CENTRO DE ARTES E ESPORTE UNIFICADOS- CEU: GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA. - Abaetetuba / PA
Abaetetuba,
é um município do estado do Pará, pertencente a microrregião de
Cametá, que integra o nordeste Paraense, distante em linha reta 53 km da
capital do estado. Possui uma área de 1610,743km2.
com população estimada
(2015), IBGE em 150.431 habitantes, por sua vez é a 70 cidade
mais populosa do estado. Estrutura-se em três realidades distintas: zona
urbana, que possui dezessete bairros, zona rural ribeirinha constituída de
setenta e duas ilhas, permeadas por rios, igarapés e furos e a zona rural
estradas, dívida em quarenta e nove colônias e uma vila entrecortada por
ramais. Em cada território observa-se a atuação diferenciada das políticas públicas
devido a diversidade do território.
- Diante do exposto, o CRAS assume uma importância peculiar nesse território, pois o bairro do São Sebastião surge após a implantação do projeto ALBRAS-ALUNORTE, no município de Barcarena distante a 37 km de Abaetetuba e isso se tornou um atrativo para as famílias, pois houve geração de empregos na fase inicial do projeto e muitas famílias migraram para Abaetetuba devido não encontrarem condições para o retorno ao seu lugar de origem, famílias oriundas da zona rural e até de outros estados vizinhos. Com isso o bairro se organizou sem infra estrutura básica, com a ocupação desordenada. No período da implantação do CRAS SÃO SEBASTIÃO (2005) o bairro se destacava na mídia local, como “IRAQUE” ou “AFEGANISTÃO” pelos altos índices de violência. O território era dominado por dois grupos organizados, que no município são denominadas “guangues”, conhecida como “vândalos do Santa Rosa” -VS e “Demônios da Noite” -DN. Essas Guangues, mantinham uma rivalidade extrema, causando nos moradores insegurança, terror diante dos confrontos que ali travavam que na maioria das vezes resultavam em óbito. A multiplicidade de fatores relacionados aos atos de violência torna difícil isolar uma ou mais causas, já que cada uma delas se conjuga com várias outras na explicação de situações concretas em se tratando deste território, as drogas se constituíam como um dos principais fatores. A implantação do CRAS foi precedida de um processo de mobilização da comunidade. Para Arretche(1996), enfrentar desafios dessa natureza em formações sociais concretas depende da capacidade de articular apoios e sistematizar demandas, desvelando a densidade do tecido social associativo construído na base. Se as guangues se apresentavam como uma ameaça ao funcionamento do CRAS, desenvolver ações que envolvessem adolescentes e jovens fortalecendo a atuação efetiva na comunidade, investir no protagonismo juvenil foi a estratégia encontrada para interromper o ciclo de violência instalado no território. Fez-se necessário desenvolver ações integradas com a proteção social especial de média e alta complexidade para fortalecer a proteção social básica. Atuar na política de assistência exige esse olhar, sabendo utilizar as ferramentas e as estratégias necessárias para intervir em uma realidade.
O
trabalho do CRAS ganhou força e as famílias, jovens, adolescentes, crianças e
idosos se uniram com um objetivo defender a bandeira de um território, tendo
como arma a cultura e a arte como ponto de partida. “Para que ocorra a
territorialidade, é fundamental que cada indivíduo tenha consciência de sua
integração nele.” (Silva,2014 p.03). A experiência foi marcante para as
famílias do CRAS e o objetivo foi alcançado e o território, de
discriminado passou a ser referência e ao longo dos últimos sete anos vivenciou
expressivas mudanças no campo familiar comunitário, social e de infraestrutura.
A gestão municipal verificando toda a força que a arte e a cultura exerciam
sobre o território de S. Sebastião pensou em fortalecer essa estratégia através
de uma metodologia integrada que envolvesse diversas secretarias de governo e
as lideranças do bairro e que utilizasse como estratégia de ação a arte e a
cultura local como forma de combater à violência e à exclusão. Neste
sentido, inaugurou-se em 2014, o Centro de Artes e Esportes Unificados
(CEU), fazendo parte desse território, que integra em um mesmo instrumento
social, cineteatro, biblioteca, infocentro, play ground, pista de skate, e o
CRAS. Espaços, que juntos à estratégia do Centro de Referência buscam através
de programas e projetos a inclusão social, qualificação profissional e o
incentivo a arte e a cultura como superação da violência.
