Programa Horta Saudável Nas Escolas E CMEIs - Toledo / PR

O Projeto Horta Saudável nas Escolas e CMEIs, foi construído  a partir da necessidade de fortalecer, ampliar e organizar as hortas, criadas por algumas unidades escolares, por iniciativa própria.  Desta forma, a concepção deste projeto, que atualmente se consolida como um programa socioambiental ecopedagógico foi uma iniciativa advinda das próprias instituições de ensino do município de Toledo.

Em 2008 a Secretaria da Educação enviou convite às escolas municipais  para participar de uma capacitação que foi  coordenada pela Gestão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio ambiente. O objetivo desta formação era exclusivamente organização de hortas escolares para o cultivo de hortaliças e condimentares. 

No ano seguinte (2009), houve um aumento significativo da participação das instituições de ensino, (escolas municipais e CMEIs) e outros parceiros foram sendo agregados ao programa. Entre eles, Universidade Federal do Paraná campus Palotina,  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER), Itaipu Binacional, Centro Sócioeducacional de Toledo (CENSE) e instituto Maytenus.

Contudo, fez-se necessário a sistematização do programa de formação “Hortas Saudáveis nas Escolas e CMEIs” e a nutricionista responsável pela alimentação escolar passou a integrar a equipe, adicionando ao escopo do programa, a educação nutricional. Assim como coordenadores pedagógicos da Secretaria da Educação trouxeram para a formação uma abordagem metodológica em que o espaço da horta  é utilizado como ferramenta pedagógica.

Nos anos seguintes o programa continuou nestes moldes, aliando conhecimentos de cultivo de hortaliças e condimentares aos conhecimentos nutricionais e o espaço da horta escolar passou a ser utilizado também como ferramenta educativa nos projetos ecopedagógicos das escolas.

Sendo assim, o programa  Horta Saudável fundamenta-se na necessária articulação das áreas de educação/currículo, ambiente e alimentação/nutrição.

Para isso, a horta nas instituições educativas tem um importante papel, pois permitem aos alunos e à comunidade escolar vivenciarem os ciclos vitais da natureza, o cuidado com os seres vivos e atentarem para a importância de uma alimentação saudável.

Contudo, cabe destacar ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como, revolver a terra, plantar, controlar ervas daninhas, podar e regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, além de despertar o interesse no cuidado com o meio ambiente.

O ato de cultivar alimentos na horta escolar  ultrapassa os muros da escola, uma vez que a comunidade de entorno participa efetivamente, auxiliando na  formação e cultivo da horta.

O produto oriundo das hortas escolares é utilizado para complementar a alimentação escolar e familiar, assim hortaliças e condimentos produzidos são  consumidos nas refeições realizadas na escola e o excedente é destinado as famílias dos alunos.

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

Oportunizar à comunidade escolar a produção e  consumo de  hortaliças, fonte de vitaminas, fibras e sais minerais, obter noções sobre Educação Alimentar e Ambiental, além de utilizá-la como instrumento prático do processo ensino e aprendizagem. Assim como, Promover mudança de hábitos e postura em relação à gestão saudável dos diversos espaços/ ambientes em que vivemos.

Cronograma

No início de cada ano letivo a Secretaria da Educação encaminha para as instituições educacionais um cronograma de formações para o programa  “Hortas Saudáveis nas Escolas e CMEIs”, a instituição encaminha o nome de uma pessoa para participar das capacitações teórico/práticas que acontecerão durante o ano letivo conforme especificada na tabela abaixo

Encontros

Conteúdos

Responsabilidade

Carga horária

Teoria: Compostagem e controle biológico de pragas e armadilhas.

Prática: Montagem de uma pilha de composto e preparação de macerados de plantas

Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento.

4horas teóricas

4horas práticas

Agricultura agroecológica e organização do espaço da horta.

Prática: organização da horta e canteiros.

Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento.

4horas teóricas

4horas práticas

Teoria: Plantas medicinais (modo de preparo, indicações, resultados)

Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

4horas teóricas

4horas práticas

A importância da alimentação saudável (vídeo: muito além do peso).

Noções básicas de alimentação saudável.

Abordagem sobre o preparo de receitas utilizando partes não convencionais das hortaliças para enriquecer a alimentação.

Nutricionista da Secretaria Municipal da Educação

4horas teóricas

4horas práticas

Fertilidade, adubação verde e cobertura de solo.

