CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO: CTA ITINERANTE - Abaetetuba / PA
O Centro de Testagem e Aconselhamento CTA é um órgão credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de orientações quanto a prevenção e testagem anti-hiv gratuito, sendo responsável pela detecção precoce da infecção pelo HIV, cujo objetivo maior é trabalhar na área da prevenção das DST’s/HIV/AIDS e HV, através da oferta de serviços itinerantes para as populações com dificuldade de acesso, contribuindo assim para a redução do número de novos casos de HIV/AIDS. Dentre as atividades realizadas pelo CTA destacamos: a efetivação das ações em populações com dificuldade de acesso ( populações rurais) e situações de vulnerabilidade ( detentos, Casas de prostituição; etc.), o acesso e a rapidez do diagnóstico precoce ; a disponibilidade de insumos de prevenção e a oferta de tratamento e de apoio psicológico e social em caso de pessoas infectadas.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Reduzir a incidência do HIV/AIDS e outras DST’s;
Promover a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS;
Reduzir o estigma e os demais impactos sociais negativos;
Respeitar a diversidade sexual, racial,étnica, social,econômica e cultural, a cidadania e os direitos humanos;
Favorecer o acesso das comunidades mais distantes e populações vulneráveis aos serviços de prevenção e tratamento da HIV/AIDS e outras DST's.
Proporcionar informação e conhecimento sobre HIV/AIDS e outras DST’s;
Cronograma
2002 - Implantação do CTA em Abaetetuba: O CTA oferecia os serviços de distribuição orientada de preservativo; teste anti-hiv de triagem (o sangue era coletado e encaminhado a Capital para fazer a sorologia); e encaminhamento de pacientes portadores de DST/HIV/AIDS para Unidade de Referência.
2003 - Começam os serviços itinerantes do CTA: Idem
2008 - O CTA é contemplado com a aprovação do PAM (Plano de Ações e Metas) que é um recurso do governo federal destinado para a efetivação das ações. Inicia também a realização do teste anti-hiv diagnóstico (resultado em 10 minutos); consulta e acompanhamento com médico infectologista.
2009 - O CTA amplia os serviços com a construção de um auditório e a realização diária de aconselhamentos coletivos para os diferentes grupos: gestantes, LGBT, profissionais do sexo e usuários do CAPS AD.
2011 - Nova reforma com ampliação da equipe multiprofissional: além do infectologista acompanhamento dos pacientes com enfermeiro, assistente social, psicólogo e encaminhamento para o odontólogo.
Implantação do SAE (Serviço de Atendimento Especializado): oferta da dispensação de medicamentos anti-retrovirais. Até esta data os pacientes infectados eram encaminhados a capital para receber medicação.
2012 - O CTA implanta o Programa de Hepatites Virais e inicia a realização de testes para Hepatite B, Hepatite C e VDRL (Sífilis) para as gestantes.
2013 - Aquisição de um automóvel exclusivo para o serviço através da aprovação do Plano de Ações e Metas da Hepatite.
Resultados
Redução dos índices de transmissibilidade da infecção pelo HIV;
Maior aceitação por familiares e comunidades em relação as pessoas infectadas.
2328 pessoas foram atendidas no CTA no ano de 2013.
Instituições Envolvidas
Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde do Estado: Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (UREMIA) e Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecto Contagiosas (UREDIPE);
Coordenação Estadual de DST/HIV/AIDS.
Contatos
E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]