PROGRAMA CLASSE HOSPITALAR - Macaé / RJ
O programa “Classe Hospitalar” busca contribuir para a reintegração de alunos à escola durante a internação e após alta do hospital. Conta com uma equipe multidisciplinar e é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Continuada e do setor de Programas e Projetos Assistenciais. A programação, que recebe acompanhamento pedagógico específico, oferece suporte aos educadores, todas as quartas, ocasião em que eles planejam as atividades do programa. Diante do atendimento ao aluno-paciente, a Prefeitura atende o Conselho Nacional de Educação, que prevê o acolhimento educacional a crianças em tratamento de saúde que implique internação hospitalar. Com isso, o Governo Municipal também segue as determinações do Ministério da Educação (MEC), que indica a ação integrada entre os sistemas de ensino e saúde por meio das classes hospitalares na tentativa de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem. Abrange assistentes sociais e psicólogos, responsáveis por reunir as famílias em acolhimento especial. Durante a atividade, os responsáveis pelos alunos hospitalizados recebem orientações específicas, que visam reforçar o apoio junto aos pacientes. Ao acompanhar os alunos hospitalizados, mantém a sistematização da aprendizagem. Conta com uma outra vertente diferenciada, em que o aluno da rede municipal que recebeu alta hospitalar faz parte do atendimento domiciliar. Outras propostas do programa estão em promover a humanização no ambiente hospitalar e a não interrupção da escolarização; acompanhar os alunos hospitalizados mantendo a sistematização da aprendizagem, integrar o trabalho pedagógico das secretarias de Educação e Saúde e desenvolver atividades lúdicas para favorecer o desenvolvimento educacional.
Local do Desenvolvimento: O Programa Classe Hospitalar, acontece no Hospital Público de Macaé (HPM) e nas Unidades de Emergências Pediátricas (UEP).
Público Alvo: Crianças e adolescentes hospitalizados no HPM e na Unidade de Emergências Pediátricas(UEP) e em domicílio. Conta com uma equipe multidisciplinar que atua nas turmas atendidas nestes locais. Na UEP, cerca de 50 estudantes são assistidos mensalmente por professores que desenvolvem atividades pedagógicas e específicas, de acordo com o estado de saúde do aluno.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Oferecer um atendimento diferenciado com apoio humanístico para crianças e adolescentes, visando dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação desses pacientes enquanto hospitalizados.
Cronograma
Começou em 2011.Resultados
Está conseguindo contribuir para a reintegração de alunos à escola após alta do hospital. Na programação, que recebe acompanhamento pedagógico específico, oferece suporte aos educadores, todas as quartas, ocasião em que eles planejam as atividades do programa. As atividades são organizadas e planejadas em formas de oficinas como leitura e escrita, jogos e artes, que propiciam situações de ensino, garantindo momentos de prazer, de lazer, além da construção e manutenção do lúdico. As ações são ministradas em duas salas específicas para os alunos hospitalizados, dotada de brinquedos pedagógicos, mesa para atividades e materiais didáticos voltados para o ensino-aprendizagem. Com estas propostas, o programa está promovendo a humanização no ambiente hospitalar e a não interrupção da escolarização.
Instituições Envolvidas
O programa é uma ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde, com atuação da Coordenadoria de Educação Continuada e do setor de Programas e Projetos Assistenciais. O Governo Municipal segue as determinações do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação (MEC), que indica a ação integrada na tentativa de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Contatos
Endereço: Rodovia RJ 168, Km 4 - Virgem SantaTelefone.: (22)2773-0061