Prática: plantio de adubação verde com a técnica de coquetel de sementes.

 

Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

4horas teóricas

4horas práticas

Ecopedagógico (Sugestões de atividades que poderão ser realizadas com as crianças utilizando a horta como ferramenta pedagógica).

Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação

4horas teóricas

4horas práticas

Confraternização com as receitas saudáveis elaboradas pelo grupo, considerando os conteúdos abordados durante o curso.

Todos os envolvidos no processo de Formação.

4horas teóricas

4horas práticas






Os participantes das capacitações ficam responsáveis em articular nas instituições as práticas da formação, tanto no que se refere a organização dos espaços, hortas saudáveis, como nas orientações acerca da alimentação saudável e as ações pedagógicas desenvolvidas, a partir do contato dos alunos com as hortas. Durante o decorrer do ano letivo as instituições também podem solicitar visitas técnicas dos profissionais envolvidos na condução das capacitações.

Resultados

O Programa Horta Saudável é resultado do entendimento de que é possível promover uma educação integral das crianças das escolas, CMEIs e comunidades do seu entorno, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Neste sentido, é possível perceber um avanço significativo de resultados dos quais é possível destacar:

 

· A efetivação de um trabalho intersetorial no município, integrando os diversos profissionais por meio de temas relacionados com a Educação Ambiental, alimentar e nutricional;

· Contato dos estudantes com os diversos profissionais envolvidos no programa. Ex: agrônomo, nutricionista, biólogo, gestores ambientais, técnico agrícola;

· Ampliação do contato dos alunos com a produção de alimentos saudáveis;

· Mudança nos hábitos alimentares, incorporados na alimentação escolar e familiar;  

· A mudança de hábitos nos cuidados com o ambiente escolar;

· Conhecimento sobre agroecologia (teoria e práticas)  na produção de hortaliças e condimentares;

· Aumento da produção de hortaliças e condimentares agroecológicos nas instituições escolares (escolas e CMEIs);

· Produção excedente destinada para famílias dos alunos complementando a alimentação familiar.



Instituições Envolvidas

Desde o início do programa em 2008, diversas parcerias foram firmadas com intuito de dar suporte técnico na formação para o programa das hortas escolares e CMEIs. Algumas não estão mais presentes neste programa, no entanto, destacamos todos os envolvidos considerando a importância do trabalho de cada instituição em seu tempo de colaboração. Visto que o sucesso desse constitui-se de forma histórica e coletiva.

Secretaria Municipal Da Educação;

Secretaria De Meio Ambiente;

Secretaria Municipal De Agricultura Pecuária E Abastecimento

Universidade Federal Do Paraná Campus Palotina, 

Empresa De Assistência Técnica E Extensão Rural Do Paraná (EMATER),

Itaipu Binacional, Centro Sócioeducacional De Toledo (CENSE)

Instituto Maytenus.

Contatos

Secretaria da Educação

Endereço: Avenida Senador Atílio Fontana, 5398 Centro

Toledo - PR.

Telefone: (45) 3378.8301

e-mail:educaçã[email protected]

Liliane Borges dos Reis Paludo – nutricionista RT

Fontes

Divulgações:

https://www.toledo.pr.gov.br/book/export/html/3469

http://cacphp.unioeste.br/eventos/epea/anais2013/trabalhos/poster/formacao_de_educadores_ambientais/93.pdf

http://florirtoledo.blogspot.com.br/2011/08/novo-curso-e-apreciado-no-projeto-horta.html

http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/2011/06/novo-curso-e-apreciado-no-projeto-horta-saudavel/1010587/

http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/2013/05/waldyr-luiz-becker-sedia-o-inicio-do-programa-horta-saudavel-em-2013/928156/

Fontes:

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. MMA/MEC, 1999.

 

BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em:< http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-apresentacao> Acesso em: Acesso em: 15 de fevereiro de 2016.

 

CECANE PARANÁ. A agricultura familiar e o programa nacional de alimentação escolar-PNAE. Curitiba, 2010.

 

Revista Didática Sistêmica, v. 13, n. 1, (2011).

Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola / [Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber]. – Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. 248 p: il.; 23 x 26 cm. Vários colaboradores. ISBN 978-85-60731-01-5. 1. Educação ambiental – Brasil. 2. Educação básica – Brasil. I Título. CDD 372.357 CDU 37:504. 


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/