Plano de arborização urbana do município de Tietê - Tietê / SP

Este plano visa contribuir para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população do município de Tietê. Para o diagnóstico da situação atual foi feita uma análise quantitativa, utilizando-se uma abordagem por zonas. Foram sorteadas 8 parcelas de 300x300m nas quais todos os espécimes arbóreos ali presentes foram analisados com relação à espécie, altura total, altura da primeira bifurcação, fitossanidade, conflito com fiação e com calçamentos, circunferência à altura do peito, afastamento predial e necessidade de poda. Para o cálculo de projeção da copa foram analisadas fotos aéreas e vetorizadas com polígonos todas as áreas cobertas com copa.

O presente trabalho foi realizado na área urbana do município de Tietê, no estado de São Paulo, localizado a aproximadamente 125 km da capital do estado. Tietê está inserido na Região Administrativa e de Governo de Sorocaba e na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI -10) denominada Sorocaba e Médio Tietê. O município possui área de 396 Km² sendo que a área urbana compreende uma superfície de 50 Km² e a área rural possui 346 Km². Está situado integralmente dentro da APA Tietê, que tem como objetivo principal assegurar a preservação da qualidade ambiental das áreas urbana e rural dos municípios de Tietê e Jumirim.

O município possui ao todo 47 bairros que, em sua maioria, são formados por uma pequena quantidade de quadras. Assim, os bairros foram agrupados em 08 setores para amostragem dos espécimes.

Com a finalidade de aleatorizar a amostragem dos espécimes, o perímetro urbano foi dividido em parcelas de 300x300 m. Em seguida, foi sorteada uma parcela por setor onde foram avaliados todos os espécimes ali presentes.

Os indicadores avaliados dos espécimes selecionados na amostra foram: relação à espécie, altura total, altura da primeira bifurcação, fitossanidade, conflito com fiação e com calçamentos, circunferência à altura do peito, afastamento predial e necessidade de poda.

Para o cálculo de projeção de copa foram utilizadas ortofotos e vetorizadas todas as áreas cobertas com copa em escala 1:2000. Ao final, as áreas de todos os polígonos vetorizados foram somadas e o total foi dividido pela área do perímetro urbano e multiplicado por cem, resultando na porcentagem de projeção de copa. Este método de análise gera um resultado mais preciso e confiável.

Com a finalidade de estabelecer critérios para a implementação e manutenção da arborização urbana, foi elaborada uma orientação técnica em que foram escolhidas espécies (somente nativas da Mata Atlântica) para o plantio. Também foram definidos critérios para espaçamento e distâncias mínimas de segurança entre árvores e equipamentos urbanos, características das mudas e procedimentos de plantio e poda, com base em manuais técnicos já elaborados, sendo adaptados para a realidade do município de Tietê.

Em seguida foram definidos locais para o plantio de árvores em áreas públicas carentes de arborização. Foi elaborado um mapa temático caracterizando estas áreas e um cronograma prevendo a implantação da arborização no decorrer de um ano.

Os resultados obtidos com os planos de informação e o cálculo de proporcionalidade à projeção de copa foram estudados, visando principalmente aumentar a conectividade da paisagem por meio da implementação de novas áreas arborizadas no município.

Eixo
Bens Naturais Comuns
Objetivos

Objetivo Geral:

Elaborar um plano de arborização urbana para o município de Tietê fundamentado na diretiva n. 4 (arborização urbana), referente aos critérios aplicados para avaliação do município verde-azul, integrando conceitos da Ecologia da Paisagem para o processo de Planejamento Ambiental municipal.

 

Objetivos Específicos:

- Mapear e elaborar um banco de dados georreferenciados da vegetação arbórea associada às Áreas Verdes Públicas;

- Identificar e quantificar as espécies arbóreas associadas às áreas verdes públicas;

- Determinar as áreas prioritárias e os critérios para implantação da arborização urbana municipal visando ampliar a conectividade estrutural da paisagem natural;

- Definir ações de manejo de podas e remoções para a arborização associada às áreas verdes públicas;

- Elaborar um cronograma de ações para implementação do processo de planejamento da arborização urbana municipal;

- Elaborar um piloto de floresta urbana.

Cronograma

O Cronograma de Implantação contempla um período de aproximadamente 6 anos a se iniciar em Novembro de 2014 e se encerrar em Dezembro de 2020 incluindo períodos de plantio e manutenção dos espécimes arbóreos. A Totalidade estimada de 73.500 mudas contempla o plantio que será realizado nas 9 áreas elencadas como prioritárias para arborização e também as mudas a serem plantadas nos calçamentos que se enquadrem como carentes de arborização.

Resultados

  • Diagnóstico da arborização urbana:

Ao longo do período de 4 meses de diagnóstico do município, foram analisados ao todo 145 espécimes com relação à fitossanidade, conflito com fiação e da raiz com o calçamento, circunferência à altura do peito, altura da primeira bifurcação e altura total. O número de indivíduos amostrados por setor varia de 2 a 28 árvores, em função do bairro e o local da parcela sorteada.

  • Frequência das espécies:

Podemos observar que 40% dos espécimes analisados são pertencentes a espécies nativas do Brasil e 54% apresentam a zoocoria como mecanismo de dispersão, podendo atrair a fauna local. No município de Tietê, 60% dos espécimes são exóticas. Vê-se necessário o aumento da porcentagem de espécies nativas no município, ou até mesmo, a substituição destas exóticas por espécies da região fitoecológica local.

