PROJETO A.M.A.R. - Guarujá / SP
PROJETO DE ATIVIDADES MOTORAS E AÇÕES RECREATIVAS- A.M.A.R.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional número 9394 de 1996 e o Plano Nacional de Educação estabelecem que a Educação Infantil passa a integrar a Educação Básica como a sua primeira etapa tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Dessa forma, o modelo de atendimento à criança passa a ser ressignificado e reestruturado com vistas ao século XXI, abandonando-se a ideia de um processo de desenvolvimento linear e único, comum a todas as crianças, abolindo-se as falas reducionistas.
Com base nessa premissa, a partir de 2009, a Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria da Educação, remodela o Projeto A.M.A.R. (Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas).
A partir de 2014 o Projeto passa a atender 15 N.E.I.M.s (Núcleo de Educação Infantil Municipal) beneficiando mais de mil e novecentas crianças na faixa etária de quatro meses a três anos e onze meses.
Atualmente, com base na Neuropsicologia e nos novos estudos científicos, sabe-se que quanto mais cedo as crianças entrarem na creche ou na pré-escola, melhor para o futuro delas.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
1. Favorecer o estabelecimento de relações entre os conhecimentos prévios das crianças e o que se apresenta de novo.
2. Levar as crianças a tomar consciência do seu próprio corpo e obter maior equilíbrio em suas relações consigo mesmas e com os outros.
3. Transmitir conhecimentos às colaboradoras fazendo com que sejam multiplicadoras das ações pedagógicas demonstradas e praticadas pelas educadoras com as crianças.
4. Contribuir para a educação integral das crianças, visando o desenvolvimento e a harmonia dos aspectos cognitivos, afetivos e motores.
5. Ajudar as crianças a extraírem um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e de experiências que mereçam sua atenção.
6. Usar as linguagens gráficas para registrarem suas ideias.
7. Estabelecer uma relação interdisciplinar sobre o tema abordado em cada conteúdo.
8. Encorajar as crianças a tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas geralmente em cooperação com seus colegas, sobre o trabalho realizado.
9. Investir nos profissionais envolvidos no projeto através de formações para garantir o aperfeiçoamento dos mesmos e um trabalho de qualidade.
10. Envolver os pais e a comunidade em programas sociais e mutirões para a melhoria da estruturação do ambiente físico do N.E.I.M.
11. Acompanhar o desenvolvimento do Projeto ajustando as ações a fim de se alcançar as metas traçadas.
12. Avaliar continuamente o projeto para a regularização tanto da aprendizagem como do ensino.
Cronograma
1. Duração de 2 horas e meia por dia em cada N.E.I.M.
2. Horário de atendimento:
*Período da manhã: das 7h às 11h
3. Níveis:
*Berçário, Infantil I, Infantil II e Infantil III.
Resultados
- Portfólios: pastas ou caixas que
recolhem os trabalhos produzidos pelas crianças através de variadas
modalidade de expressão durante todo o ano letivo.
- Depoimentos de Pais: Ficha de acompanhamento - ao afirmar a importância da parceria com os pais, acredita-se que é imprescindível a sua participação nesse processo, informando aos educadores o que observam das crianças em casa, criando uma comunicação permanente.