Toledo Cidade Digital - Toledo / PR
No mundo
contemporâneo, um dos fatores vitais para o desenvolvimento econômico, social e
cultural tem sido o aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, podemos dizer que o crescimento
econômico e social depende, em larga medida, da amplitude e efetividade dos
processos de adaptação, mudança e inovação tecnológicas.
O
Município contava com aplicativos de governo eletrônico nas áreas das finanças,
dos tributos, da educação e da saúde, que necessitava a integração em base de
dados única e acessos remotos favorecendo a descentralização dos serviços
públicos, conectando os equipamentos públicos (Pontos de Acesso de Governo –
PAGs) mas não contavam com uma largura de banda suficiente.
Fazia-se
necessário a construção de uma infraestrutura de rede ágil e veloz, pois o Município
pagava um valor alto para terceirizar os serviços de rede, voz, dados e imagem,
e ainda assim, as velocidades contratadas não eram as ideais para atender a demanda,
tendo o alto custo como fator principal para que não fossem contratadas as
velocidades ideais.
Buscava-se
um modelo de infraestrutura com base nos seguintes princípios: Durabilidade
(projeto estruturante, de longo prazo); Simplicidade (tecnologia consolidada, o
que permite uma maior facilidade na instalação e na manutenção da rede);
Escalabilidade (infraestrutura que venha a suportar o aumento do tráfego
acompanhando o crescimento da demanda e permitindo a expansão dos pontos de
conexão); Interoperabilidade (protocolos abertos, evita o aprisionamento
tecnológico). Além disso, a característica topológica da construção de anel de
fibra óptica buscava garantir a disponibilidade dos serviços, pois caso haja
rompimento em um ponto, a informação segue pelo outro lado.
A busca da
municipalidade por maior eficiência, agilidade e transparência, veio de
encontro com os objetivos do Projeto Cidades Digitais do Ministério das
Comunicações, garantindo 14 km de fibra óptica construída em anel.
Ainda,
com expectativa de ampliar-se a malha de fibra óptica, a Prefeitura direcionou
esforços para captação de novos recursos junto ao Ministério da Justiça para a
expansão do videomonitoramento, aumentando de 14 para 31 novas câmeras dome
fixas (full HD), tendo em vista a diminuição dos índices de vandalismo e
violência, mas também estendendo a capacidade de levar a comunicação de alta
velocidade até bairros distantes, incrementando em mais 22 Km a capilaridade e ganhos
significativos no aprimoramento da segurança pública.
Assim o
Município de Toledo, conseguiu iniciar a sua própria rede de fibra óptica,
mesmo com Projetos distintos, Ministérios Federais distintos, o projeto
“nascia” em Toledo de tal modo que pudéssemos trabalhar os dois de maneira
intergrada, com uma arquitetura escalável, ou seja, com possibilidade de
expansões futuras e previsão de vida útil de pelo menos 30 anos.
Em pouco
tempo, evidente foi a economicidade com a redução dos valores pagos às
operadoras de telecomunicações, tanto nos pacotes de links de dados quanto nos
pacotes de telefonia.
Tomando
como base ações estruturantes e a perspectiva de desenvolvimento local por meio
de uma rede de telecomunicações para interligar os órgãos públicos, o Município
em 2015, com recursos oriundos da economicidade, iniciou a capilaridade da rede
de fibra óptica, aumentando em mais 15 km e chegando a 46 PAGs. Em 2016,
pretende-se interligar todos os PAGs na área urbana do Município, inclusive
ligando todas das câmeras, radares. O Projeto propicia uma maturidade no âmbito
computacional, uma maior transparência e participação da sociedade civil, com a
democratização do acesso e o fomento à economia criativa e sustentável.
Como já dizia o economista e cientista político austríaco, Joseph Schumpeter, considerado um dos maiores economistas da primeira metade do século XX e um dos primeiros a considerar as inovações tecnológicas como motor do desenvolvimento, “o empreendedor é o que realiza coisas novas e não, necessariamente, quem as inventa”.
