GALERIA DE ARTE HINDEMBURGO OLIVE - Macaé / RJ
Instalada no térreo do Centro Macaé de Cultura, a Galeria de Artes Hindemburgo Olive (GaHO) recebe exposições de artistas o ano todo, priorizando a “prata da casa”. Vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC), está aberta aos artistas plásticos de Macaé e região recebendo portfólio de interessados, também está realizando o recadastramento de artistas plásticos para a Associação de Artistas Plásticos de Macaé (AAPLAM), nesta associação já tem 115 associados e podem fazer parte dela arquitetos, fotógrafos e designers, o curador da galeria é o artista plástico Eisaburo Mori. Atualmente, 40 obras do artista plástico Jojó estão expostas neste espaço constituído por duas salas, localizadas no andar térreo do Centro Macaé de Cultura. A Galeria de Arte Hindemburgo Olive foi inaugurada juntamente com o Centro Macaé de Cultura. O nome foi dado em homenagem ao artista plástico, Hindemburgo Olive de Araújo Carneiro da Silva nascido em Macaé no dia, 28 de dezembro de 1920. Era trineto de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Destacou-se na pintura brasileira, através de seus quadros inspirados nos cenários de Macaé. Em 4 de julho de 2000 a Galeria foi reinaugurada com seu espaço totalmente repaginado.
Local de Desenvolvimento: A Galeria está localizada no Centro Macaé de Cultura - Avenida Rui Barbosa, 780 - o espaço está aberto para visitas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Público alvo: Artistas expositores e visitação da população em geral.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Buscar a valorização e exposição dos artistas locais e ser um espaço para quem deseja expor obras de pinturas, desenhos, esculturas ou outros trabalhos artísticos e também para visitantes. Está vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC) e veio para difundir o nome da cultura macaense na região.
Cronograma
Data de criação: 3 de setembro de 1992.Resultados
Entre os artistas que já tiveram obras expostas na Galeria, estão Burle Marx e Maria Klonovska, Eto Cardin e Ariadne Decker. Existe uma programação de diversas exposições durante o ano. Possui a Associação de Artistas Plásticos de Macaé (AAPLAM), composta de 115 associados e está aberta aos artistas plásticos de Macaé e região, fazendo parte dela também arquitetos, fotógrafos e designers. Está aberta a quem deseja expor obras de pinturas, desenhos, esculturas ou outros trabalhos artísticos e visitantes, o que colabora muito para o enriquecimento cultural macaense.
Contatos
Av. Rui Barbosa, 780, Centro, telefone: (22) 2759-0889e-mail [email protected].