ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM SABOR DE SAÚDE - Ipatinga / MG
O PSE (PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos do município.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
As Secretarias Municipais de Educação e Saúde mobilizaram suas equipes para atender os alunos da educação infantil e ensino fundamental. Foram realizados exames e os dados recolhidos e estudos apontaram que as taxas de sobrepeso e obesidade estão relacionadas com os hábitos alimentares das crianças e adolescentes, e que cerca de 20% dos alunos da rede municipal de ensino está acima do peso ideal. A partir desses estudos, a prefeitura de Ipatinga começou a tomar medidas para melhorar a qualidade da alimentação e, consequentemente, a saúde de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
Uma dessas medidas foi a elaboração de um novo cardápio para a alimentação escolar, adequado aos horários em que a merenda será servida aos alunos.
Com isso, os estudantes estão aprendendo como se alimentar de uma forma mais saudável e provando como as receitas, além de nutritivas, são deliciosas.
Acesse aqui o cardápio:
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
· Melhorar a qualidade da alimentação, adequando o cardápio e os horários em que a merenda é servida;
· Trabalhar a reeducação alimentar com os alunos da rede municipal de ensino, com alimentos mais saudáveis, nutritivos e bem variados, necessários á melhoria da saúde dos estudantes;
. Compartilhar com a família dos alunos as receitas servidas nas escolas, levando assim as práticas de alimentação saudável para fora do ambiente escolar.
Cronograma
- 2009 - Data de adesão do município ao PSE;
- 19/06/2013 - Início dos trabalhos de avaliação de peso, altura e acuidade visual, além da supervisão da escovação dental dos alunos;
- Janeiro/2014 - Introdução do novo do cardápio nas escolas municipais.
Resultados
Resultado: Mudança do cardápio das escolas da rede municipal de ensino.
Resultado futuro: Diminuição da taxa de sobrepeso e obesidade nos alunos da educação infantil e do ensino fundamental na rede municipal de ensino.Instituições Envolvidas
Secretaria municipal de educação, secretaria municipal de saúde, estagiários dos cursos de enfermagem, nutrição e diversas áreas da saúde, todos os profissionais da educação nas escolas participantes do PSE, nutricionistas, agricultura familiar.
Contatos
Secretaria Municipal de Educação31-3829-8302/8303
Fontes
- Decreto nº 6286 de 05 de dezembro de 2007;
- Proposta de adesão ao PSE;