Formação Artística Cultural - Toledo / PR
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TOLEDO
(CASA DA CULTURA)
Programa de Formação Artístico-Cultural
A Secretaria de Cultura do Município de Toledo/Paraná, por meio de um dos seus equipamentos a Casa da Cultura realiza o Programa de Formação Artístico - Cultural, que tem como objetivo a formação e qualificação artística, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade estética com relação às artes.
Desde 2007 a Casa da Cultura atende ao público por meio de professores concursados, instrutores de artes, e graduados tanto em licenciatura quanto bacharéis, para atuarem nas áreas de música, artes plásticas e visuais e teatro. O público alvo do programa são crianças a partir dos seis anos, além de jovens e adultos. Em média a Casa da Cultura atende por meio do Programa de Formação Artístico – Cultural cerca de 500 pessoas por ano.
Por meio do Programa, a Secretaria de Cultura reconhece a importância estratégica de ações para democratização e a universalização do acesso à cultura que se dá pela oferta de cursos de forma gratuita à população. O objetivo é proporcionar a iniciação e formação de novos artistas, preparando- os para futuramente ingressar em uma graduação na área das artes.
Os alunos participam das aulas e recebem conhecimentos tanto práticos quanto teóricos – como, por exemplo, teoria musical, história da arte, e do teatro. Além disso, participam de atividades em grupos, com o objetivo de incentivar a prática coletiva.
Como forma de dar visibilidade e oportunidade aos alunos, a Casa da Cultura também promove os Recitais como forma de avaliação dos trabalhos realizados no decorrer do curso. Além disso, os alunos têm participado de eventos – como festivais de música, teatro e exposições - e ações da Secretaria de Cultura em parceria com outras secretarias municipais e municípios e entidades. Os alunos da Casa da Cultura também participam de grupos formados dentro do município como, por exemplo, bandas, orquestras de viola, violão, de Câmara, Camerata, além de corais e grupos de teatro.
A Secretaria de Cultura oferta cursos de violão popular, violão clássico, guitarra, violino, violoncelo, viola clássica, saxofone, clarinete, flauta transversal, teclado, musicalização, técnica vocal, pintura em tela, introdução ao desenho, desenho intermediário e teatro.
Curso de Violino, Viola Clássica e Violoncelo
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
Violino – a partir de 6 anos
Viola clássica e violoncelo – a partir dos 9 anos
O QUE SÃO OS
CURSOS
Os cursos têm como objetivo apresentar para população uma nova visão musical, apresentando como canal central de desenvolvimento à música clássica/erudita.
Os cursos são destinados para crianças a partir dos nove anos, adolescentes e adultos estimulando o aprendizado em qualquer idade e qualquer nível social pois a música é para todos.
Os alunos desses cursos, de acordo com o seu desenvolvimento, poderão integrar a Orquestra de Câmara de Toledo, após avaliação.
TEMPO DE
DURAÇÃO
O tempo do
curso de violino é cinco anos aproximadamente, de acordo com o desenvolvimento
dos alunos. Sendo que esse é o tempo máximo de permanência dos alunos na Instituição.
O curso de viola
clássica é três anos aproximadamente, de acordo com o desenvolvimento do aluno.
Sendo que esse é o tempo máximo de permanência do aluno na Instituição.
O curso de violoncelo
é de dois anos aproximadamente, de acordo com o desenvolvimento do aluno. Sendo
que esse é o tempo máximo de permanência do aluno na Instituição.
DIDÁTICA
/METODOLOGIA
As aulas serão
em turmas de cinco a dez alunos, uma vez por semana, com aulas de 45min a 1
hora.
O método usado
para a iniciação dos três cursos será o método Suzuki, e de acordo com o
desenvolvimento do aluno ou da turma, poderá haver uma adequação para outros
métodos e outro repertório.
As aulas de teoria musical serão simultaneamente com a prática facilitando o aprendizado.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO - VIOLINO,
VIOLA E VIOLONCELO
Conteúdo
teórico
Clave e
pentagrama, Notação Musical, figuras musicais, iniciação ao solfejo, compassos (binário, ternário e
quaternário), Números representativos das figuras musicais, ponto e ligadura,
compasso simples e composto, sigla
de compassos , fórmula de compasso , tom e semitom , alterações (sustenido ,
bemol , bequadro, etc.) Escalas, abreviação , história da música e dos instrumentos .
Obs: Todos
estes conteúdos são
trabalhados conforme são necessários para as aulas práticas.
Conteúdo
Prático
A posição do
violino, viola e violoncelo em relação ao corpo.
Noções de
postura corporal.
