SOLAR DOS MELLOS - MUSEU DA CIDADE DE MACAÉ - Macaé / RJ
O Solar dos Mellos - Museu da Cidade Macaé, criado em 2004 através da Lei Municipal nº 2.463, é gerido a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura (FMC). O Museu sediado no Chalé construído no final do século XIX, na região central da cidade Macaé tem como missão promover, por meio da Educação Patrimonial, a valorização, o acautelamento, a preservação, a pesquisa, a divulgação e salvaguarda do patrimônio cultural, contribuindo, assim, para o processo de formação, democratização do conhecimento e fortalecimento da memória e da identidade do Município.
O Museu possui extenso e valioso acervo relativo à história do Município. Este acervo é formado por documentação oficial proveniente da Câmara, da Prefeitura, por documentos jurídico- cartorial, por fontes eclesiásticas digitalizadas, além do acervo pessoal do antigo morador do Chalé, o jornalista Cezar Mello. O espaço abriga ainda fundos fotográficos de diversos autores e um acervo bibliográfico com mais de dois mil títulos. O projeto Macaé em Fontes Primárias trabalha com o tratamento e possibilita o acesso a essa documentação.
O Solar dos Mellos promove a democratização do seu acervo por meio de exposições permanentes e temporárias, estimulando a visitação através dos projetos Educação Patrimonial- Integração Museu Escola e Lugares de Memória que atendem o público escolar semanalmente e a comunidade em geral aos domingos. O projeto Professor Investigador oferece palestras que aproximam professores de pesquisas recentes sobre o Município. Aos sábados, o projeto Cultura de Quintal convida a comunidade à usufruir e se apropriar do quintal do Museu através de diversas atividades culturais e de entretenimento para o público infantil. Além destes projetos, o Solar possui um espaço reservado à consulta documental e sedia lançamentos de livros, exibição de filmes, apresentações teatrais e outras manifestações artísticas.
O Solar dos Mellos evidencia à comunidade macaense a memória e História local, buscando continuamente o entendimento da importância da preservação dos bens culturais do Município.
Público alvo: População em geral, alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e médio. Alunos de graduação e cursos pós-graduação, pesquisadores e interessados em temas relacionados a história do município de Macaé.
Local de Desenvolvimento: Rua Conde de Araruama, 248, Centro - Macaé / RJ.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Promover, valorizar, salvaguardar a História, a memória e a identidade do município de Macaé através da preservação de seus patrimônios culturais.
Cronograma
Data de criação: 2004Resultados
Nos últimos três anos esta Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, através do Solar dos Mellos- Museu da Cidade de Macaé, tem avançado com a Educação Patrimonial. Este programa foi iniciado em 2013 com intuito de mostrar à população e aos visitantes, a importância da apropriação e pertencimento do bem público. Em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos foram realizadas intervenções em 17 monumentos nas praças Veríssimo de Melo, Washington Luiz, Avenida Presidente Sodré e Luiz Reid, todas no centro de Cidade. O trabalho de revitalização foi iniciado no Obelisco localizado na Praça Veríssimo de Melo e tem continuidade com a conservação periódica. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem crescido a procura das escolas públicas e particulares do Município para participação nas visitas guiadas no Museu, que já atingiram uma parcela significativa de turmas do maternal ao ensino médio, contabilizando um total de 4.487 visitantes de 2013 a 2015. Nesse contexto, há o projeto Professor Investigador que ao debater a história regional junto a pesquisadores e professores possibilita que esse conhecimento chegue a sala de aula. O Projeto Macaé em Fontes Primárias realizou a identificação, o levantamento de tipologia documental de parte do acervo do Museu, criou um banco de dados para a documentação jurídico-cartorial, além de ter feito o arranjo de 118 inventários desta documentação. Além disso higienizou cerca de 350 de processos, e identificou 1609. O projeto passou a utilizar no ano de 2015 o software Biblivre para catalogação do seu acervo bibliográfico. A série Encontros pensada pela Vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico traz temas da atualidade para serem discutidos com o público presente. O Projeto Cultura de Quintal que além da recreação infantil, oportuniza visitas ao Solar nos finais de semana, recebe uma média de 25 pessoas por sábado. O Programa de Educação Patrimonial também oportunizou o lançamento de 2 livros: Imagens do Século e Relatos e Personagens na História de Macaé, que hoje são referencias para estudo da História local. Os livros foram distribuídos para todas as escolas do Município. O projeto Lugares de Memória, com roteiros iniciados em 2014, acontece entre os meses de março a novembro. Atende as escolas as quartas-feiras e o público diversificado nos últimos domingos de cada mês. Oferece a oportunidade de visitação aos locais de interesse histórico-cultural e turístico de Macaé, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo. Atingiu um público de aproximadamente de 1300 pessoas nos anos de 2014 e 2015.
Instituições Envolvidas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Secretaria Municipal de Ambiente, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Educação, IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).