INCENTIVO A CRIAÇÃO DE PEQUENOS E MÉDIOS ANIMAIS - Abaetetuba / PA

O município de Abaetetuba no Pará é um município que enfrenta grandes dificuldades para superar a pobreza e ampliar o IDH, que hoje é de 0,71.
A falta de oportunidades de emprego e renda nas comunidades rurais gera entre outras coisas: o abandono das famílias do campo, a dependência exacerbada dos programas de renda mínima ( bolsa família) e a perpetuação do ciclo da miséria nas comunidades . Neste sentido, o projeto de incentivo à criação de animais de pequeno e médio porte envolve as famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social residentes na zona rural em atividades de criações domésticas de forma individualizada e grupal, visando a melhoria genética dos plantéis, maior disponibilidade de proteínas para o consumo das famílias e o aumento de produção e produtividade. Oferece oportunidade de geração e complementação da renda familiar. Fortalece as ações de segurança alimentar do município de Abaetetuba, tendo em vista que os beneficiários do projeto devem devolver uma pequena parte da produção para as ações de segurança alimentar contribuindo para o combate à fome e à miséria.
Eixo
Economia Local, Dinâmica, Criativa e Sustentável
Objetivos
Envolver as famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social residentes na zona rural em atividades de criações domésticas de pequenos e médios animais de forma individualizada e grupal, visando à melhoria genética dos plantéis e o aumento de produção e produtividade contribuindo para o combate da fome e da miséria.
Cronograma
Em Junho de 2009 iniciamos a divulgação do Projeto através de métodos simples como visitas nas propriedades, contatos no escritório, reuniões nas localidades ou informativos distribuídos na zona rural, onde foram estabelecidas as condições para atendimento como o número de famílias a serem beneficiadas e sua identificação (nome e CPF). Ainda em 2009 começamos a realizar os primeiros cadastros para o projeto.
Em 2010 iniciamos as recomendações técnicas sobre os sistemas criatórios e o período de execução das atividades de criação. Atendidas as famílias com os animais, a SEMAGRI começou a realizar os acompanhamentos técnicos por amostragem e/ou visitas programadas como nos projetos de suínos e ovinos, onde os produtores são orientados nos aspectos relacionados ao sistema de criação (alimentação, reprodução, vacinações e tratamentos veterinários) e orientados pelas equipes quando do consumo e comercialização da produção. Ainda em 2010 iniciamos as ações de fortalecimento da Segurança alimentar: Os sub-projetos desenvolvidos preconizam devoluções em produto como contrapartida aos investimentos realizados pelo orçamento agropecuário. Nas criações de galinha caipira e patos, os beneficiários devolvem 01 ave, nas criações de frango de corte são devolvidas 02 aves. Essas aves recebidas são encaminhadas para diversas Entidades Sociais cadastradas pela Comissão de Segurança Alimentar e nas criações de suínos e ovinos são devolvidos 02 ternos de suínos e 06 animais ovinos que darão suporte a apoiar novos projetos de criação junto a grupos de produtores.
Atualmente continuamos a cadastrar novos projetos e a acompanhar os antigos projetos. Mantemos as ações de orientação dos beneficiários, as ações de divulgação, avaliação e monitoramento do projeto, além do fortalecimento da segurança alimentar.
Resultados
Sub-projeto Criação de Galinha Caipira
Estima-se que cerca de 30% das famílias residentes na zona rural (ilhas e centro) já foram beneficiadas com pintinhos tipo caipirão para reprodução, engorda e produção de ovos de forma doméstica, proporcionando aves de maior porte, seleção genética natural melhorada, aumento do consumo das famílias, maior comercialização de aves nas feiras livres e movimentação positiva nos mercados de rações e itens avícolas.
 Sub-projeto Criação de Frango de Corte
Estima-se que cerca de 3% das famílias residentes na zona rural (ilhas e centro) já foram beneficiadas com pintinhos tipo para engorda de forma doméstica, proporcionando, aumento do consumo das famílias, maior comercialização de aves nas localidades a menores preços, aprimoramento do conhecimento técnico das famílias sobre o sistema de criação e movimentação positiva nos mercados de rações e itens avícolas.
 Sub-projeto Criação de Patos
Estima-se que cerca de 12% das famílias residentes na zona rural, principalmente na região das ilhas, em função da melhor adaptação, já foram beneficiadas com patinhos para reprodução e engorda de forma doméstica, proporcionando aves de maior porte, seleção genética natural melhorada, aumento do consumo das famílias , e movimentação positiva nos mercados locais de venda de rações e itens avícolas.
 Sub-projeto Criação de Suínos
Os resultados dos sistemas criatórios implantados tem sido favoráveis considerando que essa atividade recebe apoio fundamental (alimentação e acompanhamento zootécnico) da SEMAGRI até o período em que o projeto é “quitado” com a devolução de leitões após as parições para reimplantar novos projetos. A formação de Reprodutores e Matrizes tem sido convincentes e os grupos de produtores envolvidos tem comercializado leitões para outros criadores interessados e nas feiras. A procura por novos projetos na SEMAGRI é constante e os resultados do padrão das raças introduzidas nas localidades são visíveis, havendo relatos de engordas de animais “tipo carne” alcançando 100 kg de peso vivo aos 6 meses de idade, índices muito superiores se comparados aos regimes de criação “solto no quintal” com animais sem padrão racial “tipo banha” comumente adotados nas localidades. Os produtores envolvidos vêm comercializando leitões nas propriedades e nas feiras ao preço médio de R$ 150,00.
Além das famílias e grupos atendidos na zona rural o projeto de Incentivo a Criação de Pequenos e Médios Animais já destinou a comissão de segurança alimentar no período de Junho/2009 até Março/2013: 881 aves (aproximadamente 1.700 Kg de aves) para várias entidades. As entidades cadastradas são: APAE, Casa de Acolhimento da Criança e Adolescente, Lar Sol Nascente, Centro Terapêutico Jeová Rafá, CRAS Algodoal, Pastoral da Criança, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Fazenda da Esperança, Projeto Escola da Vida, Centro de Atendimento ao Idoso, Centro de Recuperação Caminho da Santidade, Associação Milton Melo, Hospital de Santa Rosa, Diocese de Abaetetuba.
Instituições Envolvidas
O projeto é executado pela SEMAGRI em parceria com lideranças de comunidades, algumas formas associativas representativas das localidades e com equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e a comissão de segurança alimentar. As parcerias atuam na mobilização de comunidades para alcance dos benefícios e também no monitoramento das atividades.
Contatos

 E-mail: [email protected]

[email protected]

Fontes
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA (SEMAGRI)

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/