Fundamentos Teóricos e Metodológicos Para o Ensino/Aprendizagem De Astronomia - Toledo / PR
O curso de formação em Astronomia nasceu a partir de questionamentos acerca do que tem se ensinado sobre Astronomia nas nossas escolas. Será que nossos professores estão preparados para ensinar estes conteúdos? Com base nestes questionamentos pensou-se num projeto mais amplo de formação, partindo de uma avaliação diagnóstica das concepções que os professores possuem acerca dos conhecimentos básicos em Astronomia. Os resultados nos mostraram que a formação do professor que trabalham com o Ensino Fundamental I, em sua grande maioria, é deficitária ou inexistente com relação ao conteúdo de Astronomia, o que implica em uma abordagem errônea ou de senso comum no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Diante disso, fez-se necessário pensar uma formação mais ampla de acordo com o Currículo Básico Para Escola Pública do Oeste do Paraná, no que tange ao Ensino Fundamental I, articulando teoria e atividades práticas e utilizando-se de diferentes recursos e metodologias.
Para isso, o município de Toledo estabeleceu uma parceria entre a Fundação Parque Tecnológica Itaipu – Brasil (FPTI-BR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.
A formação passou a ser ofertada em 2014, inicialmente para 40 professores da rede municipal de ensino, em três etapas:
A primeira que aconteceu nos dias 04 e 05/09;
Segunda etapa aconteceu nos dias 13 e 14/10 de 2014;
Terceira Etapa aconteceu nos dia 18/10 de 2014 - Sábado em Foz do Iguaçu (Polo Astronômico).
O tema central da formação é Astronomia, no entanto, durante o curso também são trabalhados conhecimentos de Física, Química, Geografia, Matemática, Ciências, História e Filosofia. Ao final do curso os professores têm que fazer um plano de ensino, abordando os conteúdos trabalhados, aplicá-lo na escola e apresentar em forma de relatório .
No ano de 2015, o curso foi ofertado para mais duas turmas, desta vez com 45 professores em cada. Nos mesmos moldes de formação. Para 2016 serão mais três turmas.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Favorecer o
desenvolvimento de abordagens para o ensino da Astronomia na Educação Básica
que considerem a investigação, observação, indagação e multiplicação de
conhecimentos; aguçar a curiosidade.
Propiciar o
aprofundamento de conceitos astronômicos fundamentais e relacionados a
diferentes áreas do conhecimento;
Proporcionar a identificação
de concepções alternativas e a construção de novos conceitos astronômicos;
Cronograma
Metodologia:
A
metodologia do curso, pelo viés do pluralismo metodológico (LABURU; ARRUDA;
NARDI, 2003), contempla o estímulo ao uso de ferramentas de ensino e aprendizagem
em uma abordagem investigativa, com ações pedagógico-científicas. A pluralidade
metodológica, como procedimento instrucional variado e possível, permite:
a) a utilização de novas
estratégias de ensino com recursos tecnológicos que possibilitam a expansão da
criatividade, iniciativa, associação de ideias e bagagem cognitiva;
b) o reconhecimento de concepções alternativas
na área de Astronomia e a construção de conceitos básicos e prioritários para o
ensino dessa Ciência, favorecendo a identificação de erros conceituais básicos
em livros didáticos ou repassados em sala de aula;
c) o ensino de significados
cientificamente corretos, despertando o interesse pela Ciência por meio de um
ensino multidirecional e com intercomunicação entre as disciplinas, aprimorando
os vínculos entre elas.
A
opção por um ou mais métodos para ensinar conteúdos de Ciências deve considerar
as múltiplas variáveis envolvidas no processo pedagógico, reconhecendo-se que
não existem procedimentos metodológicos capazes de satisfazer a todos os
alunos, pois a aprendizagem é um fenômeno complexo, dependente da trajetória
formativa e da história de vida do educando.
Cronograma
Carga Horária Total |
Nº De Dias |
Carga Horária Em Sala De Aula |
Atividades Extraclasse |
Trabalho Final / Ead |
Público Alvo |
No Total De Vagas |
72 h |
16 |
50h |
12h |
10h |
Professores
dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
40 |
DIAS DA SEMANA |
HORÁRIO |
Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado |
Manhã, Tarde ou Noite Manhã, Tarde ou Noite Manhã, Tarde ou Noite Manhã, Tarde ou Noite Manhã ou Tarde |
Resultados
Desde 2014, quando
foi implementado o projeto de formação em Astronomia, já foram
formados 170 professores do Ensino Fundamental, os quais elaboraram e aplicaram
uma proposta pedagógica para o ensino de Astronomia, contribuindo para o
processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos.
Além disso, este curso motivou professores a realizarem projetos no interior das escolas, tais como:
Participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA);
Alunos medalhistas na OBA;
“Dormindo com as Estrelas” - projeto desenvolvido pela Escola Municipal São Luiz. http://escolasaoluizoeste.blogspot.com.br/p/50-anos-d.html
“Trabalhando Astronomia de forma interdisciplinar”- projeto desenvolvido pela Escola Municipal Borges de Medeiros. http://escoladoutorborgesdemedeiros.blogspot.com.br/search?updated-max=2016-04-07T07:37:00-07:00&max-results=10&start=7&by-date=false
Trabalhos publicados na revista online do Observatório Didático de Astronomia. https://sites.google.com/site/iodastronomia/ioda_2015_02
https://sites.google.com/site/iodastronomia/ioda_2015_01
Instituições Envolvidas
Secretaria
Municipal da Educação de Toledo.
Universidade
Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Parque Tecnológico
de Itaipu (PTI)
Contatos
Endereço: Rua Senador Atílio Fontana, Centro, 5398, Toledo - PR.
CEP: 85912-140
Telefone: (45) 32776269
e-mail: [email protected]
Fontes
ALBRECHT, E.; VOELZKE, M. R. Diferentes metodologias aplicadas ao ensino de Astronomia. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 27, n. 1, p.106, 2007. BRASIL.
Associação dos Municípios do Oeste do Paraná- AMOP. Departamento de Educação. Currículo Básico Para Escola Pública Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Cascavel – PR, AMOP, 2014.
Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Porto Alegre: Unijui, 2006.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n.2, p. 373-399, ago. 2011.
LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 4, p.4402-1 a 4402-11, 2009.
Divulgação das etapas de formação:
https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/professores-participam-de-curso-de-formacao-astronomica