NÚCLEO MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRATIVA - Macaé / RJ
O Núcleo Municipal de Saúde Integrativa oferece à população vários tratamentos, com médicos homeopatas, fisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, psicologia, nutrição e naturologia (shiatsu, reflexologia e florais). O paciente é encaminhado para grupos de acolhimento, coordenados por uma homeopata e uma psicóloga. As Práticas Integrativas e Complementares em saúde foram iniciadas quando foi realizado o concurso público para médicos acupunturistas. Antes restritas a serviços privados, apresenta grande adesão, com resultados satisfatórios da população, além de representar baixo custo, sendo referência também para outras especialidades, o que resulta em menos solicitações de exames complementares. Oferece tratamento preventivo, curativo e recuperação da saúde. A meta é de que os tratamentos com especialistas em homeopatia e acupuntura sejam expandidos. Macaé é pioneira no Norte Fluminense na oferta desse serviço, atendendo a solicitação da população, bem como a do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A rede de saúde pública do município atua com a Homeopatia na prevenção da dengue desde 2007 e, agora também, na influenza H1N1, contando com cinco profissionais médicos para o atendimento ambulatorial em três pontos da cidade. Já a Acupuntura, promove resultados positivos e é aconselhada para tratamentos de síndromes dolorosas, nevralgias, tensões musculares, hérnia de disco, distúrbios do sono, ansiedade e estresse. Homeopatia não é vacina, é tratamento complementar e tem bom resultado nos casos de doenças alérgicas e respiratórias, como sinusite, bronquite, asma e também otites. Nas doenças psicossomáticas ,como depressão e síndrome do pânico, tem sido muito aconselhada, é uma conquista a inclusão da homeopatia na Rede Pública de Saúde e, a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS), no Programa Municipal de Homeopatia para tratar a dengue e a H1N1, também é considerada uma grande vitória.
Local do Desenvolvimento: Rua Conde de Araruama, nº 344, Centro - Macaé/RJ.
Público Alvo: População em geral.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Possibilitar a população o acesso à assistência humanizada. Com a homeopatia, a ideia é melhorar os resultados, por meio da resposta imunológica e, desta forma, reduzir os sintomas da doença.
Cronograma
Data do Início: Iniciada pela Secretaria de Saúde em 2001.Resultados
A inclusão da homeopatia na Rede Pública de Saúde é uma conquista e, a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS), no Programa Municipal de Homeopatia para tratar a dengue e a H1N1, também é considerada uma grande vitória, pois atua com a Homeopatia na prevenção da dengue desde 2007, e posteriormente, na influenza H1N1. O Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas conta com cinco profissionais médicos para o atendimento ambulatorial em três pontos da cidade. Além da consulta, o usuário sai com receita gratuita para fazer o remédio em qualquer farmácia especializada. Já a Acupuntura, promove resultados positivos e é aconselhada para tratamentos de síndromes dolorosas, nevralgias, tensões musculares, hérnia de disco, distúrbios do sono, ansiedade e estresse.