SANTA ROSA CURUMIM - Abaetetuba / PA
O projeto Hospital Santa Rosa Curumim abarca uma série de ações que visam garantir assistência Neonatal humanizada e cidadania aos bebês internados na UCI neonatal do hospital municipal de Abaetetuba.
Um dos grandes desafios para atingir essa meta em nosso país e o de conseguir reduzir o componente neonatal da taxa de mortalidade, ou seja, reduzir os óbitos de crianças no período de 0 a 28 dias, pois estudos comprovam que a mortalidade infantil sofre uma importante redução, porém o óbito neonatal mantém números quase inalterados.
No Pará a questão da assistência pré-natal e neonatal ganhou grande repercussão publica no ano de 2008, quando num período de 45 dias ocorreram 45 óbitos neonatais na maior maternidade pública do Estado (FSCMPa). Esse fato mobilizou vários seguimentos dos governos Federal e Estadual em busca de medidas que pudessem contribuir de maneira efetiva na redução desses óbitos.
Uma das estratégias elaboradas foi a de tentar descentralizar a assistência ao recém-nascido doente, buscando criar em diversos municípios dentro deste vasto Estado do Pará, Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, também chamadas de UCI Neonatal. O Governo do Estado do Pará procurou então parcerias com diversos municípios a fim de instalar Unidades Intermediarias Neonatais nestes municípios, buscando com isso reduzir o risco de óbitos e de sequelas em bebes nascidos fora da capital do Estado.
Nesse contexto foi criada em Abaetetuba uma UCI Neonatal. Inaugurada em Setembro de 2010 a UCI de Abaetetuba teve um grande impacto na melhora da qualidade da assistência ao recém-nascido, consequentemente nesses quase três anos de funcionamento, os números oficiais já demonstram uma taxa de redução de mortalidade neonatal na faixa de 7%. Os números de transferência de bebes da UCI de Abaetetuba para UTI’s de Belém girou em torno de 9% no último ano, esse fato é de grande relevância visto que o impacto de um deslocamento de um paciente de seu município de origem para outros trás grande risco para o RN como um enorme desgaste emocional, físico e financeiro para os seus familiares.
Abaetetuba tornou-se referência para vários municípios vizinhos, como: Barcarena, Moju, Igarapé-Miri, Baião e Tailândia, além de um grande parceiro da Regulação de Leitos Neonatais do Estado que buscam nesta unidade leitos para alocar bebes dos mais variados municípios.
Além da assistência ao recém- nascido doente, o município de Abaetetuba avançou também de maneira significativa na prevenção de doenças, pois desde janeiro de 2012, possui em serviço de Triagem Neonatal realizando desde então os Teste do Olhinho e Teste do Coraçãozinho de todos os bebes que nascem na maternidade do Hospital Municipal, esse serviço pioneiro tem conseguido identificar e encaminhar precocemente bebês com testes alterados para os especialistas (Cardiologistas e Oftalmologistas) que irão investigar efetivamente a existência algum tipo de patologia. Estes serviços também se articulam com os projetos: Bebê cidadão (incentiva e garante o registro de civil) e PROAME (incentiva o aleitamento materno).
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
OBJETIVO GERAL
Garantir assistência Neonatal humanizada e cidadania aos bebês internados na UCI neonatal do hospital municipal de Abaetetuba, buscando com isso reduzir os óbitos neonatais por causas evitáveis na região do Baixo Tocantins no Estado do Pará, bem como tentar minimizar os riscos de sequelas clinicas no pequeno paciente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reduzir componente neonatal da Mortalidade Infantil
Reduzir os riscos de morbidades e sequelas nos recém-nascidos.
Prevenir deficiências
Reduzir o sub registro
Reduzir o desmame precoce
Cronograma
2003- implantados os projetos Bebê Cidadão (com o objetivo de garantir antes da alta o registro de nascimento a todos os bebês nascidos na maternidade do Hospital Santa Rosa) e PROAME (com o objetivo de incentivar o aleitamento materno).
2010-Inauguração da UCI
2012-Implantação dos testes de Triagem Neonatal (Testes do Olhinho e Teste do Coraçãozinho).
Resultados
No ano de 2012 foram atendidos 225 recém-nascidos, destes 85,5% saíram de alta melhorada.
Os testes de Triagem Neonatal (Testes do Olhinho e Teste do Coraçãozinho) iniciados em Janeiro de 2012, foram realizados em cerca de 97% de todos os bebês nascidos na Maternidade do Hospital Municipal Santa Rosa.
No projeto bebê cidadão em 2012: 1515 crianças nascidas no hospital Santa Rosa saíram da maternidade registrada e tendo garantido o seu direito a um nome.
Maior segurança para a mãe e o seu bebe durante o parto e nascimento.
Maior tranquilidade e retaguarda para a equipe profissional da Maternidade.
Menor risco de Óbito e Morbidades para os Recém-nascidos.
Possibilidade de um tratamento eficaz e de qualidade para o RN dentro do município de residência de sua família.
Maior conforto e economia para os pais e familiares do RN internado, visto que os mesmos não precisarão se deslocar de seu município para acompanhar o seu bebe sob tratamento.
Assistência neo Natal humanizada.
Formação de um banco de dados com as causas que geraram o óbito neo Natal para estudos, pesquisas e formulação de políticas de combate à mortalidade infantil no estado do Pará.
Detecção precoce de doenças oftalmológicas, cardíacas e deficiências.
Instituições Envolvidas
Ministério da Saúde: Envio dos equipamentos como Incubadoras, Monitores Multiparâmetros, Bombas de Infusão, Mobiliários, necessários para o funcionamento da prática.
Governo do Estado do Pará: financiou a construção da Unidade de Cuidados Intermediários.
Santa Casa de Misericórdia: realizou a orientação da implantação, bem como o treinamento da equipe de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. Mantendo sua parceria atual, por ser o principal
destino de Recém-nascidos que necessitam de atendimentos em UTI Neonatal.
Centro de Saúde Nossa Senhora da Conceição e Centro de Saúde Dr. Heraldo Pantoja e Centro de Saúde Dr. Roberto Contente – Que realiza o Teste do Pezinho e seguimento ambulatorial do RN pós-alta hospitalar.
Unidades de Saúde do município – através do acompanhamento de estimulação da amamentação pelo Projeto Proame e Nutrimais
Hospital de Clinica Gaspar Viana – Na referencia de paciente com triagem positiva no teste do Coraçãozinho.
SESMAB/ Serviço de Oftalmologia - Na referencia de paciente com triagem positiva no teste do Olhinho.
Regulação Estadual de Leitos Neonatais – Na referencia de pacientes que necessitam de atendimentos de Alta Complexidade e na solicitação de leitos a esta UCI por pacientes oriundos de outros municípios do Estado.
Os pacientes nascidos no HM de Abaetetuba, Clínicas Particulares e conveniadas ao SUS possuem entrada garantida no serviço.
Crianças procedentes de outros municípios são encaminhadas e reguladas pela Regulação Estadual de Leitos Neonatais.
Contatos
E-mail: [email protected]