PROGRAMA FEDERAL“CRACK É PRECISO VENCER” - Guarujá / SP
A cidade de Guarujá ampliou suas ações no que tange à política de assistência aos dependentes químicos.
Dentre as demais ações, destaca-se o programa “Consultório na Rua”, que atende centenas de pessoas, em especial moradores de rua, usuários de álcool e outras drogas.
O programa mantém uma unidade móvel com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, técnicos em enfermagem e dentistas que fazem atendimentos na rua buscando uma aproximação com a população e proporcionando um maior acolhimento.
A unidade móvel circula por diferentes bairros do município com intuito de atender a todos os que necessitam de apoio. Em casos mais graves, o paciente é encaminhado a um hospital.
O grande diferencial desse programa é mostrar para as pessoas em condições de vulnerabilidade que é possível se cuidarem, pois esse público geralmente não procura o atendimento por acreditarem que não serão atendidos ou por medo de sofrerem discriminação. A equipe móvel realiza serviços totalmente diferenciados, e o primeiro passo é conquistar a confiança do paciente para, posteriormente, lhe oferecer o atendimento adequado ao seu caso. Com isso, o Consultório na Rua funciona como uma porta de entrada no serviço de saúde e de assistência social.
Outras ações implantadas pela prefeitura foram a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comad); o fortalecimento da Rede Conte com a Gente, que compreende o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD); e a formulação do Plano Municipal de Combate às Drogas.
Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de PazObjetivos
Implantar uma política eficiente de combate ao uso de drogas e oferecer tratamento adequado aos dependentes químicos, de forma inclusiva, com foco especial nas pessoas em condição de maior vulnerabilidade social.
Cronograma
2013: Adesão ao Programa Federal "Crack é preciso vencer" e início do programa “Consultório na Rua”;
Gerenciado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, o Consultório na Rua ampliou seus atendimentos e chegou aos bairros mais distantes da cidade;
2014: Posse dos novos membros do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), formado por membros da sociedade civil e do poder público, que têm a missão de auxiliar o Município na política de combate às drogas.
Resultados
Desde sua implantação, até de janeiro de 2015, o Consultório na Rua realizou 368 atendimentos. Desses, 175 pacientes realizaram retornos ao atendimento oferecido, enquanto 193 pessoas foram acolhidas;
- Atualmente, o equipamento tem registrado cerca de 500 pessoas com dependência química, sendo que 250 estão recebendo acompanhamento;
Formulação do Plano Municipal de Combate às Drogas;
Criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comad);
Implantação de um CAPS Álcool e Drogas, que apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com o tratamento;
O atendimento da Unidade Móvel tem sido ampliado continuamente nos diversos bairros do Guarujá.
Instituições Envolvidas
Prefeitura de Guarujá
Parceria do Governo Federal
Contatos
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ
Telefone: (13) 3308-7000
Endereço: Av. Santos Dumont, 800 – Santo Antônio
CEP: 11432-502