Eixo
GovernançaObjetivos
Possibilitar
a modernização da gestão pública com a implantação de infraestrutura de conexão
de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o
objetivo de aprimorar a prestação de serviços e o acesso da comunidade aos
serviços de governo.
Objetivos específicos:
a) Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs.
b) Acesso da população aos serviços de governo eletrônico
c) Proporcionar acesso de Internet grátis à população, buscando fomentar a inclusão digital e conseqüentemente a inclusão social.
d) Aumentar a eficiência administrativa, além de contribuir efetivamente no cruzamento de dados e alimentação de sistemas governamentais, proporcionando condições de melhorar a fiscalização e, conseqüentemente, os índices de retorno de impostos.
e) Promover a agilidade dos serviços públicos eletrônicos a serviço do cidadão, diminuindo filas, contribuindo para a responsabilidade social.
f) Promover a redução de custos operacionais com a utilização das TICs, viabilizando a implantação de sistemas de governança municipal, com baixo custo operacional, por meio do compartilhamento de infraestrutura de rede.
g) Garantir qualidade de voz, imagem e dados é ato imprescindível para promover a modernização administrativa com melhores resultados no tocante à qualidade dos serviços públicos.
Cronograma
CIDADE DIGITAL |
||||
Meta |
Descrição da Meta |
Indicadores de Resultado |
Prazos |
Resultados |
01 |
Viabilizar a implantação de fibra óptica no
Município de Toledo |
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado
pelo Prefeito Municipal e o Ministério das Comunicações |
Janeiro 2013 |
Prefeito em Brasília assina (30/jan/2013) o Acordo. |
02 |
Reunião técnica sobre o a implantação da
infraestrutura: anel de fibra óptica, equipamentos, empresas contratadas, etc |
Reunião realizada, com o comparecimento de dois
técnicos (servidores de carreira) em Brasília – DF. |
Fevereiro
2013 |
Obtenção (em 18/02/2013) de informações sobre o
Convenio assinado, andamento dos trâmites legais, empresas contratadas, etc |
03 |
Contratação de link específico para o Cidades
Digitais de saída para Internet |
Execução de edital de licitação com a assinatura do
contrato |
Agosto à
novembro 2013 |
Abertura do Edital
em 11/09/2013, Contrato 789/2013 assinado em 01/11/2013 |
04 |
Contratação para uso compartilhado dos postes junto
à Concessionária de Energia, ainda, obtenção de aprovação do Projeto Técnico
junto à COPEL, com autorização para implantação |
Aprovação da COPEL do Projeto Técnico de uso
compartilhado dos postes a ser firmado entre o Município e a Concessionária
de Energia, com a assinatura de Contrato. |
Abril 2013 |
Projeto aprovado, mas o retorno veio somente em
17/06/13 com cobrança de valores que inviabilizam o projeto. Iniciaram
tratativas políticas para redução dos mesmos. Assinatura de novo contrato em
31/10/2013 |
05 |
Treinamento para os técnicos envolvidos com o
Cidades Digitais |
Número de servidores que receberão treinamento |
Abril à
Dezembro de 2014 |
Três servidores que realizaram os treinamentos,
sendo eles: Governança de TI Gestão Estratégica de TI Introdução ao Linux Administração de Sistemas Linux Protocolos de Rede TCP/IP Tecnologias redes sem fio
|
06 |
Levantamento nos locais - PAGs e PAPs, a respeito do
aterramento, disjuntores e caixas de energia, dutos de passagem, definição
dos locais dos RACKs |
Locais PAGs e PAPs, com caixa e disjuntores de
energia prontos para receber as instalações dos equipamentos com capacidade
adequada |
Abril 2014 |
Locais aptos a receberem os equipamentos |
07 |
Acompanhamento da implantação e operação |
Instalação da fibra óptica,
cordoalha, racks, switches, etc |
Maio à Julho
2014 |
Fibra óptica colocada |
