ESCOLA MUNICIPAL DE DANÇA - Macaé / RJ
A Escola Municipal de Dança é o principal centro de ensino de dança da cidade, com cursos livres oferecidos sem custos a crianças e jovens, onde são disponibilizadas aulas de balé, jazz contemporâneo e danças urbanas. Os alunos tem acompanhamento dos professores de dança e de uma assistente social. O espaço foi adequado com o que há de melhor para a prática, possibilitando maior segurança para os alunos, com uma metodologia de ensino que inclui plano de aula teórica, avaliação bimestral, boletim informativo e aulas práticas guiadas de modo que possibilita a aprendizagem progressiva do aluno. As aulas estão organizadas em três diferentes módulos (básico I e II; intermediário e avançado). Nessa estrutura, o aluno desenvolve sua vocação artística em até oito anos, buscando alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. Tinha inicialmente como objetivo, formar bailarinos amadores para apresentações no Teatro Municipal e nos grandes eventos do calendário municipal mas tornou-se Polo de Cultura em Dança. Em junho de 2015, sob direção da coreógrafa e bailarina Ivana Mussi, a escola passa a se chamar Escola Municipal de Dança (EM Dança), com a proposta de manter os cursos livres e criar para o próximo ano um curso técnico voltado para os alunos que tenham interesse na formação, possibilitando ao bailarino fazer uma faculdade especializada na área se preparando também para atuar na dança. Administrada pela Fundação Macaé de Cultura desde sua criação, a escola ocupa os três andares do prédio anexo do Clube Social Fluminense localizado no centro, próximo a uma das principais praças da cidade, oferecendo três salas amplas para aulas práticas, uma sala para aulas teóricas e uma sala de figurinos, possuindo também sistema de piso flutuante proporcionando segurança aos alunos.
Local de Desenvolvimento: Ocupa os três andares do prédio anexo do Clube Social Fluminense, localizado no centro, em frente a Praça Veríssimo de Mello.
Público alvo: Crianças a partir de três anos, adolescentes e jovens.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
É um espaço criado para democratizar a cultura em Macaé, com a proposta de estimular a formação por meio de uma educação cultural, assegurando a promoção da cidadania. É considerado o principal centro de ensino de dança da cidade, oferecendo gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, vários cursos tais como: balé clássico, jazz, dança contemporânea e urbana (hip hop) e artes cênicas. O espaço foi adequado com o que há de melhor para a prática, possuindo sistema de piso flutuante para evitar possíveis impactos na coluna, joelho, entre outras partes do corpo, possibilitando maior segurança para os alunos. Além disso, tem três salas climatizadas e proposta pedagógica com aulas planejadas em turnos por nível e idade.
Cronograma
Data de criação: ano de 2013.Resultados
Atualmente a escola possui 13 professores atendendo 450 alunos vinculados a uma proposta curricular ampla oferecendo cursos nos seguintes gêneros: balé clássico e contemporâneo, jazz e danças urbanas. As aulas estão organizadas em três diferentes módulos (básico I e II; intermediário e avançado). Nessa estrutura, o aluno desenvolve sua vocação artística em até oito anos, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. Funciona das 8 às 18 horas e tem capacidade para atender 1,2 mil estudantes.