ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - Limeira / SP
O Plano de Ação Comunitária - PLA é o produto final de todo o conteúdo trabalhado ao longo dos dezoito meses pelo Educador de Participação Cidadã, através de uma ação social, onde os alunos são os protagonistas e é voltada para a comunidade.
Eixo
Economia Local, Dinâmica, Criativa e SustentávelObjetivos
- Interação com as demais dimensões, o desenvolvimento do Plano de Ação Comunitária (PLA) e o envolvimento com a comunidade;
- Realizar um mapeamento de oportunidades de engajamento social na comunidade, identificando organizações da sociedade atuantes, movimentos sociais, comunitários, juvenis, programas da rede pública sociassistencial, de saúde, de educação, de cultura;
- Articular contatos, visitas e possibilidades de parceria de interesse dos jovens para viabilizar o PLA;
- Buscar relacionar essas atividades com a FTG (Formação Técnica Geral) e FTE (Formação Técnica Específica), de modo a integrar Qualificação Profissional e Participação Cidadã;
- Criar novos espaços de desenvolvimento de ações comunitárias articuladas aos conhecimentos construídos nos diferentes componentes curriculares do ProJovem;
- Promover discussões sobre direitos humanos e de avaliação da realidade onde vivem os estudantes.
Cronograma
O Desenvolvimento do Plano De Ação Comunitária foi trabalhado juntamente com todos os componentes curriculares ao longo dos 18 meses ( de 18/06/2012 à 17/12/2014 ). Deve-se considerar que cada Unidade Formativa dentre às seis trabalhadas no Programa utiliza-se de três meses para que todos os temas elencados sejam efetivamente e satisfatoriamente executados. Conforme descritos abaixo:
- UFI- Temas:1- Cultura e Convivência,2- Identidade Cultural,3- Diversidade Cultural,4- Direito à Diferença,5- Cultura e Conhecimento;
UFII- Temas: 1- Participar para Transformar, 2- Participação e Direitos Humanos, 3- Participação e Cidadania, 4- Participação na Comunidade;
UFIII-Temas: 1-Quem somos? , 2-Qual é o foco de nossa ação?, 3- Por que e para que vamos realizar a ação escolhida?, 4- Quem será atingido pelo que vamos fazer?, 5- Que resultados queremos alcançar e como ?, 6- Com o quê , com quem e quando vão ser realizadas as atividades previstas?;
UFIV- Temas: 1- Sem Comunicação não há Participação,2-Espaços de participação e de comunicação,3- Meios de Comunicação e Participação Comunitária, 4- Dicas para a produção de meios de comunicação;
UFV- Temas: - 1- Tecnologias sociais e Participação Cidadã, 2- Saber Popular e Saber Técnico, 3- Tecnologias de Informação e Comunicação e Articulação de redes sociais. 4- Comunicação e Mobilização Social, 5- Tecnologias sociais e desenvolvimento sustentável.
UFVI- Temas: 1- A reconstrução da experiência da ação comunitária, 2- A avaliação participativa dos resultados do PLA, 3- A ressignificação da experiência, 4- Daqui pra frente..., 5- Comunicação da experiência da ação comunitária.
Resultados
O Tema abordado pelos alunos do ProJovem Edição/ 2012 causou a principio diversas polêmicas até mesmo entre as mães estudantes do Programa, uma vez que, essa discussão é uma das dificuldades mais presentes em todos os âmbitos da sociedade e em especial para a cidade de Limeira, onde grande parte de nossas crianças trabalham com joias e outras atividades não pertinentes a faixa etária.
Porém, nossos alunos foram ousados e levaram a frente a conclusão do Projeto, por meio da realização de uma ação comunitária, oferecendo oportunidade de vivências em trabalhos coletivos, além de relacionamentos com a comunidade e outras organizações como os CRAS, Conselho da Criança e do Adolescente, e instituições da sociedade como o CEPROSOM. Nesta etapa foi importante não apenas integrar as aprendizagens de todos os que participaram diretamente da execução do PLA, mas também criar condições de partilhar com outros jovens, parceiros, comunidade e também com as suas próprias famílias.
Foi um caminho visto por nossos alunos como um meio de transformação, sistematização, entre outras formas de comunicação e expressão que mais facilmente envolvam e toquem tanto o público social como o político.
Instituições Envolvidas
ProJovem (Programa de Inclusão de Jovens e Adultos), Secretaria da Educação de Limeira, Prefeitura Municipal de Limeira, CEPROSOM( CRAS ), EMEIEF “ Profª. Maria Ap. de Luca Moore.
Contatos
Secretária Municipal da Educação de Limeira: (19)3404-2438 – ramal 2407/ (19)34411428
Responsável: Jacqueline Soares de Lima Dias
SALA 45
Fontes
- Presidência da República/ Secretaria –Geral/ Secretaria Nacional de Juventude/ Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.