POLO DE CULTURA DA FRONTEIRA - Macaé / RJ
O Polo de Cultura da Fronteira, polo de inclusão social destinado a jovens e crianças a partir dos três anos, oferece atividades envolvendo música, teatro, capoeira, artesanato e ginástica artística. Aulas de danças, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato, além de atividades físicas para os pais, jiu jitsu, formação de Coral de Mulheres e Orquestra de Berimbau, são as opções.
O polo conta com sete salas, sendo duas para danças com piso de madeira apropriado, espelho, barra e sonorização, além de copa, cozinha, cinco banheiros, tenda na área dos fundos, onde funciona também algumas atividades, e materiais de ginástica. A equipe é formada por servidores que já atuaram na comunidade. Este núcleo está situado no bairro da Fronteira e atende a diversas comunidades em região de risco social. A expectativa é atender 800 vagas entre diversas atividades, nos turnos da manhã e tarde. Para ter acesso aos benefícios do polo, é necessário fazer inscrição com documentos para menor de idade e para os adultos também, inclusive cópia do comprovante de residência, atestado médico e uma foto 3x4, para ambos os casos. Além da realização de eventos para o público infantil, o local promove mensalmente o programa "Mulheres sem Fronteira", proporcionando atendimentos sobre empreendedorismo, empregabilidade, orientação jurídica, palestras, entre outras. As atividades são realizadas no período em que elas aguardam os seus filhos terminarem suas aulas.
Local de Desenvolvimento: Está localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, Fronteira - Macaé/RJ.
Público alvo: População em geral e crianças acima de cinco anos.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Contribuir com a formação do cidadão, por meio de uma educação cultural, assegurando a promoção da cidadania, além de estimular a manifestação cultural já existente em cada comunidade. A intenção da equipe é promover a inclusão social por meio das manifestações culturais.
Cronograma
Data de criação: No ano de 2013.Resultados
O Polo de Cultura da Fronteira atende atualmente 800 alunos matriculados. Promovem atividades e eventos com as crianças com temas específicos, como forma de interação entre os alunos.
Instituições Envolvidas
Tem parceria com a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART).Contatos
Rua Manuel Marques Monteiro, 724 - Fronteira - Macaé/RJ.Telefone (22) 2762-4716.