Toledo Cidade Digital - Toledo / PR

No mundo contemporâneo, um dos fatores vitais para o desenvolvimento econômico, social e cultural tem sido o aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, podemos dizer que o crescimento econômico e social depende, em larga medida, da amplitude e efetividade dos processos de adaptação, mudança e inovação tecnológicas.

O Município contava com aplicativos de governo eletrônico nas áreas das finanças, dos tributos, da educação e da saúde, que necessitava a integração em base de dados única e acessos remotos favorecendo a descentralização dos serviços públicos, conectando os equipamentos públicos (Pontos de Acesso de Governo – PAGs) mas não contavam com uma largura de banda suficiente.

Fazia-se necessário a construção de uma infraestrutura de rede ágil e veloz, pois o Município pagava um valor alto para terceirizar os serviços de rede, voz, dados e imagem, e ainda assim, as velocidades contratadas não eram as ideais para atender a demanda, tendo o alto custo como fator principal para que não fossem contratadas as velocidades ideais.

Buscava-se um modelo de infraestrutura com base nos seguintes princípios: Durabilidade (projeto estruturante, de longo prazo); Simplicidade (tecnologia consolidada, o que permite uma maior facilidade na instalação e na manutenção da rede); Escalabilidade (infraestrutura que venha a suportar o aumento do tráfego acompanhando o crescimento da demanda e permitindo a expansão dos pontos de conexão); Interoperabilidade (protocolos abertos, evita o aprisionamento tecnológico). Além disso, a característica topológica da construção de anel de fibra óptica buscava garantir a disponibilidade dos serviços, pois caso haja rompimento em um ponto, a informação segue pelo outro lado.

A busca da municipalidade por maior eficiência, agilidade e transparência, veio de encontro com os objetivos do Projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, garantindo 14 km de fibra óptica construída em anel.

Ainda, com expectativa de ampliar-se a malha de fibra óptica, a Prefeitura direcionou esforços para captação de novos recursos junto ao Ministério da Justiça para a expansão do videomonitoramento, aumentando de 14 para 31 novas câmeras dome fixas (full HD), tendo em vista a diminuição dos índices de vandalismo e violência, mas também estendendo a capacidade de levar a comunicação de alta velocidade até bairros distantes, incrementando em mais 22 Km a capilaridade e ganhos significativos no aprimoramento da segurança pública.

Assim o Município de Toledo, conseguiu iniciar a sua própria rede de fibra óptica, mesmo com Projetos distintos, Ministérios Federais distintos, o projeto “nascia” em Toledo de tal modo que pudéssemos trabalhar os dois de maneira intergrada, com uma arquitetura escalável, ou seja, com possibilidade de expansões futuras e previsão de vida útil de pelo menos 30 anos.

Em pouco tempo, evidente foi a economicidade com a redução dos valores pagos às operadoras de telecomunicações, tanto nos pacotes de links de dados quanto nos pacotes de telefonia.

Tomando como base ações estruturantes e a perspectiva de desenvolvimento local por meio de uma rede de telecomunicações para interligar os órgãos públicos, o Município em 2015, com recursos oriundos da economicidade, iniciou a capilaridade da rede de fibra óptica, aumentando em mais 15 km e chegando a 46 PAGs. Em 2016, pretende-se interligar todos os PAGs na área urbana do Município, inclusive ligando todas das câmeras, radares. O Projeto propicia uma maturidade no âmbito computacional, uma maior transparência e participação da sociedade civil, com a democratização do acesso e o fomento à economia criativa e sustentável.

Como já dizia o economista e cientista político austríaco, Joseph Schumpeter, considerado um dos maiores economistas da primeira metade do século XX e um dos primeiros a considerar as inovações tecnológicas como motor do desenvolvimento, “o empreendedor é o que realiza coisas novas e não, necessariamente, quem as inventa”.