A
implantação do Centro de artes foi uma das formas que o poder público se
apropriou para superação de exclusão social que junto ao trabalho que o CRAS já
vinha desenvolvendo, fortaleceu as ações e ofereceu uma multiplicidade de
espaços que pudessem oferecer às famílias oportunidades de resistência ao
cenário de violência que ali se instalou durante anos.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
- Utilizar a cultura e a arte como
estratégias de superação da violência e da exclusão.
- Contribuir para a efetivação da Política
de Assistência Social como política pública garantidora de direitos,
promotora de cidadania e promotora de desenvolvimento social.
- Apoiar famílias com ênfase no direito à
convivência familiar e comunitária.
- Fomentar a cultura de paz, a inclusão e
promoção social através do acompanhamento das famílias, do
acesso à arte, ao esporte, ao lazer e da qualificação profissional.
- Criar condições para o favorecimento da
consciência crítica na análise de problemas e dificuldades, para
melhor compreender a realidade na qual está inserida.
- Promover no território do CRAS a viabilização
de todos os serviços de proteção social básica existente no
município.
- Promover a segurança de acolhida, de convívio
familiar e comunitário e de autonomia.
- Promover através da gestão participativa o exercício do controle social através das entidades e do terceiro setor.
- Incentivo ao aumento da escolaridade
Cronograma
PERÍODO |
AÇÕES |
AGENTES ENVOLVIDOS |
Novembro/2005 |
Implantação do CRAS. |
Poder Público e Comunidade em Geral. |
Dezembro/2005 |
Articulações de parcerias e ações concomitantes
para a superação do quadro de violência. |
Poder Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Famílias. |
Janeiro/2009 |
Mudança de Gestão |
Poder Público |
Março- Junho 2009 |
Estratégias de Superação da Violência (Formação
da Quadrilha Junina). |
Equipe Técnica e Comunidade. |
Agosto/2009 |
Início da utilização da metodologia de trabalho
com as famílias. |
Técnicos e educadores do CRAS |
Agosto/2013. |
Inauguração do prédio próprio do CRAS |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Junho/2014 |
Inauguração do Centro de Artes e Esportes
Unificados. |
Secretaria Municipal de Assistência Social,
Educação, Administração, e Sociedade Civil Organizada. |
Resultados
Como
instrumento de verificação de resultados alcançados, o município possui o
plano de metas onde cada secretaria apresenta indicadores e
metas preestabelecidas para o período de quatro anos,
avaliados em audiências públicas anuais. Visando o cumprimento das metas cada
CRAS estabeleceu os seus próprios indicadores voltados também ao fortalecimento
do pacto de aprimoramento do SUAS. Elaboram-se plano de ações quadrimestrais e
ao final de cada quadrimestre os planos são avaliados e as metas não alcançadas
são repactuadas adotando-se novas estratégias; avaliação dos resultados, são
mensurados também através dos relatórios quadrimestrais, dos instrumentais de
vigilância sócio assistencial e de instrumentos construídos pela equipe de
gestão do SUAS, outro instrumento é o relatório anual de gestão que é submetido
a avaliação do Conselho Municipal de Assistência Social.
Os
demais espaços entregam relatórios trimestrais quantificando e qualificando
seus atendimentos e o andamento das atividades
mensais de maneiras que também integram o plano de metas da
gestão municipal. Tem como norteamentos teóricos os princípios e
fundamentos propostos pelo MEC e adotam uma educação libertadora, capaz de
transformar a realidade social.
O
CEU conta com 24 funcionários, incluindo os vigias que são lotados no
espaço. No CRAS a equipe de referência é composta por 01
gerente (assistente social), 02 Assistentes sociais, 01 psicólogo, 03
educadores sociais, 01 arte educador, 02 técnicos de Nível médio (agente
administrativo,) 05 profissionais de apoio (servente, vigia e porteiro). Nos
demais espaços tem-se no total de 9 funcionários lotados pela Secretaria
Municipal de Educação. Resultados alcançados no território a partir da
implantação do CEU.