Violino
1°- Metodos
Suzuki Vol. 1 , 2 e 3
2°- Hans Siit Vol. 1 e 2
3°- Quick step Vol. 1
e 4
4°- O. Sevtck V
1 op 1
5°- Concertos
didáticos. (são pecas orquestrais escritas especialmente com o fim didático
para futuros solistas )
Viola
1°- Metodos
Suzuki Vol. 1 , 2 e 3
2°- Hans Siit Vol. 1 e 2
3°- Quick step Vol. 1
e 4
4°- O. Sevtck V
1 op 1
5°- Concertos
didáticos
Violoncelo
1°- Metodos
Suzuki Vol. 1 , 2
2° - Dotzauer
para Cello vol. 1
3° - Concertos
didáticos
Os livros têm em média 20 lições onde são
preparados com o passo a passo para aprendizado de um conteúdo específico em
cada lição.
Alguns livros
trabalham em forma de pequenas musicas outros, trabalham em forma de
exercícios, por isso, muitas vezes é trabalhado 2 ou 3 livros simultaneamente.
*O tempo em que cada aluno ira fazer cada passo do curso, depende exclusivamente dele e de sua prática diária, podendo haver alunos que completam o conteúdo em menos de 5 anos e também alunos que ficam 5 anos sem completar o conteúdo.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados diariamente, podendo haver a readequação dos alunos nas turmas de acordo com o seu desenvolvimento.
CURSO VIOLÃO CLÁSSICO
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
A partir dos 12 anos
O QUE É O CURSO
Este curso é para aqueles que querem se aperfeiçoar no estudo do violão instrumental a partir do repertório erudito, oferecendo conhecimentos técnicos, históricos, estéticos, teóricos e práticos, proporcionando aos alunos um desenvolvimento gradual no domínio da leitura e mecanismo, direcionando para o desempenho e interpretação.
DURAÇÃO DO CURSO
Quatro anos, sendo que o avanço do aluno dependerá do seu desempenho nas avaliações semestrais e da avaliação final mediante banca de professores especialistas.
DIDÁTICA/METODOLOGIA
Para que o desenvolvimento ocorra com grande aproveitamento é necessário que o aluno se dedique com disciplina e estudo diário sendo que as aulas serão realizadas semanalmente onde o professor realiza a explicação do tema a ser abordado no instrumento e o aluno passa a lição mediante a orientação e correção dos exercícios, cujas etapas vão progressivamente incorporando elementos técnicos mais avançados à medida que as metas vão sendo cumpridas.
Métodos: Sávio, Carcassi, Giuliani, Tarrega, Sor, Coste, Arenas, Segóvia, entre outros.
AVALIAÇÃO
Através de provas teóricas e de desempenho individual mediante banca de três ou mais professores, que deverão avaliar se o aluno dominou as metas propostas para o período e se esta apto a avançar para o próximo nível.
MATERIAIS
Violão, Afinador, Metrônomo, caderno pautado grande, Método, Livro de Teoria.
CURSO VIOLÃO POPULAR
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
A partir dos 9 anos
O QUE É O CURSO
Sabemos que o ser humano necessita das artes e a utiliza como meio de expressar seus sentimentos. Através da execução do violão e guitarra, o aluno tem a oportunidade de “fazer música” mais efetivamente e utilizá-la como meio de criar, expressar e interpretar ideias das mais diferentes composições.
Neste trabalho buscará envolver os alunos no aprendizado do instrumento (violão/guitarra),utilizando a leitura musical de uma forma gradativa e progressiva, fazendo uso de repertórios nacionais e internacionais das mais variadas esferas estilísticas.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos uma vivência musical através do violão e guitarra, utilizando-se a leitura musical, partindo de pequenas peças facilitadas a outras com maior grau de dificuldade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o interesse pela música e execução do instrumento musical;
- Propiciar o conhecimento de um repertório musical variado
- Estimular o aprendizado dos alunos utilizando os recursos funcionais que o instrumento oferece.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nível 1
Teoria: notas musicais, claves, pauta ou pentagrama, linhas e espaços suplementares, figuras de som, pausas, valores, compassos, ponto de aumento, ligadura, acordes e cifras, sinais de repetição, alterações, sustenido, bemol, bequadro.
Pratica: exercícios de coordenação motora, lições e exercícios para conhecimento do braço do instrumento, desenvolvimento da leitura, desenvolvimento dos acordes. Execução de músicas compatíveis com o ensino Nível 1.
Nível 2
Teoria: escala maior, armadura de clave, escala maior e relativa menor, intervalo diatônico, intervalo harmônico.
