Cidade de Tietê contra a Dengue - Tietê / SP

O município de Tietê tem trabalhado na luta contra o mosquito que transmite a Dengue. Várias ações foram realizadas pela Prefeitura, visando acabar com o problema da Dengue.

Foi intensificada a fiscalização de lotes, calçadas e residências. Houve emissão de decretos que instituíram a cobrança de multas para penalizar os munícipes que não regularizassem os espaços sobre sua responsabilidade, de modo que não formassem possíveis criadouros do mosquito.

Buscando envolver a comunidade como um todo, houve campanhas realizadas nas escolas municipais, para envolver as crianças na luta contra o Aedes Aegypti. Houve palestras e gincana com os alunos, estimulando-os a estar cada vez mais ativos na luta contra a Dengue.

Até ações na data de finados foram realizadas. Foi disponibilizada areia para colocar nos vasos de flores, nesta época em que as mesmas são muito utilizadas.

O município participou da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue.

Visando tranquilizar a população e proporcionar mais segurança, fotos dos agentes que atuam nas visitas de casa a casa foram divulgadas para toda a população.

Quando a intensidade de casos começou a aumentar a Prefeitura de Tietê agiu contratando mais agentes para atuar no combate à endemias.

Em abril e maio de 2015 foi realizada uma série de arrastões contra a Dengue, bairro a bairro, contando com a colaboração de voluntários, servidores municipais e da comunidade. Os voluntários recebiam orientações do agentes sobre quais seriam as forma de abordagem e o que deveria ser informado aos moradores e foram visitadas casa a casa dos bairros em que houve Arrastão. Pela manhã ocorriam as visitas casa a casa e a tarde era feita nebulização para eliminar os mosquitos alados.

Visando integrar toda a comunidade nas ações folders foram distribuídos em toda a cidade por meio das escolas, das igrejas e até mesmo em eventos importantes da cidade. Além disso, várias formas de comunicação foram utilizadas para veicular sobre ações da Prefeitura realizadas no combate à Dengue e para conscientizar a população sobre o tema, através de site, redes sociais, vídeos, folders, entre outros. A Prefeitura está sempre disposta a informar e tirar as dúvidas da população.

A Semana de Mobilização contra a Dengue em Tietê foi realizada em Novembro de 2015, a ação contou com a participação de alunos de escolas municipais e de integrantes do grupo da Melhor Idade “Vivendo Feliz”, além disso,  toda a população foi convidada a participação.

Durante o trajeto, faixas levaram à população a mensagem sobre a importância de se combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Folhetos explicativos sobre como eliminar os criadouros foram distribuídos às pessoas que estiverem acompanhando a ação. Também contou com um mutirão que envolveu projetos como o da Zumba do bairro Terras de Maria. As alunas, a maior parte de donas de casa, coletaram de suas casas materiais que poderiam servir de criadouro para o Aedes. Tudo foi entregue à Vigilância Epidemiológica.

Alunos da rede municipal de ensino participaram de palestras e atividades de conscientização, assim como equipes do Centro de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica, vem realizando desde setembro mutirões em bairros como São Pedro, Cohab e, na Semana em específico, no Jardim da Serra.

A Semana de Mobilização contra a Dengue em Tietê ainda contou com entrevista educativa na Rádio Nova Regional.

Em 2016, mutirões tem sido realizados aos finais de semana, bairro a bairro. Também foi realizada uma palestra para conscientizar a população sobre a Dengue.

E o trabalho continua, os Agentes de Endemias e os Agentes do Programa Saúde da Família sempre realizam visitas periódicas nas residências, orientando os moradores quanto as medidas necessárias para acabarmos com os criadouros dos mosquitos.

A Sala de Situação se reúne periodicamente e discute medidas para sanar o problema da Dengue. 

Eixo
Ação Local para a Saúde
Objetivos

  • ·         Conscientizar a população sobre as medidas que devem ser tomadas para o combate à Dengue;
  • ·         Alertar a população sobre os sintomas da Dengue e formas de prevenção;
  • ·         Estimular a população a tomar medidas contínuas e eficazes para acabar com os criadouros;
  • ·         Proporcionar uma cidade mais limpa à população;
  • ·         Erradicar os criadouros e focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti;
  • ·         Acabar com os casos de Dengue na cidade de Tietê;
  • ·         Unir a população no combate à Dengue.

