CASA DE APOIO AO SERVIDOR - Guarujá / SP
A Casa de Apoio ao Servidor é um projeto que dá suporte para superação de dificuldades e conflitos em amplo sentido e consequentemente na elaboração de um sistema de vida que possibilite uma qualidade dos vínculos dos servidores, em suas diversas vertentes: pessoal, profissional, familiar e social.
Instituído pela Lei n.º 11.126 de 2.014.
Eixo
GovernançaObjetivos
A “Casa de Apoio ao Servidor” integra muita das possibilidades de atendimento, buscando ser um facilitador a priorizar o atendimento ao servidor, naquelas necessidades prementes de seu cotidiano.
Esta dimensão de serviços oferecidos ao servidor da Prefeitura Municipal de Guarujá busca resgatar princípios de humanização nas relações de trabalho.
Os serviços são prestados por profissionais capacitados através de orientação e indicação de técnicas terapêuticas, tendo como lema de trabalho: “não desistir nunca”.
Cronograma
Durante muitos anos até o ano de 2009, ações isoladas, cuidavam de um ou outro aspecto da vida do servidor de modo esporádico.
Desde o ano de 2009 até Maio de 2012, o trabalho funcionou como um laboratório para aquilo que se institucionalizaria mais tarde.
No dia 16 de maio de 2012, materializou-se uma idéia gestada por três anos, a Casa de Apoio ao Servidor passa a existir fisicamente
No dia 27/10/2014 é criado o decreto n.º 11.126, fica criada a Casa de Apoio ao Servidor, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração, com o objetivo de intervir nas questões intra e inter pessoais que afetem diretamente o servidor e seus familiares, partindo da procura espontânea dos interessados.
No dia 17/03/2015 através da Lei n.º 4.209/15, fica denominado "ROSÂNGELA ALVES RAMOS" a Casa de Apoio ao Servidor, atualmente localizada à Rua Azuil Loureiro nº 235, no Bairro Jardim Helena Maria, neste Município.
Resultados
Conforme informações obtidas junto ao setor, há controle, entretanto não é dado publicidade do número de atendimentos efetuados, pois, objetiva-se que o número de atendimentos seja zero.
Foram encontrados e tratados servidores nas seguintes condições:
a) “moradores de rua” em razão da dependência química, em que até a família já havia abandonado;
b) servidores que padeciam de moléstias graves a mercê de orientação e atenção;
c) servidores em situação terminal sem amparo;
d) servidores com necessidade de orientação familiar;
e) servidores com diagnóstico de “depressão”;
f) outras situações degradantes.
Instituições Envolvidas
PMG - Prefeitura Municipal de GuarujáContatos
PMG - Prefeitura Municipal de GuarujáRua
Azuil Loureiro nº 235 – Jardim Helena Maria
Tel.: 3355-1186 / 3355-9119
Horário de atendimento de 2ª à 6ª-feira – das 09h às 17h.
Fontes
PMG- Prefeitura Municipal de GuarujáSEAD- Secretaria de Administração
SEPLAN- Secretaria de Planejamento de Gestão
Secretaria Adjunta de Planejamento Estratégico
Diretoria de Monitoramento e Avaliação da Gestão