  • Conflito com a fiação e necessidade de poda:

A presença de fiação nas ruas é considerada uma das mais importantes definidoras do planejamento da arborização urbana. Em Tietê, 46% dos espécimes amostrados estão conflitantes com a fiação, um número bastante elevado demonstrando a falta de planejamento ao implementar a arborização urbana viária. Considerando todos os tipos de poda, aproximadamente 21% dos 20 espécimes analisados necessitam deste tratamento.

  • Afastamento Predial:

Tietê possui, em sua maior parte, ruas e calçadas estreitas que impossibilitam um plantio adequado. Portanto, o ideal seria realizar um plantio em todas as calçadas maiores que 1,5 metros.

  • Conflitos da raiz com o calçamento:

Após análise verificou-se que 14% destroem ou quebram as calçadas.

  • Circunferência à altura do peito – CAP:

A área urbana possui aproximadamente 14% dos seus espécimes com circunferência à altura do peito menor que 10 cm. Uma circunferência pequena representa um espécime em estágio inicial de desenvolvimento, demonstrando haver poucas árvores novas no município. Aproximadamente 34% apresenta circunferência entre 15 e 25 cm, demonstrando um estágio mais avançado de desenvolvimento.

  • Altura da primeira bifurcação:

No geral, 44% dos espécimes analisados apresentam altura da primeira bifurcação menor que 1 metro. A situação ideal para facilitar a passagem de pedestres é de 2 metros. Do total das árvores analisadas, 40% se encaixam nesta situação.

  • Altura total:

Aproximadamente 33% dos espécimes apresentam uma altura menor que 5 metros, o que demonstra uma predominância de espécimes de porte pequeno.

  • Fitossanidade:

A fitossanidade dos espécimes analisados está ótima, pois dos 145 espécimes analisados, somente 1 estava morto. Dos demais, somente 5% apresentam uma situação regular com a presença de algum tipo de praga ou doença.

  • Cálculo de Projeção da Copa:

A soma de todas as copas presentes na área urbana vetorizadas (estando ou não no calçamento) totaliza 8 km². Considerando que a área urbana compreende 50 km², o município de Tietê possui 16% de proporcionalidade à projeção de copa.

  • Conclusão dos resultados:

A partir do diagnóstico da arborização realizado no município de Tietê, conclui-se que a 79% dos indivíduos que compõe sua arborização não necessita de poda e 94% se encontram em ótimas condições fitossanitárias.

Ao realizar o cálculo da porcentagem de projeção da copa, pôde-se notar o município apresenta pouca arborização viária. Este plano de arborização recomenda assim, um adensamento no plantio de todas as calçadas do município que se enquadrem nas recomendações especificadas. Há uma necessidade maior de adensamento de plantio viário em alguns bairros do município que são mais deficientes neste quesito. O bairro com um menor número de árvores em calçadas é o Centro da cidade, fato que pode ser explicado pela presença de ruas e calçadas estreitas. Assim, recomenda-se um adensamento do plantio de espécimes de pequeno porte nas calçadas que sejam adequadas para tal.

Recomenda-se também um adensamento de plantio em calçadas dos bairros COHAB, São Guilherme, São Francisco, São Pedro, Residencial Bertola, Bandeirantes, Cornélio Pires e Nova Tietê que apresentam pouca arborização viária. Vê-se imprescindível também o estímulo da população a realizar plantios por meio de campanhas e incentivos fiscais.

Foi elaborado Manual de arborização urbana que visa orientar todas as práticas de plantio e manejo e foram selecionadas somente espécies nativas da Mata Atlântica para compor a arborização urbana na cidade, com o intuito de aumentar a biodiversidade, atrair e manter a fauna nativa na região, tendo em vista os inúmeros benefícios que o emprego de espécies nativas na arborização urbana pode proporcionar.

Os resultados através da avaliação deste plano permitem que a Prefeitura elabore mais ações objetivando o aumento da flora local. Após a conclusão do plano de arborização, mais precisamente dos anos de 2013 à 2016 plantamos cerca de 12.000 árvores no município, todas pertencentes à espécies nativas do Bioma Mata Atlântica e, além disto, estamos atualmente com o programa Cidade + Jardim pelo qual a prefeitura planta gratuitamente árvores na calçada dos moradores que solicitarem, incentivando ainda mais a arborização urbana. 

E mais ações serão desenvolvidas. O estudo desenvolvido auxilia os gestores na adoção das ações mais adequadas para constituir uma arborização adequada ao município, com plantas adequadas tanto em tamanho, quanto ao conflito junto aos demais itens que influenciam a projeção da raiz e da copa.

Este plano reflete o planejamento a longo prazo, visando que no futuro o Município de Tietê tenha uma arborização adequada que proporcione um ambiente harmonioso e melhor no quesito de meio ambiente para toda a população.

Instituições Envolvidas
  • Prefeitura do Município de Tietê por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e parceria com a Secretaria de Obras e Planejamento;
  • UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos;
  • Núcleo de Estudos em Ecologia da Paisagem e Conservação.
Contatos
Projeto desenvolvido pela funcionária da Prefeitura Daniela Venturine Santarém em parceria com o Professor Dr. Rogério Hartung Toppa. 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável - Daniela Venturine Santarém

Rua do Comércio, nº 954
Telefone: (15) 3282 8706


Fontes
http://www.tiete.sp.gov.br/1167-prefeitura-realiza-diagnostico-sobre-a-arborizacao-urbana-de-tiete.php

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/