PROFESSOR CUIDADOR - Abaetetuba / PA
De acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Da
Educação Inclusiva/2008 cabe aos sistemas de ensino disponibilizar a função de
monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de
higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no
cotidiano escolar.
Desde
2009, período da primeira gestão da prefeita Francineti Carvalho, foi
implantado em toda a rede pública de ensino de Abaetetuba o Programa Professor
Cuidador. O objetivo do programa foi instituir um professor auxiliar
responsável em acompanhar diariamente, durante todo o ano letivo, alunos com
deficiência incluídos na rede regular de ensino, cujo o acesso lhes é garantido
por lei.
A
proposta fundamental do programa foi promover de fato a inclusão destes alunos
na rede regular de ensino, uma vez, que não basta apenas garantir o acesso às
escolas públicas, mas sim, criar práticas metodológicas que garantam a
permanência com sucesso deste educando. Neste sentido, o programa professor
cuidador é o resultado de uma série de medidas administrativas e pedagógicas,
que envolvem desde mudanças arquitetônicas na escola até mudanças atitudinais
(preparar a comunidade escolar para aceitar e conviver com o aluno diferente).
O projeto também prevê a integração da escola com áreas como saúde e
assistência social.
Diante
do relato de trabalhadores da educação e da assistência social que nos apontava
para o fato de que muitas crianças com deficiência, especialmente as que
residiam na zona rural, estavam fora da escola ou apenas fazendo atendimentos
esporádicos nas instituições especializadas sentimos a necessidade de
encontrarmos estratégias que trouxessem essas crianças para a rede regular de
ensino. Era preciso compreender quantos e quais os fatores as afastavam da
escola e motivá-las a buscar a matricula na escola regular mais próxima de sua
residência. Muitos foram os problemas elencados: dificuldade de acesso (falta
de transporte), escolas sem condições de acessibilidade, professor da classe
regular sem condições de atender a turma e dar atenção individualizada à
criança com deficiência, professores sem conhecimento de métodos e recursos
pedagógicos necessários para atendê-los, pais e responsáveis inseguros e com
medo de que a escola regular não tivesse preparada para receber seus filhos com
deficiência.
Surge
então à proposta de instituir um professor auxiliar responsável em acompanhar
diariamente durante todo o ano letivo, alunos com deficiência incluídos na rede
regular de ensino. Passamos então a chamar este professor de PROFESSOR
CUIDADOR. Este tem a responsabilidade de proporcionar acompanhamento
individualizado ao aluno com deficiência, através de conhecimentos e
habilidades específicas, a fim de garantir sua mobilidade no ambiente
escolar, atendimento de necessidades e cuidados pessoais e a realização de
afazeres pedagógicos adaptados que não são habitualmente realizados pelo
professor regente do ensino regular, sobretudo proporcionar protagonismo e
independência aos alunos deficientes com foco na verdadeira inclusão
educacional. Porém, era necessário preparar a escola para garantir a mobilidade
do aluno no seu interior.
Para
propormos políticas públicas num município da Região Amazônica marcado por uma
imensa diversidade geográfica é preciso conhecer profundamente o território,
planejar estratégias e priorizar ações. Abaetetuba é um município do Pará
geograficamente estruturado em três realidades distintas:
- A zona urbana, que possui dezessete bairros,
onde há maior cobertura das políticas públicas.
- A zona rural ribeirinha (denominada pelos
trabalhadores da Assistência Social de Abaetetuba como “Território das
Águas") constituída por um arquipélago de setenta e duas ilhas,
entrecortadas por rios, furos e igarapés. Existem ilhas em que os
moradores precisam viajar horas, para chegar à sede do município,
dependendo do curso das marés. Para os ribeirinhos o rio é a principal
forma de acesso à cidade, ou seja, “o rio é a rua”.
- A zona rural estradas e ramais, que tem sua
área territorial dividida em quarenta e nove colônias e uma vila.