08 |
Acompanhamento da ativação dos PAGs e PAPs |
Equipamentos instalados e
ativados, iluminação da fibra. |
Julho 2014 |
Execução de testes, informação trafegando pelo anel
de fibra óptica |
09 |
Obtenção da autorização para exploração do SLP com uso
de Fibras Ópticas (076) e para exploração do SLP Prefeituras
para inclusão digital (049), uso de rádio freqüência (sinal de wireless para
população) |
Publicação do ATO no diário oficial com a obtenção de Ato de
outorga de SLP junto à ANATEL |
Janeiro 2013
à Julho 2014 |
Liberação da SLP pela ANATEL para execução da rede
de fibra óptica e de serviços de wifi/wireless ao cidadão |
10 |
Acompanhamento da fiscalização
e liberação da rede implantada |
Liberação da rede implantada |
Julho 2014 |
Solicitada a visita do INMETRO para liberação da
rede para uso desde 11/07/2014. A
visita com a respectiva aferição somente ocorreu em 15/10/2014. |
11 |
Treinamento para repasse técnico do Programa Cidade Digital
implantado |
Repasse técnico realizado |
Fevereiro
2015 |
Oito servidores
realizaram o treinamento ministrado pela empresa integradora PETCOM – Peltier
Comércio e Indústria Ltda |
12 |
Transferência da propriedade da Rede Metropolitana instalada,
composta por infraestrutura de
telecomunicações, hardwares, softwares e complementos. |
Assinatura do Termo de Doação
com encargos. A rede é efetivamente da Prefeitura de Toledo. |
Março 2015 |
Assinatura do Termo e “inauguração” da rede com a presença de autoridades
em 19/mar/2015 |
13 |
Implantação do Videomonitoramento |
Lançamento do Edital,
implantação e prestação de contas |
2014 |
Obra concluída |
14 |
Ampliação da rede de fibra óptica |
Lançamento do Edital,
implantação |
2015 |
Em execução. |
Resultados
Quando falamos de melhorar a infraestrutura de rede, nem sempre
conseguimos vislumbrar imediatamente no que isso poderá impactar.
A implantação
do Cidade Digital possibilitou o desligamento dos circuitos de dados de vários
pontos de governo. O que antes era pago para a operadora de telefonia, passou a
representar uma economia anual direta aos cofres públicos de R$ 214.385,62. E
assim, os recursos antes direcionados a essa despesa, foi transformado em
investimentos.
No
caso do Cidades Digitais, além de promover uma economia dos valores gastos com
links de dados, o programa vem favorecendo o Município no aumento da
arrecadação. Como no caso da Nota do Produtor Rural, em que havia muita
dificuldade com o acesso à Internet, que não atendia à demanda devido aos
sistemas online, que necessitava de mais
rapidez (largura de banda).
Antes
da implantação da fibra óptica atendia-se no máximo a 100 pessoas por dia.
Agora o tempo de atendimento é menor, possibilitando ao produtor contar com a
agilidade no atendimento, evitando esperas. Atualmente são cerca de 140
atendimentos por dia com mais tranqüilidade.
Por
sua vez, a implantação do Sistema da Nota do Produtor Rural, possibilitou a
melhoria da fiscalização e da arrecadação, pois o produtor entrega sua colheita
nas cooperativas ou cerealistas, emitindo a Nota. As empresas fazem a
Declaração Fisco Contábil – DFC , informando os produtos adquiridos no
município de Toledo, que possibilita o
cruzamento de informações buscando as eventuais inconsistências. Não há uma
penalização para o produtor ou para a empresa, mas esse rastreio propicia uma
conscientização de ambas as partes para que façam a sua retificação da DFC,
contribuindo para a melhoria do índice e conseqüentemente do retorno do ICMS,
favorecendo a fixação do Valor Bruto da
Produção Agropecuária (VBP) – tudo o que se produz no município na
agropecuária, beneficiando principalmente a agroindústria, interferindo
positivamente no cálculo de quanto vai retornar para o município.