Eixo
Governança
Objetivos

Possibilitar a modernização da gestão pública com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de aprimorar a prestação de serviços e o acesso da comunidade aos serviços de governo.

Objetivos específicos:

a) Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs.

b) Acesso da população aos serviços de governo eletrônico

c) Proporcionar acesso de Internet grátis à população, buscando fomentar a inclusão digital e conseqüentemente a inclusão social.

d) Aumentar a eficiência administrativa, além de contribuir efetivamente no cruzamento de dados e alimentação de sistemas governamentais, proporcionando condições de melhorar a fiscalização e, conseqüentemente, os índices de retorno de impostos.

e) Promover a agilidade dos serviços públicos eletrônicos a serviço do cidadão, diminuindo filas, contribuindo para a responsabilidade social.

f) Promover a redução de custos operacionais com a utilização das TICs, viabilizando a implantação de sistemas de governança municipal, com baixo custo operacional, por meio do compartilhamento de infraestrutura de rede.

g) Garantir qualidade de voz, imagem e dados é ato imprescindível para promover a modernização administrativa com melhores resultados no tocante à qualidade dos serviços públicos.

Criar condições para ampliar e melhorar os serviços em áreas como saúde, educação, segurança pública, controle de tráfego e mobilidade urbana, comunicação unificada, automatização de processos da administração pública, portal de governo eletrônico, geoprocessamento, dentre outras.
Cronograma


CIDADE DIGITAL

Meta

Descrição da Meta

Indicadores de Resultado

Prazos

Resultados

01

Viabilizar a implantação de fibra óptica no Município de Toledo

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Prefeito Municipal e o Ministério das Comunicações

Janeiro 2013

Prefeito em Brasília assina (30/jan/2013) o Acordo.

02

Reunião técnica sobre o a implantação da infraestrutura: anel de fibra óptica, equipamentos, empresas contratadas, etc

Reunião realizada, com o comparecimento de dois técnicos (servidores de carreira) em Brasília – DF.

Fevereiro 2013

Obtenção (em 18/02/2013) de informações sobre o Convenio assinado, andamento dos trâmites legais, empresas contratadas, etc

03

Contratação de link específico para o Cidades Digitais de saída para Internet

Execução de edital de licitação com a assinatura do contrato

Agosto à novembro 2013

Abertura do Edital  em 11/09/2013, Contrato 789/2013 assinado em 01/11/2013

04

Contratação para uso compartilhado dos postes junto à Concessionária de Energia, ainda, obtenção de aprovação do Projeto Técnico junto à COPEL, com autorização para implantação

Aprovação da COPEL do Projeto Técnico de uso compartilhado dos postes a ser firmado entre o Município e a Concessionária de Energia, com a assinatura de Contrato.

Abril 2013

Projeto aprovado, mas o retorno veio somente em 17/06/13 com cobrança de valores que inviabilizam o projeto. Iniciaram tratativas políticas para redução dos mesmos. Assinatura de novo contrato em 31/10/2013

05

Treinamento para os técnicos envolvidos com o Cidades Digitais

Número de servidores que receberão treinamento

Abril à Dezembro de 2014

Três servidores que realizaram os treinamentos, sendo eles:

Governança de TI

Gestão Estratégica de TI

Introdução ao Linux

Administração de Sistemas Linux

Protocolos de Rede TCP/IP

Tecnologias redes sem fio

 

06

Levantamento nos locais - PAGs e PAPs, a respeito do aterramento, disjuntores e caixas de energia, dutos de passagem, definição dos locais dos RACKs

Locais PAGs e PAPs, com caixa e disjuntores de energia prontos para receber as instalações dos equipamentos com capacidade adequada

Abril 2014

Locais aptos a receberem os equipamentos

07

Acompanhamento da implantação e operação

Instalação da fibra óptica, cordoalha, racks, switches, etc

Maio à Julho 2014

Fibra óptica colocada

08

Acompanhamento da ativação dos PAGs e PAPs

Equipamentos instalados e ativados, iluminação da fibra.

