PROFESSOR CUIDADOR - Abaetetuba / PA

De acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Da Educação Inclusiva/2008 cabe aos sistemas de ensino disponibilizar a função de monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

      Desde 2009, período da primeira gestão da prefeita Francineti Carvalho, foi implantado em toda a rede pública de ensino de Abaetetuba o Programa Professor Cuidador. O objetivo do programa foi instituir um professor auxiliar responsável em acompanhar diariamente, durante todo o ano letivo, alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino, cujo o acesso lhes é garantido por lei.

     A proposta fundamental do programa foi promover de fato a inclusão destes alunos na rede regular de ensino, uma vez, que não basta apenas garantir o acesso às escolas públicas, mas sim, criar práticas metodológicas que garantam a permanência com sucesso deste educando. Neste sentido, o programa professor cuidador é o resultado de uma série de medidas administrativas e pedagógicas, que envolvem desde mudanças arquitetônicas na escola até mudanças atitudinais (preparar a comunidade escolar para aceitar e conviver com o aluno diferente).  O projeto também prevê a integração da escola com áreas como saúde e assistência social.

            Diante do relato de trabalhadores da educação e da assistência social que nos apontava para o fato de que muitas crianças com deficiência, especialmente as que residiam na zona rural, estavam fora da escola ou apenas fazendo atendimentos esporádicos nas instituições especializadas sentimos a necessidade de encontrarmos estratégias que trouxessem essas crianças para a rede regular de ensino. Era preciso compreender quantos e quais os fatores as afastavam da escola e motivá-las a buscar a matricula na escola regular mais próxima de sua residência. Muitos foram os problemas elencados: dificuldade de acesso (falta de transporte), escolas sem condições de acessibilidade, professor da classe regular sem condições de atender a turma e dar atenção individualizada à criança com deficiência, professores sem conhecimento de métodos e recursos pedagógicos necessários para atendê-los, pais e responsáveis inseguros e com medo de que a escola regular não tivesse preparada para receber seus filhos com deficiência.

            Surge então à proposta de instituir um professor auxiliar responsável em acompanhar diariamente durante todo o ano letivo, alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino. Passamos então a chamar este professor de PROFESSOR CUIDADOR. Este tem a responsabilidade de proporcionar acompanhamento individualizado ao aluno com deficiência, através de conhecimentos e habilidades específicas, a fim de garantir  sua mobilidade no ambiente escolar, atendimento de necessidades e cuidados pessoais e a realização de afazeres pedagógicos adaptados que não são habitualmente realizados pelo professor regente do ensino regular, sobretudo proporcionar protagonismo e independência aos alunos deficientes com foco na verdadeira inclusão educacional. Porém, era necessário preparar a escola para garantir a mobilidade do aluno no seu interior. 

            Para propormos políticas públicas num município da Região Amazônica marcado por uma imensa diversidade geográfica é preciso conhecer profundamente o território, planejar estratégias e priorizar ações. Abaetetuba é um município do Pará geograficamente estruturado em três realidades distintas: 

  • A zona urbana, que possui dezessete bairros, onde há maior cobertura das políticas públicas.
  • A zona rural ribeirinha (denominada pelos trabalhadores da Assistência Social de Abaetetuba como “Território das Águas") constituída por um arquipélago de setenta e duas ilhas, entrecortadas por rios, furos e igarapés.  Existem ilhas em que os moradores precisam viajar horas, para chegar à sede do município, dependendo do curso das marés. Para os ribeirinhos o rio é a principal forma de acesso à cidade, ou seja, “o rio é a rua”. 
  • A zona rural estradas e ramais, que tem sua área territorial dividida em quarenta e nove colônias e uma vila. Território entrecortado por caminhos e ramais, que na época das chuvas se tornam de difícil acesso, recebe a menor cobertura das políticas públicas, e recentemente foi ampliado com a reorganização territorial do Estado, sem um processo de discussão dos impactos sob a vida da população residente nas localidades envolvida

   O programa professor cuidador precisava abranger as três realidades territoriais garantindo à democratização do acesso a escola regular. Desta forma, a partir de um planejamento de prioridades a gestão realizou reformas, ampliações e construção de escolas levando em conta as adaptações necessárias para receber o aluno com deficiência. Para motivar as famílias a participarem do programa, articulamos ações com a secretaria de assistência social, através do programa BPC na escola. Esta articulação nos fortaleceu, incentivando muitas famílias de alunos com deficiência a buscarem a escola regular mais próxima de suas residências para matricular seus filhos.

           Atualmente temos 499 alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino, destes 232 estão na zona rural
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

GERAL

  • Promover a permanência e o sucesso do aluno com deficiência na escola, efetivando os princípios da inclusão educacional.

 ESPECÍFICOS

  • Auxiliar o aluno nas atividades de locomoção, higiene, alimentação entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar;
  • Promover a independência do aluno nas atividades que ora necessita de apoio;
  • Elaborar recursos pedagógicos específicos às necessidades do aluno;
  • Realizar as adequações curriculares, juntamente com o professor do ensino regular, favorecendo a aprendizagem do aluno.
Cronograma

2009- Implantação do Projeto e Formação Continuada.

2010-Implementação e Formação Continuada.

2011-Implementação e Formação Continuada.

2012-Implementação e Formação Continuada.

2013-Implementação e Formação Continuada.

2014-Implementação e Formação Continuada.

2015-Implementação e Formação Continuada.

2016-Implementação e Formação Continuada.

Resultados

Após o início do Programa, resultados positivos foram constatados com relação à melhoria da qualidade da educação em nosso município:

  • Redução do preconceito envolvendo a pessoa com deficiência
  • Comunidade escolar mais tolerante as diferenças.
  • Confiabilidade das famílias, pois se sentem muito mais seguras ao deixar seus filhos com deficiência na escola, sabendo que são acompanhados pelo professor cuidador.

O aluno, também, é encaminhado para:

  • Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas Municipais ou em Escola Especializada conveniadas com a prefeitura (APAE e Associação Milton Melo), no contraturno.        
  • Consultas médicas especializadas através do Sistema Único de Saúde – SUS;
  • Caso ainda não receba o Benefício de Prestação Continuada é encaminhado para Secretaria de Assistência Social para sua inclusão no programa.
  • Com a implantação do Programa houve um aumento de 30% para 80% dos alunos beneficiados pelo BPC.

ANO

PROFESSOR CUIDADOR

NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS

2009

18

19

2010

41

50

2011

69

82

2012

72

80

2013

54

92

2014

118

145

2015

150

185

  • Este Programa garantiu ainda, que o município de Abaetetuba recebesse em 2012 o Selo UNICEF Edição 2009-2012, devido ao aumento, com sucesso, do número de crianças incluídas no ensino regular. E, em 2013 ganhou o prêmio Inovação em Gestão Educacional pelo INEP/MEC.

Instituições Envolvidas

·         Prefeitura Municipal de Abaetetuba  

·         Secretaria Municipal de Educação/Coordenação de Educação Especial.

·         Secretaria Municipal de Assistência Social

·         Secretaria Municipal de Saúde

Contatos

Prefeitura Municipal de Abaetetuba – 91 3751 2022 – e-mail: [email protected]

Secretaria Municipal de Educação - 91 3751 -2770 – e-mail: [email protected]

Fontes
Prefeitura Municipal de Abaetetuba 
Secretaria Municipal de Educação 

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/