Pratica: exercícios de acordes abertos com sétimas e suspenso, acordes com pestana. Exercícios para uso de palheta. Exercícios para dedilhado avançado. Execução de músicas compatíveis com o ensino Nível 2.
Nível 3
Teoria: escala pentatônica, escala blues, power chords, traíades, campo harmônico (escala maior).
Pratica: exercícios para escala pentatonica e escala blues em todas as tonalidades. Exercícios de acordes com 9ª, 7ªmaior e 11ª. Exercícios para a técnica de slides, bends, hummer-on, pull-off, tapping, harmônico natural e artificial, jazz octaves. Exercícios para Improvisação. Excução de músicas compatíveis com o ensino Nível 3.
Nível 4
Teoria: semicolcheia, escala de 3 notas por corda (modos gregos), tétrades (maior, menor, diminuto, aumentado, alterado, com baixo alternado...), chord melody.
Prática: exercícios de ritmos e escalas usando semicolcheias. Exercícios das escalas de três notas por cordas em todas as tonalidades. Exercícios de acordes. Criação de solos. Execução de músicas compatíveis com o ensino Nível 4.
DURAÇÃO DO CURSO
O Curso está organizado em dois anos sendo divididos em quatro estágios semestrais, em que a progressão do aluno será realizada mediante avaliação realizada pelo professor ao final de cada estágio. Serão ministradas aulas práticas semanais de 1h30min.
DIDÁTICA/METODOLOGIA
O Trabalho tem inicio com a apresentação do violão/guitarra e iniciação de alguns exercícios de coordenação motora e à teoria musical. O estudo será dividido em 4 níveis, sendo trabalhadas teoria e prática. Da parte teórica, será exposto o conteúdo em aula e posteriormente, o aluno fará um conjunto de exercícios para a fixação do mesmo. Já da parte prática, os alunos utilizarão o instrumento, explorando os recursos disponíveis ao executar as lições, com grau de dificuldade se elevando a cada lição que é desenvolvida e atingida o objetivo final necessário a cada uma.
O Resultado final esperado será que os mesmos possuam conceitos teórico-musicais básicos e que, aliado ao manejo dos recursos disponíveis no instrumento, o aluno seja capaz de executar as mais variadas peças musicais no mesmo.
AVALIAÇÃO
Ao término de cada estágio serão feitas duas avaliações uma teórica e outra prática onde, o aluno será promovido ao próximo nível, desde que demonstre absorvência de ao menos 70% dos conhecimentos necessários nos dois quesitos através de exames, assegurando-lhe, ao final do método, o direito ao certificado de conclusão do nível no referido curso.
MATERIAIS: Violão, Afinador, Metrônomo, caderno pautado grande, e Apostila do Curso. REFERÊNCIAS
1. Educação Musical através do Teclado volume1-1985 – Maria de Lurdes Gonçalves
2. Gênios do Teclado – Magdalena Rauch Souto –Londrina – 1992
3. Teoria Da Música - BohumilMed – 4ª edição – Musimed – 1996
CURSO DE TEORIA MUSICAL
Público/faixa etária
A partir dos 13 anos
O que é o Curso
Teoria Musical é uma disciplina indispensável para a formação de músicos e musicistas e para o seu aperfeiçoamento, abordando os Fundamentos da linguagem musical assim como a sua estruturação e suas regras.
Todo ser humano necessita da arte para sua formação intelectual e social e a música é uma das expressões artísticas mais importantes. Promover o aprendizado da teoria da música, fazendo com que o aluno tenha aptidão para
compreender e interpretá-la em todas as suas formas é essencial para que o mesmo possa estudar um instrumento musical. A busca pelo constante aperfeiçoamento do aluno deve ser alvo permanente.
OBJETIVO GERAL
Ensinar a leitura e a compreensão de elementos musicais necessários para o posterior aprendizado de um instrumento musical, em seus mais variados níveis de dificuldade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o interesse pela música.
- Ensinar elementos técnicos que possibilitem ao aluno entender o universo da música.
- Fornecer ferramentas para que o aluno consiga autossuficiência no posterior aprendizado e prática do seu instrumento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O material didático usado será:
“Compendio de teoria elementar da música” (Oswaldo Lacerda).
“Elementos básicos da música” (Roy Bennett).
“Teoria da música” (Bohumil Med).
“O som e o sentido” (José Miguel Wisnick).
“Harmonia Funcional” (H. J. Koellreutter)
Nível 1 – 1º semestre.