Território entrecortado por caminhos e ramais, que na época das chuvas se
tornam de difícil acesso, recebe a menor cobertura das políticas públicas,
e recentemente foi ampliado com a reorganização territorial do Estado, sem
um processo de discussão dos impactos sob a vida da população residente nas
localidades envolvida
O
programa professor cuidador precisava abranger as três realidades territoriais
garantindo à democratização do acesso a escola regular. Desta forma, a partir
de um planejamento de prioridades a gestão realizou reformas, ampliações e
construção de escolas levando em conta as adaptações necessárias para receber o
aluno com deficiência. Para motivar as famílias a participarem do programa,
articulamos ações com a secretaria de assistência social, através do programa
BPC na escola. Esta articulação nos fortaleceu, incentivando muitas famílias de
alunos com deficiência a buscarem a escola regular mais próxima de suas
residências para matricular seus filhos.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
GERAL
- Promover
a permanência e o sucesso do aluno com deficiência na escola, efetivando
os princípios da inclusão educacional.
- Auxiliar
o aluno nas atividades de locomoção, higiene, alimentação entre outras que
exijam auxílio constante no cotidiano escolar;
- Promover
a independência do aluno nas atividades que ora necessita de apoio;
- Elaborar
recursos pedagógicos específicos às necessidades do aluno;
- Realizar
as adequações curriculares, juntamente com o professor do ensino regular,
favorecendo a aprendizagem do aluno.
Cronograma
2009-
Implantação do Projeto e Formação Continuada.
2010-Implementação
e Formação Continuada.
2011-Implementação
e Formação Continuada.
2012-Implementação
e Formação Continuada.
2013-Implementação
e Formação Continuada.
2014-Implementação
e Formação Continuada.
2015-Implementação
e Formação Continuada.
2016-Implementação
e Formação Continuada.
Resultados
Após
o início do Programa, resultados positivos foram constatados com relação à
melhoria da qualidade da educação em nosso município:
- Redução do preconceito envolvendo a pessoa com
deficiência
- Comunidade escolar mais tolerante as
diferenças.
- Confiabilidade das famílias, pois se sentem
muito mais seguras ao deixar seus filhos com deficiência na escola,
sabendo que são acompanhados pelo professor cuidador.
O
aluno, também, é encaminhado para:
- Atendimento Educacional Especializado nas
Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas Municipais ou em Escola
Especializada conveniadas com a prefeitura (APAE e Associação Milton
Melo), no contraturno.
- Consultas médicas especializadas através do
Sistema Único de Saúde – SUS;
- Caso ainda não receba o Benefício de Prestação
Continuada é encaminhado para Secretaria de Assistência Social para sua
inclusão no programa.
- Com a implantação do Programa houve um aumento de 30% para 80% dos alunos beneficiados pelo BPC.
ANO |
PROFESSOR CUIDADOR |
NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS |
2009 |
18 |
19 |
2010 |
41 |
50 |
2011 |
69 |
82 |
2012 |
72 |
80 |
2013 |
54 |
92 |
2014 |
118 |
145 |
2015 |
150 |
185 |
Este Programa garantiu ainda, que o município de Abaetetuba recebesse em 2012 o Selo UNICEF Edição 2009-2012, devido ao aumento, com sucesso, do número de crianças incluídas no ensino regular. E, em 2013 ganhou o prêmio Inovação em Gestão Educacional pelo INEP/MEC.
Instituições Envolvidas
·
Prefeitura Municipal de Abaetetuba
·
Secretaria Municipal de Educação/Coordenação de
Educação Especial.
·
Secretaria Municipal de Assistência Social
·
Secretaria Municipal de Saúde
Contatos
Prefeitura
Municipal de Abaetetuba – 91 3751 2022 – e-mail: [email protected]
Secretaria
Municipal de Educação - 91 3751 -2770 – e-mail: [email protected]