A
relevância dessas ações perpassa vários segmentos, da tecnologia da informação,
saúde, educação, cultura, esporte, economia, todas elas buscando a eficiência
da administração municipal. Assim temos:
·Redução a zero dos erros com emissão
de multas de trânsito, antes de 30%, depois da implantação do Talonário
Eletrônico;
·Aumento da arrecadação do EstaR –
Estacionamento Regulamentado, em 40% e também da emissão de notificações de
trânsito;
·Aumento em cerca de 45% do número de
pessoas que buscam o meio digital como ferramenta de pesquisa nas
bibliotecas;
·Na área de saúde, viabilizou a
implantação do Raio-X Digital. Para que a imagem de alta resolução possa
trafegar chegando até o monitor do médico em sua qualidade máxima (20 MBytes)
necessita de largura de banda. Após efetuado o exame o resultado fica
disponível para o médico via Internet, gerando um aumento da produtividade,
além da possibilidade de se ampliar a quantidade de imagens (ou seja,
antigamente só se tirava uma ou duas “chapas” devido ao alto custo de sua
revelação, agora, pode-se captar várias imagens, melhorando o diagnóstico);
·Além da melhoria na qualidade dos
exames do Raio-X Digital, há um favorecimento ambiental, com a eliminação de
produtos químicos, e melhoria na conservação (o armazenamento deve ocorrer por
20 anos);
·A redução de custos é um fator
preponderante. O equipamento tradicional de Raio-X (filme, químicos, chassis, ecrã) gerava uma
despesa anual de R$ 100.000,00, sem contar problemas indiretos como a exigência
do uso de exaustor, a exigência de mão de obra especializada e recolhimento do
lixo por empresa especializada;
·Foi implantado no Centro da Juventude,
utilizando a Tecnologia como ferramenta, de forma a responder às demandas
sociais, na promoção da inclusão digital aos jovens com acesso à Internet (WI-FI),
aulas de informática, oficinas de fotografia e de tratamento de imagens;
·Uso da telefonia VoIP;
·Melhoria da velocidade de acesso à
Internet nos Telecentros;
·Oferta de Pontos de Acesso Público -
PAP, sinal de WI-FI para à população em 4 pontos da cidade.
Alguns
dos próximos desafios de todo o processo:
·Levar a interligação a todos os pontos
de governo, gerando mais economia com a interconectividade de voz, imagem e
dados;
·Viabilizar, após a consolidação de
toda a rede de fibra óptica, um estudo para se estabelecer uma parceria
público-privado voltada à manutenção da mesma em caso de rompimento, e ainda,
com a possibilidade de uma concessão de uso das fibras excedentes, buscando
incrementar a inclusão digital e gerar recursos para novas ampliações;
·Fomentar a inclusão digital e
empresarial, estimulando em meio às MPE’s, um novo segmento com a oferta de
serviços e produtos à comunidade por meio da rede mundial de computadores;
·Viabilizar o cruzamento das ortofotos
atualizadas com o Sistema Tributário para atualizar e fiscalizar os imóveis,
através do geoprocessamento, possibilitando aumentar a receita sem aumentar os
impostos;
·Projetos como implantação de VoIP (Voz
sobre IP, ou seja, economia com ligações telefônicas, pois grande parte irá
trafegar pela fibra);
·Implantação de alarmes sobre a fibra
(hoje, há um custo mensal muito alto só com as assinaturas de telefone, que
poderão ser substituídos por VoIP);
·Melhorar a qualidade da segurança
pública, com ampliação da videovigilância (ambientes internos) e
videomonitoramento (ambientes externos);
·Implantação da TV Corporativa;
·Implantação do programa Papel Zero;
·Implantação da “onda verde” nos semáforos;
Instituições Envolvidas
Prefeitura do Município de Toledo-Pr
Ministério das Comunicações
Ministério da Justiça
Contatos
Elizabeth
Timm Balcewicz
Coordenadora
do Programa Toledo Cidade Digital
Departamento
de Informática
Prefeitura
do Município de Toledo – Pr
(45)
3055-8927 – [email protected]
Robson
José Vozniaki
Diretor
do Departamento de Informática
Prefeitura
do Município de Toledo-Pr