Julho 2014

Execução de testes, informação trafegando pelo anel de fibra óptica

09

Obtenção da autorização para exploração do SLP com uso de Fibras Ópticas (076) e para exploração do SLP Prefeituras para inclusão digital (049), uso de rádio freqüência (sinal de wireless para população)

Publicação do ATO no diário oficial com a obtenção de Ato de outorga de SLP junto à ANATEL

 

Janeiro 2013 à Julho 2014

Liberação da SLP pela ANATEL para execução da rede de fibra óptica e de serviços de wifi/wireless ao cidadão

10

Acompanhamento da fiscalização e liberação da rede implantada

Liberação da rede implantada

Julho 2014

Solicitada a visita do INMETRO para liberação da rede para uso  desde 11/07/2014. A visita com a respectiva aferição somente ocorreu em  15/10/2014.

11

Treinamento para repasse técnico do Programa Cidade Digital implantado

Repasse técnico realizado

 

Fevereiro 2015

Oito servidores realizaram o treinamento ministrado pela empresa integradora PETCOM – Peltier Comércio e Indústria Ltda

12

Transferência da propriedade da Rede Metropolitana instalada, composta por  infraestrutura de telecomunicações, hardwares, softwares e complementos.

Assinatura do Termo de Doação com encargos. A rede é efetivamente da Prefeitura de Toledo.

Março 2015

Assinatura do Termo e “inauguração” da rede com a presença de autoridades em 19/mar/2015

13

Implantação do Videomonitoramento

Lançamento do Edital, implantação e prestação de contas

2014

Obra concluída

14

Ampliação da rede de fibra óptica

Lançamento do Edital, implantação

2015

Em execução.


Resultados

Quando falamos de melhorar a infraestrutura de rede, nem sempre conseguimos vislumbrar imediatamente no que isso poderá impactar.

A implantação do Cidade Digital possibilitou o desligamento dos circuitos de dados de vários pontos de governo. O que antes era pago para a operadora de telefonia, passou a representar uma economia anual direta aos cofres públicos de R$ 214.385,62. E assim, os recursos antes direcionados a essa despesa, foi transformado em investimentos.

No caso do Cidades Digitais, além de promover uma economia dos valores gastos com links de dados, o programa vem favorecendo o Município no aumento da arrecadação. Como no caso da Nota do Produtor Rural, em que havia muita dificuldade com o acesso à Internet, que não atendia à demanda devido aos sistemas online, que  necessitava de mais rapidez (largura de banda).

Antes da implantação da fibra óptica atendia-se no máximo a 100 pessoas por dia. Agora o tempo de atendimento é menor, possibilitando ao produtor contar com a agilidade no atendimento, evitando esperas. Atualmente são cerca de 140 atendimentos por dia com mais tranqüilidade.

Por sua vez, a implantação do Sistema da Nota do Produtor Rural, possibilitou a melhoria da fiscalização e da arrecadação, pois o produtor entrega sua colheita nas cooperativas ou cerealistas, emitindo a Nota. As empresas fazem a Declaração Fisco Contábil – DFC , informando os produtos adquiridos no município de Toledo,  que possibilita o cruzamento de informações buscando as eventuais inconsistências. Não há uma penalização para o produtor ou para a empresa, mas esse rastreio propicia uma conscientização de ambas as partes para que façam a sua retificação da DFC, contribuindo para a melhoria do índice e conseqüentemente do retorno do ICMS, favorecendo a fixação do  Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) – tudo o que se produz no município na agropecuária, beneficiando principalmente a agroindústria, interferindo positivamente no cálculo de quanto vai retornar para o município.

