OFICINA DE BRINQUEDOS SILVIA SALARO / FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE GUARUJÁ - Guarujá / SP
Uma verdadeira fábrica de sonhos funciona nas dependências do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. O local abriga a Oficina de Brinquedos Sílvia Salaro, na qual um grupo de 13 voluntárias recebe peças quebradas, sujas, e incompletas e restaura para que sejam doadas a crianças atendidas em entidades assistenciais e Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims). Antes da restauração, as voluntárias fazem uma triagem e destroem os brinquedos que representem armas para não estimular práticas violentas. A presidente do Fundo Social, exalta o trabalho voluntário e salienta que o grupo precisa de mais colaboradores e de constantes doações.
Elas realmente se doam por esses brinquedos. Já feitas várias entregas em creches e entidades, inclusive levamos bonecas para as idosas de um asilo.
A voluntária Rose Ferraz é uma das fundadoras da Oficina e já restaura brinquedos voluntariamente há mais de 30 anos. Para ela, a atividade “é um trabalho em conjunto porque uma andorinha só não faz verão. Eu já consertava as bonecas na minha casa e amo o que faço”, contou a popular Dona Rose
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Os brinquedos chegam à Oficina quebrados, sujos e incompletos, e as voluntárias se reúnem no Fundo Social toda quinta-feira para fazer o processo de restauro. As peças são higienizadas, recompostas e recuperadas. As voluntárias montam as peças, penteiam as bonecas e costuram novas roupas.
Os brinquedos são embalados e entregues periodicamente às instituições assistenciais, creches e casas de acolhimento cadastradas no Fundo Social.
Cronograma
Durante o ano todo.
Resultados
Em 20 anos de existência, 15 voluntárias recuperam cerca de 1000 brinquedos por ano para crianças carentes.
Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de Guarujá.
Fundo Social de Solidariedade - FSS.
Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
Secretaria Adjunta de Planejamento Estratégico.
Diretoria de Monitoramento e Avaliação da Gestão.
Contatos
O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro.
Telefone: 3386-8820.