EDUCAÇÃO BILÍNGUE - Guarujá / SP
A proposta de Educação Bilíngüe do Sistema Municipal de Ensino de Guarujá, fundamentada na filosofia da inclusão, incorpora a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa como línguas de instrução do aluno com surdez no universo das Unidades de Ensino Fundamental, Unidades de Educação Infantil e uma Creche, localizadas em regiões estratégicas, para atuarem como Unidades Pólos no processo de escolarização dos referidos alunos, respeitando a identidade surda que se manifesta mediante a coletividade que se constitui a partir da convivência entre as pessoas com surdez.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Atender
as Diretrizes da Política Nacional de Educação Inclusiva, garantindo a educação
bilíngüe, respeitando assim, a experiência visual e lingüística do aluno com
surdez no seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a Libras e a Língua
Portuguesa escrita como segunda língua, resguardado o direito de opção da
família ou do próprio aluno pela modalidade
oral da Língua Portuguesa.
Atender aos princípios da educação inclusiva, incorporando a Libras nas
unidades pólos de educação bilíngüe;
Garantir que o processo de ensino-aprendizagem de alunos com surdez seja
realizado utilizando a Libras e o português escrito como segunda língua;
Desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem com didáticas próprias para
garantir a educação bilíngüe;
Promover o desenvolvimento de ações pedagógicas para
atender às necessidades de ensino-aprendizagem das pessoas com surdez em
interação com ouvintes.
Cronograma
Os
atendimentos são realizados de segunda a
sexta-feira, no período de aula e contra-turno, de acordo com a necessidade dos
alunos.
Resultados
A valiosa parceria com a Secretaria de Saúde, que viabilizou através do CROOF(Centro de Referência em Otorrinolaringologia e Oftalmologia),CRPI(Centro de Recuperação em Paralisia Infantil) e CSS(Congregação Santista de Surdos), a realização de exames e avaliações audiológicas, o atendimento dos alunos com deficiência auditiva e/ou surdez e de suas famílias, bem como, a realização de reuniões para estudo e acompanhamento de casos e/ou novos encaminhamentos.
Quanto ao
momento didático-pedagógico, “Atendimento Educacional Especializado para o
ensino de LIBRAS”, propusemos
e foi criado através da Lei Nº 3.809 de 31 de dezembro de 2009, o cargo de
“Instrutor de LIBRAS”.
Ampliação do número de Salas de Recursos
Multifuncionais de uma(1) para três(3) viabilizando o Atendimento Educacional
Especializado aos alunos com surdez, na própria Unidade Polo de Educação
Bilíngue.
Reestruturamos a ação pedagógica desenvolvida pelo atendimento educacional especializado, contemplando assim, os três momentos didáticos-pedagógicos propostos pelo MEC: o ensino em LIBRAS, o ensino de LIBRAS e o ensino do português escrito.
Instituições Envolvidas
PMG - Prefeitura Municipal de Guarujá
CROOF(Centro de Referência em Otorrinolaringologia e Oftalmologia)
CRPI(Centro de Recuperação em Paralisia Infantil)
CSS(Congregação
Santista de Surdos).
Contatos
Eloisa Helena Macaro
Tel. 13 - 991911221
email: [email protected]
Fontes
SEDUC- Secretaria de EducaçãoSESAU - Secretaria de Saúde
SEPLAN - Secretaria de Planejamento e Gestão
Secretaria Adjunta de Planejamento Estratégico
Diretoria de Monitoramento e Avaliação da Gestão