Saúde Perto de Casa - Limeira / SP
1. da
entrega de medicamentos controlados, suplementos e insumos, inclusive de
mandados judiciais. O munícipe tinha que se deslocar até o almoxarifado central
para a retirada dos produtos. Com o programa o Gestor envia para o Centro de
Saúde mais próximo da casa do usuário.
2. do
agendamento de exames. Antes o usuário
tinha que ir até a Secretaria de Saúde autorizar a guia de exame e posteriormente
ir até o local da realização do exame para agendar. Com o programa o usuário
deixa a guia no Centro de Saúde mais próximo de sua residência, o gestor
realiza todo o procedimento que antes era feito pelo próprio usuário, e
posteriormente ele é informado, por telefone, para retirar a guia já autorizada
e agendada.
3. da
consulta de especialidades. Antes quando o usuário era encaminhado para uma
consulta de especialidades, ficava com a guia de encaminhamento e se deslocava
para a Policlínica, ARE – Ambulatório Regional de Especialidades, Hospital
Santa Casa de limeira e hospital Humanitária para agendamento. Muitas vezes a
agenda da unidade estava fechada e o usuário tinha que se deslocar diversas
vezes até conseguir o agendamento. Agora com o Programa o usuário deixa a guia
de encaminhamento no Centro de saúde mais próximo de sua residência, o gestor
realiza todo o procedimento que antes era feito pelo próprio usuário, e
posteriormente ele é informado, por telefone, para retirar a guia agendada.
4. da
emissão do cartão SUS, que é necessário para o atendimento do usuário SUS na
rede de saúde. Antes era realizada na Secretaria da Saúde, então o usuário
tinha que se deslocar até a região central para obter o seu cartão. Com o
projeto e a implantação do acesso á internet para os Centros de Saúde o usuário
pode solicitar o seu cartão no Centro de Saúde mais próximo da sua residência.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Garantir o acesso da população aos medicamentos,
suplementos e insumos necessários ao seu tratamento em tempo oportuno e próximo
de sua residência. Promover a equidade, uma vez que os profissionais do Centro
de Saúde conseguem agendar primeiro os usuários que realmente tem mais
prioridade. Tornar o Centro de Saúde (Atenção Básica) a porta de entrada do
SUS. Facilitar o acesso do usuário, promovendo a qualidade de vida.
Cronograma
1. Início
Janeiro/ 2014 a maio/2014
2. Início
fevereiro/2014 a dezembro/2014
3. Início
fevereiro/2014 a dezembro/2014
4. Início
março/2014 a março/2015
Resultados
Conhecer a demanda reprimida para poder gerir a oferta, consequentemente reduzindo a demanda reprimida de exames e consultas de especialidades.Instituições Envolvidas
Secretaria de Estado da Saúde;
Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Santa Casa de Limeira
Hospital Humanitária de Limeira
Contatos
Secretaria Municipal da Saúde
·
Gisele Roberto da Silva
Fone: 19 3404 9688 –
[email protected]
·
Deise Karla A. S. Blanco
Fone: 19 3404 9842 –
[email protected]
·
Lilia Maria Alves Gomes
Fone: 19 3404 9678 –
[email protected]