FESTIVAL DOS CORDÕES JUNINOS DE ABAETETUBA - Abaetetuba / PA
O projeto FESTIVAL DOS CORDÕES JUNINOS DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DE ABAETETUBA surge em 2009 com o desafio de definir novas estratégias para a oferta de serviços de qualidade para 1.760 crianças e adolescentes do PETI e a 1725 jovens do Projovem Adolescente e suas famílias. A estratégia foi trabalhar com Planejamento Participativo, através de temas geradores tais como: Meio ambiente, combate a toda forma de violência ou de negação de direitos de crianças e adolescentes ( trabalho infantil, abuso e exploração sexual , etc.) utilizando a arte e a cultura como principais ferramentas.
A realização dos Cordões de Bois e Pássaros pelas crianças, adolescentes e jovens dos programas PETI e Projovem surge com o objetivo de contribuir para a reconstrução e valorização da memória popular do município. Reconstruir memórias é fundamental para reafirmação da identidade de um povo, bem como para o estabelecimento de relações de respeito entre as diferentes gerações.
O festival ganhou o apoio e o reconhecimento da população de Abaetetuba, tanto que hoje faz parte do calendário artístico cultural do município. Foram quatro festivais realizados. Em junho de 2013 aconteceu o IV FESTIVAL onde participaram 11 grupos, envolvendo um total de 900 usuários, de forma direta e indireta. Percebeu-se o aumento considerável do número de visitantes, com o fluxo de aproximadamente 7.000 (sete mil) pessoas nos 03 dias do evento. Considerando o espetáculo de palco como principal atrativo, estendemos as atividades para a exposição artísticas, venda de lanches e comidas típicas, beneficiando e promovendo a inserção de renda produtiva a 40 famílias.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
- Promover ação intergeracional de valorização da arte e cultura popular através da realização do Festival de Cordões Juninos no município de Abaetetuba
- Proporcionar a geração de renda para as famílias através da disponibilidade de locais para comercialização de produtos culinários, artesanais, dentre outros, a serem vendidos no entorno do evento.
- Promover o evento utilizando a mão de obra qualificada de profissionais dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e Projovem Adolescente para trabalhar junto aos usuários dos programas sociais e suas famílias;
- Emponderar através do conhecimento cultural as famílias usuárias do PETI e Projovem Adolescente, tornando-os protagonistas da peça teatral no território de CRAS;
- Realizar ações intergeracionais nos territórios de CRAS, envolvendo usuários dos programas, suas famílias e voluntários.
Cronograma
2009 - implantação de novas estratégias pedagógicas nos serviços socioassistenciais de Abaetetuba (1760 crianças e adolescentes do PETI e a 1725 jovens do Projovem Adolescente e suas famílias).A partir de planejamentos mensais, as ações adotam a arte como instrumento de intervenção e são desenvolvidas através de atividades de teatro, dança, música, capoeira e demais formas de expressões artísticas.
2010 - Acontece a primeira edição do festival de cordões juninos com o tema: Nossa Terra, Nossa Gente: Reconstruindo a Memória Popular. Realizada com poucos recursos e com uma infraestrutura improvisada, contando com a participação de 12 grupos, totalizando aproximadamente 750 participantes.
2011 - Realizamos a segunda edição do festival, desta vez com o tema: Nossa Terra, Nossa Gente: Vivendo a Memória Popular e o evento ganhou uma nova roupagem. A organização do evento iniciou com o planejamento do festival; capacitação de educadores e arte-educadores (oficina de cenografia e produção dos cordões); formação de 12 grupos distribuídos nos territórios dos CRAS; reestruturação dos textos, músicas, figurinos e adereços; articulação de parcerias e patrocínios; organização da infraestrutura do evento; divulgação através da mídia local e utilização de materiais de propaganda (outdoor, folders, e cartazes) culminando com o festival no período de 10 a 12 de junho, com a participação de aproximadamente 1.500 crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas.
2012 - A terceira edição do Festival trouxe como tema: NOSSA TERRA, NOSSA GENTE: RESSIGNIFICANDO A MEMÓRIA POPULAR e contou com a participação de 12 grupos, sendo cada grupo com a participação ativa de 30 a 60 pessoas, tendo como visitantes 2.500 pessoas.
2013 - Aconteceu o IV FESTIVAL, para a continuidade das ações de jornada, participaram 11 grupos, envolvendo um total de 900 usuários, de forma direta e indireta.
Resultados
935 famílias beneficiadas do CADÚNICO, residentes nos diferentes territórios de Abaetetuba, envolvidas em atividades sócio culturais.
A implantação de 11 grupos de cordões juninos.
O resgate de uma tradição cultural (cordões de bois e pássaro) que estava desaparecendo.
A promoção de inserção de renda produtiva a 40 famílias.
A inclusão de um evento cultural no calendário artístico cultural/turístico, atraindo cerca de 7000 visitantes nos três dias de evento.
O reflexo positivo da participação das crianças, adolescentes e jovens dos programas sociais nas atividades sócio culturais é demonstrada no palco na facilidade com que os grupos demonstraram a capacidade de representar, cantar e expressar os conteúdos trabalhados na abordagem preventiva feita pelos educadores nas atividades diárias dos programas sociais.
Instituições Envolvidas
Governo Federal: Mantenedora dos programas sócio assistências.
Governo do Pará: Fomento através da Secretaria de Cultura.
Imprensa Oficial do Estado do Pará-IOEPA: Reprodução do material gráfico.
SECOM: Cobertura e divulgação do evento.
FUNTELPA: Cobertura e divulgação do evento.
Rádio e TV Cultura: Cobertura e divulgação do evento.
Prefeitura Municipal de Abaetetuba: Mantenedora dos programas sócio assistências.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA: Divulgação e reprodução de Mídia Impressa.
Panificadora Guajará: Aquisição de lanches.
Cerpa Fruity: Fornecimento de mesas, cadeiras e stand's.
ASSEMB- Associação das Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena: Subvenção Social.
Casa do Cimento: Subvenção Social.
Açougue e Mercadinho São João Batista: Subvenção Social.