Cronograma

  • Em Julho de 2014 foi instituído decreto visando deixar a cidade mais limpa;
  • Em Outubro de 2014 foi realizada a campanha Todos contra a Dengue nas escolas, com a realização de palestras e gincanas;
  • Em março de 2015 foi divulgado um vídeo informativo sobre o que envolve a Dengue, desde os sintomas da doença até formas de se evitar a proliferação do mosquito e desenvolvimento de locais propícios para criadouros.
  • Em abril de 2015 foram contratados mais agentes para reforçar a equipe de atuação no combate a Dengue.
  • Em abril e maio de 2015 foi realizada uma série de arrastões contra a Dengue, envolvendo a comunidade, voluntários e servidores municipais.
  • Em novembro de 2015 foi realizada a Semana de Mobilização contra a Dengue.
  • Em 2016, mutirões tem sido realizados aos finais de semana, bairro a bairro. Também estão havendo reuniões periódicas da Sala de Situação, envolvendo diversas secretarias municipais para debater quais as providências que devem ser tomadas com relação a Dengue.
  • Em março de 2016 foi realizada palestra sobre a Dengue para orientar a população. 

Resultados

Diante das várias ações realizadas houveram resultados muito positivos, que serão expressos abaixo:

A Gincana com as escolas realizada em 2014 envolveu 2148 alunos e arrecadou no total 1644 quilos de materiais reciclados que foram destinados à Cooperativa de Reciclagem de Tietê e tiveram seu destino correto, tais materiais se fossem descartados de maneira incorreta, poderiam se tornar focos de incidência de Dengue.

O Centro de Controle de Vetores do Município visitou, em parceria com as Agentes Comunitárias da Saúde, 750 residências entre os dias 15 e 30 de dezembro de 2014.

Em janeiro de 2015 foram visitadas mais de 1 mil casas, sendo que 400 foram encontradas fechadas e outros seis moradores se recusaram a receber os agentes do Centro de Controle.

Os resultados dos arrastões da Dengue que foram realizados durante os meses de abril e maio de 2015 são os seguintes: a ação foi realizada com a ajuda de voluntários que, ao lado dos agentes de combate à Dengue do Município, visitaram cerca de 5 mil residências dos seguintes bairros: Centro, Paraíso e Vila Fiori, Terras de Santa Maria, Cohab e Povo Feliz.

O primeiro Arrastão aconteceu no dia 24 de abril na área central de Tietê e também nos bairros Caixa D’ Água e São Geraldo. Na região foram trabalhadas 924 trabalhadas sendo que 353 residências estavam fechadas, totalizando 1.277 casas atingidas pelo Arrastão.

No segundo Arrastão, realizado nos bairros Paraíso e Vila Fiori no dia 30 de abril, foram atingidas 512 casas, sendo que 366 foram trabalhadas e outras 146 encontravam-se fechadas. No bairro Terras de Santa Maria, onde a ação aconteceu no dia 18 de maio, foram atingidas 420 casas, destas 268 trabalhas e 152 fechadas.

A Cohab, bairro que teve maior número de casas atingidas de todos os Arrastões foi visitada no dia 23 de maio e teve 1.639 casas visitadas, sendo que 1.088 foram trabalhadas pelos agentes e outras 451 estavam fechadas.

O último bairro visitado pelo Arrastão da Dengue foi o Povo Feliz, totalizando 1.088 casas visitadas, sendo que 753 foram trabalhadas e outras 335 estavam.

Paralelamente ao Arrastão feito com voluntários, os agentes de combate a Dengue ainda realizaram uma intensificação no bairro Emílio Gardenal onde foram trabalhadas 211 casas (117 trabalhadas e 94 fechadas).

No total, os Arrastões totalizaram 5.147 casas visitadas entre trabalhadas e fechadas. 

Em 2016 estão sendo realizados mutirões contra a Dengue aos finais de semana. Foram visitados os bairros: São Guilherme, Povo Feliz, Jardim da Serra, Jardim dos Ipês, Belvedere, Altos do Tietê, Jardim Bonanza, São Pedro, Jardim Bertola, Cornélio Pires, Vila Viori, Paraiso e Centro

SÃO GUILHERME – 319 casas do bairro São Guilherme receberam a visita dos Agentes de Controle de Vetores. Deste total, 177 casas foram trabalhadas e 142 foram encontradas fechadas. De acordo com o setor de Vigilância sanitária, foram encontradas quatro amostras de larvas, que ainda não foram lidas.

POVO FELIZ - 803 casas receberam orientações para combater o mosquito Aedes Aegypti. No bairro há 1.243 casas cadastradas, sendo que 440 casas estavam fechadas.

Jardim da Serra, Jardim dos Ipês, Belvedere, Altos do Tietê e nas proximidades da Xereta - 681 casas foram trabalhadas e 441 casas estavam fechadas.

JARDIM BONANZA, SÃO PEDRO E JARDIM BERTOLA - 1.808 casas nos bairros, onde foram encontradas 1.113 casas abertas.

CORNÉLIO PIRES, VILA FIORI, PARAÍSO E PARTE DO CENTRO - foram visitadas 1.567 casas nos bairros, onde foram encontradas 980 casas abertas.