Familiar:
fortalecimento da convivência familiar e comunitária empoderamento das famílias
e indivíduos.
Comunitário: o
bairro instituiu a primeira associação comunitária mista do município composta
por 16 entidades, implantação do projeto adolescente em desenvolvimento
educacional, social e cultural do Amanhã-PADESCA; Surgimento de novas
lideranças no território oriundas do serviço de convencia e fortalecimento de
vínculos; adolescentes ingressando na universidade, em cursos
técnicos profissionalizante e em programas de estágio.
Social: Contribuiu para
a quebra do paradigma da discriminação e do preconceito da população
do município em relação aos moradores do bairro:
Artístico
e cultural- a formação de um grupo folclórico e musical criado
com as atividades desenvolvidas no cine-teatro.
Empresarial:
01 escola particular que oferta turmas desde a educação infantil ao ensino
médio,01 universidade particular, 02 espaços particulares de recepção de
eventos, em fase de construção, supermercado de grande porte.
Com
relação à especulação imobiliária, houvera mudanças
significativas com a implantação do Centro de Artes. Os terrenos ao redor,
ficaram mais valorizados.
Outros
serviços se instalaram no bairro, como exemplo laboratório particular, serviços
de restaurante self service, malharia, serviços de Xeroze impressão
de boletos.
O CEU teve
no ano de 2015, 39 visitações por outras instituições, incluindo
secções no cine teatro.
O
CEU sediou vários eventos tais como:
- Festival de Leitura do Município
- Natal dos Bairros
- Lançamento do VI FESTIVAL DE CORDOES JUNINOS.
- Festa Junina do aniversário do CEU
- Semana do Aniversário do CEU
- Batalha da Seletiva nacional de RipRop
- Semana do Transito
- Concurso de cartazes do Maio Amarelo
- Feira do Livro proporcionado da Educação de
Jovens e Adultos - SEMEC
- Feira do Livro do Centro Espírita
- Conferência Nacional da Juventude do Baixo
Tocantins
- Encontro Regional de Assistência social
- Oficina de Teatro e Dança em parceria com a
Fundação Curro Velho
- Formação de Altas Habilidades da Educação
Especial
- Curso de Extensão de Teatro em parceria com a
UFPA
- Oficina de Ludicidade em parceria com o setor
de Esporte da SEMEC
- Mostra de Música e Músicos de Abaetetuba –
PIRACEMA
- Culto da Igreja Assembleia de Deus
- Semana do Bebê
- Multcamparte.
- Amostra de livros espírita
- Ação Cidadã.
- Palestra/ capacitação da rede Celpa
para funcionários da SEMAS.
- Gravação do documentário prêmio Caixa
Econômica- experiências exitosas. Onde o CRAS foi premiado
nacionalmente pelo trabalho apresentado como o tema: da Violência ao
território de Paz.
Em
meio a todo esse resultado, no ano de 2015, a diretoria de infraestrutura Cultural do Governo
Federal esteve realizando um levantamento de experiências significativas de
gestão compartilhada nas praças CEU’s de todo o pais, visando a
promoção do debate, a troca de experiência, e ao fortalecimento das
redes de gestores e comunidades.
No ano de 2016, o
modelo de gestão compartilhada desenvolvido no CEU-ABAETETUBA foi selecionado entre
os 80 CEU’s já inaugurados, e o modelo de gestão compartilhada e
participativa desenvolvido em Abaetetuba irá ser exemplo para outras
experiências do Brasil e será publicada em revista do Ministério da
Cultura (MINC) o trabalho e suas respectivas ações e material
fotográfico irão ser publicados no site do MINC.
O
espaço CEU, além de possibilitar múltiplas atividades, incluir cerca
de 500 usuários nas suas atividades diárias, possibilita o
acesso as demais políticas públicas e garante cidadania para os
moradores do próprio bairro e demais localidades adjacentes.
Instituições Envolvidas
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Igrejas
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Associações,
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Centro Comunitários,
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Famílias
- Outras Políticas Públicas (Educação, Assistência e Saúde
Contatos
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