CASA FLUTUANTE ARATU - Guarujá / SP
A preocupação com a preservação da região resultou na implantação da Casa Flutuante Aratu, onde funcionam a Base de Monitoramento Ambiental do Guarujá em parceria com o Gremar.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
A criação de uma Unidade de Conservação Municipal foi uma das grandes realizações da política ambiental desenvolvida pela atual Administração, que busca o equilíbrio entre duas situações extremas com as quais convivemos diariamente em nossa Cidade: as belíssimas riquezas naturais e a intensa exploração de atividades econômicas. Conseguir este ponto de equilíbrio não é fácil, mas a efetividade da APA mostra que é perfeitamente viável realizar ações sustentáveis.
METODOLOGIA: Entregue em janeiro do ano passado pela prefeita Maria Antonieta de Brito, a reforma do Píer e a Casa Flutuante Aratu, receberam investimentos de R$ 1,1 milhão em equipamentos e instalações, resultado do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público Estadual e a Prefeitura.
Por estar em uma área de mangue e na Mata Atlântica da Serra do Guararu, o local é um imenso laboratório a céu aberto, onde não só os alunos da rede municipal de ensino, mas também estudantes universitários e pesquisadores poderão desenvolver trabalhos e pesquisas.
Cronograma
Durante o ano todo.
Resultados
Atendimento – Com capacidade para atender 500 animais, o Gremar conta com salas de cirurgia, ambulatorial, de análises clínicas e de descontaminação para animais oleados, uma preocupação da equipe com a exploração de petróleo e gás, com a chegada do pré-sal à região.
Instituições Envolvidas
PMG – Prefeitura Municipal de Guarujá
GREMAR- Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos. www.gremar.org.br
Contatos
PMG – Semam/ Seplan- Secrt. Adjunta / Dmag
GREMAR- Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos. www.gremar.org.br