individuais e coletivos. O trabalho em grupos é efetuado através dos projetos "Conversa de Adolescentes", "Grupo Liberdade", "Repensando a Nossa Sexualidade", "Sessão pipoca", "Planejamento Familiar", "Grupo de Gestantes" e "Grupo mamãe e bebê". Busca ser o elo entre os jovens e outros serviços existentes na cidade. O Centro acolhe adolescentes com gravidez não programada, proporcionando apoio, conforto, exames médicos e psicológicos que ajudam a adolescente a levar uma gravidez mais tranquila e feliz. Com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeira, ginecologista/obstetra, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e dermatologista o CRA realiza semanalmente grupos de adolescentes e duas vezes na semana ginástica para gestantes, atendimento individual com fisioterapeuta com orientação sobre postura, posição correta para a gestante dormir, entre outros.
Local do Desenvolvimento: O Centro de Referência do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, junto com a Gerência de Saúde Mental, na rua Laranjeiras, s/n no Cajueiros. O agendamento, mesmo sem encaminhamento, pode ser feito através do telefone (22) 2796-1059.
Público Alvo: Adolescentes que necessitam de acompanhamento sócio educativo e seus familiares.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Acolher e iniciar o acompanhamento ao adolescente, fornecer atendimento de forma integral, estabelecer uma rede de serviços especializados no trato às questões relativas à adolescência, socializar informações quanto à educação em saúde, visando às ações de promoção e prevenção, garantir espaço coletivo e permanente de construção de conhecimento sobre adolescência, elaborar e efetivar ações em resposta às demandas deste público, fortalecer a luta por direitos sociais e incentivar a participação de grupos socialmente discriminados. O projeto consiste também na capacitação de alguns adolescentes em diversos temas ligados a sexualidade, para que os mesmos sejam multiplicadores deste novos conhecimentos dentro de sua comunidade e escola.
Cronograma
Foi criado em 2004.Resultados
Só no ano passado foram 35.669 atendimentos.Instituições Envolvidas
É vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e está subordinado à gerência do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA) e à Coordenadoria de Vigilância em Saúde. As ações conjuntas e complementares acontecem com setores voltados para o público adolescente no município, como o Núcleo de Saúde Mental, CAPSI, CAPSAD, DST/CTA, UBS, Centros de Especialidades e ESF, entre outros.