A relevância dessas ações perpassa vários segmentos, da tecnologia da informação, saúde, educação, cultura, esporte, economia, todas elas buscando a eficiência da administração municipal. Assim temos:

·Redução a zero dos erros com emissão de multas de trânsito, antes de 30%, depois da implantação do Talonário Eletrônico;

·Aumento da arrecadação do EstaR – Estacionamento Regulamentado, em 40% e também da emissão de notificações de trânsito;

·Aumento em cerca de 45% do número de pessoas  que buscam o meio digital como ferramenta de pesquisa nas bibliotecas;

·Na área de saúde, viabilizou a implantação do Raio-X Digital. Para que a imagem de alta resolução possa trafegar chegando até o monitor do médico em sua qualidade máxima (20 MBytes) necessita de largura de banda. Após efetuado o exame o resultado fica disponível para o médico via Internet, gerando um aumento da produtividade, além da possibilidade de se ampliar a quantidade de imagens (ou seja, antigamente só se tirava uma ou duas “chapas” devido ao alto custo de sua revelação, agora, pode-se captar várias imagens, melhorando o diagnóstico);

·Além da melhoria na qualidade dos exames do Raio-X Digital, há um favorecimento ambiental, com a eliminação de produtos químicos, e melhoria na conservação (o armazenamento deve ocorrer por 20 anos);

·A redução de custos é um fator preponderante. O equipamento tradicional de Raio-X  (filme, químicos, chassis, ecrã) gerava uma despesa anual de R$ 100.000,00, sem contar problemas indiretos como a exigência do uso de exaustor, a exigência de mão de obra especializada e recolhimento do lixo por empresa especializada;

·Foi implantado no Centro da Juventude, utilizando a Tecnologia como ferramenta, de forma a responder às demandas sociais, na promoção da inclusão digital aos jovens com acesso à Internet (WI-FI), aulas de informática, oficinas de fotografia e de tratamento de imagens;

·Uso da telefonia VoIP;

·Melhoria da velocidade de acesso à Internet nos Telecentros;

·Oferta de Pontos de Acesso Público - PAP, sinal de WI-FI para à população em 4 pontos da cidade.

Alguns dos próximos desafios de todo o processo:

·Levar a interligação a todos os pontos de governo, gerando mais economia com a interconectividade de voz, imagem e dados;

·Viabilizar, após a consolidação de toda a rede de fibra óptica, um estudo para se estabelecer uma parceria público-privado voltada à manutenção da mesma em caso de rompimento, e ainda, com a possibilidade de uma concessão de uso das fibras excedentes, buscando incrementar a inclusão digital e gerar recursos para novas ampliações;

·Fomentar a inclusão digital e empresarial, estimulando em meio às MPE’s, um novo segmento com a oferta de serviços e produtos à comunidade por meio da rede mundial de computadores;

·Viabilizar o cruzamento das ortofotos atualizadas com o Sistema Tributário para atualizar e fiscalizar os imóveis, através do geoprocessamento, possibilitando aumentar a receita sem aumentar os impostos;

·Projetos como implantação de VoIP (Voz sobre IP, ou seja, economia com ligações telefônicas, pois grande parte irá trafegar pela fibra);

·Implantação de alarmes sobre a fibra (hoje, há um custo mensal muito alto só com as assinaturas de telefone, que poderão ser substituídos por VoIP);

·Melhorar a qualidade da segurança pública, com ampliação da videovigilância (ambientes internos) e videomonitoramento (ambientes externos);

·Implantação da TV Corporativa;

·Implantação do programa Papel Zero;

·Implantação da “onda verde” nos semáforos;

·Implantação das lousas digitais nas escolas.
Instituições Envolvidas

Prefeitura do Município de Toledo-Pr

Ministério das Comunicações

Ministério da Justiça

Contatos

Elizabeth Timm Balcewicz

Coordenadora do Programa Toledo Cidade Digital

Departamento de Informática

Prefeitura do Município de Toledo – Pr

(45) 3055-8927 – [email protected]

 

Robson José Vozniaki

Diretor do Departamento de Informática

Prefeitura do Município de Toledo-Pr

(45) 3055-8898 – [email protected]

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/