FARMÁCIA VERDE DE IPATINGA - Ipatinga / MG
Plantas medicinais são utilizadas nos cuidados com a saúde desde os primórdios da humanidade e ainda hoje representam alternativas de tratamento, bem como fonte para produção de novos medicamentos. No Brasil, a grande diversidade de espécies vegetais sempre foi empregada pelas comunidades do território nacional, consolidando, ao longo das gerações, um extenso conhecimento tradicional e popular sobre as ervas.
Desde o final da década de 1970, a Organização Mundial de Saúde recomenda o desenvolvimento de políticas públicas para uso racional da medicina tradicional e completar/alternativas integrada às práticas da medicina moderna. No Brasil, a partir da década de 1980, vários documentos foram publicados incentivando a introdução das plantas medicinais e dos fitoterápicos na atenção primária à saúde.
Fitoterapia é caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, mesmo que sejam de origem vegetal. Reconhecendo a importância da fitoterapia no Brasil e no mundo e como forma de valorizar o conhecimento tradicional e popular sobre plantas medicinais dos munícipes, no ano de 1995 a Prefeitura Municipal de Ipatinga implantou o Projeto Farmácia Verde, que abrange desde o cultivo das plantas medicinais até a distribuição de produtos fitoterápicos à comunidade.
A Farmácia Verde está instalada no Viveiro Municipal, no Bairro Jardim Panorama, onde são realizadas as etapas de cultivo até a produção de medicamentos fitoterápicos. No local, a população tem acesso às plantas medicinais frescas para a produção caseira de chás medicinais. Além disso, os produtos da Farmácia Verde estão disponíveis em todas as farmácias das Unidades de Saúde e Policlínica do município, onde são dispensados mediante prescrição e acompanhamento dos profissionais de saúde. O estabelecimento realiza também ações educativas como visitas guiadas e oficinas sobre cultivo e uso de plantas medicinais.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Ofertar
gratuitamente plantas medicinais e produtos fitoterápicos como opção
terapêutica na rede pública. Resgatar
e valorizar o conhecimento tradicional e popular da região. Incentivar
a educação em saúde e a democratização da informação. Promover
a qualidade de vida da população.
Cronograma
- 1995: Inauguração do Projeto Farmácia Verde;
- 1999: 2ª Conferência Latino-Americana sobre o Meio Ambiente (Ecolatina 99) Stand da SESUMA com exposição da experiência da Farmácia Verde;
- 2001: XIII Expo Usipa - Stand;
- 2007: III Fórum das Águas do Rio Doce – Mini-curso ministrado pela farmacêutica Dilvana Recorde Batista, com o tema: Implantação de Farmácias Verdes;
- 2013: Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Âmbito do SUS/ Ministério da Saúde. A iniciativa de Ipatinga foi uma das nove selecionadas dentre as 38 inscritas no Brasil (Edital MS 01/2013);
2013: Constituição da Comissão Técnica de Práticas Integrativas e Complementares – CTPIC do município, conforme Decreto Municipal nº 7.582, de 1º de novembro de 2013.
2014: Aprovação da Relação Municipal de Medicamentos Fitoterápicos - REMUFI.
2014: Participação no II Seminário Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Assistência Farmacêutica, em Brasília, com a apresentação a experiência da Farmácia Verde na mesa-redonda "Perspectivas de estruturação municipal/estadual de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos"
2014: Publicação do Relato de Experiência Exitosa do Município de Ipatinga no Caderno de Práticas Integrativas da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
2015: Realização da Semana Verde - Ipatinga Bem Cuidada, comemorando os 20 anos de implantação da Farmácia Verde, com a distribuição de mudas de plantas ornamentais e medicinais, oficinas de cultivo e uso de plantas medicinais, atividades de educação ambiental e promoção da saúde.
Resultados
A Farmácia Verde produz 22 medicamentos constantes na REMUFI, incluindo as formas farmacêuticas de tinturas, cremes e sabão líquido, com diferentes indicações terapêuticas. Em 2015 foram distribuídos quase 14.500 unidades de produtos fitoterápicos em toda a rede.
A procura por plantas medicinais frescas é elevada, demonstrando a importância desse tratamento para a população do município. Cerca de 900 pessoas foram atendidas com a distribuição de ervas frescas para a produção de chá medicinal em 2015. Diversas espécies, como capim-cidreira, melissa, hortelã e poejo, indicadas para tratamentos de resfriados e insônia, foram colhidas durante todo o ano, totalizando mais de 2400 feixes de plantas doadas.
Continuamente, a Farmácia Verde participa de eventos e atividades educativas, orientado sobre o uso correto e racional das plantas medicinais e produtos fitoterápicos. Durante 2015, visitas técnicas, oficinas e atividades externas possibilitaram divulgar o trabalho realizado pela Farmácia Verde e os serviços oferecidos à comunidade.
A promoção da qualidade de vida da população perpassa pela integralidade do cuidado com a saúde. Assim, a Farmácia Verde, por meio do tratamento com plantas medicinais e fitoterápicos, enquanto prática integrativa e complementar disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, prioriza a valorização do conhecimento da população, o respeito à opção de tratamento do paciente e o compromisso com o meio ambiente, sendo considerada referência em cuidados com saúde para a população.
Instituições Envolvidas
- Secretaria Municipal de Saúde
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente
- Infrater Engenharia
- Ministério da Saúde
- Secretaria de Estado de Saúde de Minas GeraisContatos
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 31-3829-8250Departamento de Atenção Especializada / Seção de Assistência Farmacêutica - 31-3829-8526/ 31 3829 8167
Fontes
Seção de Assistência Farmacêutica/ Farmácia Verde/Departamento de Atenção Especializada /SMS 31-3829-8526