Projeto SAPII - Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante Interdisciplinar - Tietê / SP

A Rede Municipal de Educação de Tietê percebeu a necessidade de atender à demanda da educação inclusiva e para contribuir com a qualidade do processo ensino aprendizagem desses alunos incluídos, implanou o Projeto SAPII através do trabalho de orientação técnica e  pedagógica pela equipe interdisciplinar aos professores da rede.

O Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação possui como principal característica realizar visitas periódicas às escolas, oferecendo apoio à equipe escolar que trabalha com inclusão, em seu sentido amplo. Dessa forma, a equipe interdisciplinar atua em direção ao encontro das dificuldades existentes no ambiente escolar, observando, orientando e acolhendo as queixas implícitas no processo inclusivo, podendo estar voltadas à gestão, à docência e ainda aos familiares.

O projeto é recente no Município, desde o ano de 2015. Encontra-se em processo de adequações conforme as necessidades percebidas tanto pela equipe quanto pelas escolas. No entanto, apesar de ser recente, pode-se perceber a relevância que este já vem apresentando à escola inclusiva.

Nota-se que este trabalho possui relevância significativa no conceito de inclusão, considerando que este visa desenvolver ao máximo o potencial da criança com necessidades educacionais especiais na escola e na classe regular. Contudo, deve-se ressaltar que a inclusão é um processo constante, sendo necessário ser revisto continuamente.

Percebeu-se por meio das intervenções que os professores e Agentes de Desenvolvimento Infantil mostraram-se mais acolhidos em suas ansiedades/dúvidas/angústias frente às dificuldades apresentadas por seus alunos. Estes, em conjunto com a equipe, buscaram novas formas de pensar a adaptação da criança na escola, elaborando estratégias diferenciadas e adaptando o currículo escolar para atender à necessidade subjetiva destas crianças, respeitando as suas especificidades. 

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

O objetivo deste trabalho consiste em expor como está sendo proposto o processo de inclusão no município de Tietê, por meio de apoio teórico e técnico de profissionais da equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e assistente social) da rede regular de ensino. A coordenação do projeto é feita pela Divisão de Ensino Especial vinculada ao Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação.

Cronograma

Visou-se primeiramente, intervenção às EMEI’s (Escolas Municipais de Educação Infantil), considerando a relevância dos primeiros anos de vida escolar para o aluno, atuando preventivamente. Além disso, buscou-se trabalhar também com o período de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Resultados

Os resultados obtidos no primeiro mês do ano letivo demonstraram a relevância da atuação interdisciplinar junto à equipe escolar, que trabalha com inclusão. Além da escola agendada para visita periódica, a equipe foi solicitada por outras duas escolas de Educação Infantil, que possuem alunos com Necessidades Educativas Especiais, e puderam orientar quanto ao melhor trabalho de estimulação para o desenvolvimento biopsicossocial destas crianças.

Notou-se a receptividade por parte dos profissionais que atuam diretamente com os alunos, considerando a grande necessidade de escuta e apoio frente a esta demanda de trabalho pedagógico, ainda não reconhecida e carente de maiores atenções.

Percebeu-se ainda a importância de elaborar estratégias para integração da família junto à escola, a fim de se obter resultado satisfatório para os alunos, para a escola e comunidade.   

Por meio das análises realizadas neste período, considera-se que o trabalho interdisciplinar junto aos educadores é de extrema importância para a concretização do sistema de inclusão. Para tanto, faz-se necessário buscar continuamente o desenvolvimento de estratégias que atendam esta demanda.

Considera-se relevante novas pesquisas sobre o tema, a fim de obter maiores conhecimentos sobre a importância da equipe interdisciplinar nesta área, para assim priorizar as necessidades que ainda demandam de maior atenção.

Este projeto foi inscrito para apresentação no I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial que se realizará na UNESP, Campus de Marília, no período de 18 a 20 de maio de 2016. 

Instituições Envolvidas
Prefeitura do Município de Tietê por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. 
Contatos
Secretaria Municipal de Educação de Tietê

Rua Presidente Kennedy, 57 - Centro
Telefone: (15) 3285 3899
E-mail: secretaria@educacaotiete.sp.gov.br

Fontes
http://www.tiete.sp.gov.br/2528-sapi-realiza-primeira-reuniao-com-equipe-da-escola-ruy.php




Realização

Apoio

Apoio de Mídia

Parceiros Nacionais

Parceiros Internacionais

Patrocinadores