CENTRO - onde 1139 casas foram visitadas, sendo que 709 foram trabalhadas e 430 estavam fechadas. Em 73 residências foi necessária a intervenção dos agentes com o intuito de eliminar criadouros. No outro sábado o centro da cidade foi feito novamente, onde 1233 casas foram visitadas, sendo que 1023 foram trabalhadas e 210 estavam fechadas.

Com todo o trabalho realizado os resultados são refletidos nos números abaixo:

De Janeiro a Maio de 2015 foram 267 casos positivos para dengue, no mesmo período de 2016 temos somente 73 casos positivos.

Instituições Envolvidas
  •      Prefeitura do Município de Tietê
  • ·         Cooperativa de Reciclagem de Tietê (Coopereti)
  • ·         Corpus
  • ·         Rádio Nova Regional
  • ·         Malharia Brasil
  • ·         Xuxa Estamparia 
  • ·         VB Som
Contatos

Secretaria Municipal de Saúde de Tietê

Av. XI de Agosto,75 – Centro - Tietê
Telefone: (15) 3285 9450
E-mail: [email protected]

Fontes

http://www.tiete.sp.gov.br/984-decreto-de-manoel-david-garante-uma-tiete-mais-limpa.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1266-campanha-todos-contra-a-dengue-nas-escolas-segue-ate-o-dia-31-de-outubro.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1280-cemiterio-tem-esquema-especial-durante-finado.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1335-tiete-participa-da-semana-estadual-de-mobilizacao-contra-a-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1456-tiete-encerra-gincana-contra-a-dengue-nas-escolas.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1609-saude-alerta-criadouros-da-dengue-estao-dentro-de-casa.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1548-saude-pede-mais-atencao-a-populacao-no-combate-ao-mosquito-da-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1666-tiete-chama-a-populacao-para-ajudar-no-combate-a-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1675-tiete-contabiliza-16-casos-de-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1673-video-ajuda-no-combate-a-dengue-em-tiete.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1723-secretaria-de-servicos-age-rapido-contra-descarte-irregular-de-lixo.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1774-nota-sobre-roubos-praticados-por-pessoas-que-se-passam-por-agentes-da-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1801-prefeitura-de-tiete-contrata-agente-de-endemias.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1837-tiete-realiza-arrastoes-contra-a-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1880-arrastao-contra-a-dengue-no-paraiso-acontece-nesta-quinta-dia-30.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1899-arrastao-contra-a-dengue-vistoria-casas-no-bairro-paraiso.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1932-neste-sabado-16-tem-arrastao-contra-a-dengue-no-terras-de-santa-maria.php

http://www.tiete.sp.gov.br/1974-moradores-da-cohab-recebem-arrastao-da-dengue-no-sabado-23.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2020-povo-feliz-recebe-arrastao-contra-a-dengue-neste-sabado-30.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2053-arrastoes-contra-a-dengue-visitam-mais-de-5-mil-residencias.php

https://www.flickr.com/photos/prefeituratiete/sets/72157653015561268

https://www.flickr.com/photos/prefeituratiete/sets/72157653147234352

http://www.tiete.sp.gov.br/2326-populacao-precisa-continuar-ajudando-no-combate-a-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2677-semana-de-mobilizacao-contra-a-dengue-tera-caminhada-na-sexta-dia-27-em-tiete.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2709-caminha-contra-a-dengue-movimenta-o-centro-de-tiete.php

https://www.flickr.com/photos/prefeituratiete/albums/72157661589557221/with/23319976106

http://www.tiete.sp.gov.br/2730-tiete-coloca-em-acao-plano-municipal-de-enfrentamento-da-dengue.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2796-dengue-aumenta-preocupacao-e-povo-deve-ficar-atento-sobre-orientacoes.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2857-prefeito-e-pastores-evangelicos-se-reunem-e-debatem-problemas-de-tiete.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2870-sao-guilherme-e-redondezas-recebe-mutirao-contra-a-dengue-no-sabado-dia-20.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2894-jardim-da-serra-recebe-mutirao-contra-a-dengue-neste-sabado.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2923-povo-feliz-recebe-mutirao-contra-a-dengue-neste-sabado-dia-5.php

http://www.tiete.sp.gov.br/2972-cohab-e-adjacencias-recebem-visita-dos-agentes-da-dengue-neste-sabado.php

http://www.tiete.sp.gov.br/3019-centro-de-referencia-em-assistencia-social-realiza-palestra-sobre-dengue-zika-e-chikungunya.php

http://www.tiete.sp.gov.br/3041-neste-sabado-continua-arrastao-da-dengue-no-centro-da-cidade.php

http://www.tiete.sp.gov.br/3060-arrastao-da-dengue-continua-neste-sabado.php

http://www.tiete.sp.gov.br/3088-arrastao-da-dengue-termina-neste-sabado.php


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/