- Conteúdo semestral:
Propriedades do som, nota, pentagrama, claves, duração, figuras da nota,
pausa, ligadura, pontos de aumento e diminuição, fermata, compassos simples
e composto, fórmula de compasso, regras de grafia, andamento, marcação de
compasso, quiálteras, contratempo e sincopa, articulações, sinais de repetição,
sinais de dinâmica.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral (duas avaliações e um
trabalho escrito) e tendo presença mínima de 75%, receberá um certificado de
conclusão e avançará ao nível 02.
Nível 2 – 2º semestre.
- Conteúdo semestral:
Intervalos simples e compostos, tom e semitom, sinais de alteração, notas enarmônicas, escalas, modo maior e menor, noções de melodia e harmonia, tonalidade, escalas enarmônicas, escalas homônimas, escalas gregas e outras
escalas exóticas.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral (duas avaliações e um trabalho escrito) e tendo presença mínima de 75%, receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 03.
Nível 3-A - 3º semestre.
- Conteúdo semestral:
Transposição, classificação das vozes e dos instrumentos, formação de acordes, tríades e tétrades, campo harmônico maior e menor, funções harmônicas, cadências e progressões mais usadas, harmonia tonal.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral (trabalhos escritos) e tendo presença mínima de 75%, receberá um certificado de conclusão do curso e avançará ao nível 3-B.
Nível 3-B 4º semestre
- Conteúdo semestral:
Análise de peças musicais, noções de composição, noções de harmonia modal. Harmonização e reharmonização de músicas a partir de somente melodias. O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral (trabalhos escritos) e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão de curso.
Duração do Curso
Duração de dois anos subdivididos em quatro etapas, concluídas por avaliação e recuperação. Aulas semanais de 1h 30min.
Didática/Metodologia
No primeiro ano serão desenvolvidas atividades de fundamentação teórica, escrita e Caligrafia Musical, tempo, andamento, métrica, compasso, dinâmica, estudo das escalas através da análise de intervalos e formação de acordes. O segundo ano o estudo segue com o estudo de harmonia, noções elementares de contraponto, análise, percepção musical, rítmica, melódica e harmônica assim como introdução ao solfejo.
Métodos: BohumilMed, Pozzoli, De Bona, etc
Avaliação
Mediante prova escrita e avaliação de percepção
MATERIAIS
Caderno pautado grande, Método, Livro de Teoria
CURSO DE GUITARRA ELÉTRICA
Público/faixa etária
A partir dos 12 anos
O que é o Curso
Curso destinado a iniciantes em Técnicas de Guitarra Elétrica, com ênfase na Leitura e Notação Musical direcionado a Formação de Repertório de Rock, Blues, Pop Music, Heavy Metal e outros.
Duração do Curso
O Curso tem duração de dois anos divididos em quatro estágios podendo ser expandido de acordo com o desenvolvimento e aproveitamento do aluno.
Didática/Metodologia
O aluno parte do desenvolvimento postural e de exercícios para o estabelecimento de um mecanismo e leitura eficientes para que a evolução técnica ocorra de forma precisa, consistente e efetiva. Para isto são abordados diversos materiais e métodos de acordo com o perfil musical do aluno e seu potencial.
Avaliação
É realizada a partir das apresentações e performances assim como a apresentação de estudos técnicos para banca de professor e monitores.
MATERIAIS
Guitarra Elétrica, Amplificador, Pedal Zoom ou similar, Metrônomo, caderno pautado grande, Pendrive 4Gb ou maior, Método.
CURSO DE SAXOFONE
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
A partir dos 12 anos
O QUE É O CURSO
Todo ser humano necessita da cultura para sua formação intelectual e social. A música é uma das expressões artísticas mais importantes, tanto para a formação intelectual como também social da pessoa. Promover o aprendizado da música, fazendo com que o aluno consiga aptidão para tocar um instrumento musical é uma tarefa das mais gratificantes para o educador.
A busca pelo constante aperfeiçoamento do aluno deve ser alvo e permanente.
OBJETIVO GERAL
Ensinar o uso correto de um instrumento musical, a leitura e a compreensão de elementos musicais necessários para a interpretação de melodias, em seus mais variados níveis de dificuldade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o interesse pela música e o uso do instrumento musical.
- Ensinar elementos técnicos musicais que possibilitem ao aluno entender o universo da interpretação musical.
- Fornecer ferramentas para que o aluno consiga autossuficiência na prática do seu instrumento.
O curso fornece elementos para que o aluno possa tocar o instrumento, abordando os processos de respiração e sonoridade, digitação, mecanismo, leitura musical, interpretação e improvisação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nível iniciante, intermediário e avançado.
Conteúdo mínimo a ser exigido do aluno.
Caso o aluno queira ingressar direto em um nível intermediário, deverá fazer uma prova de proficiência no início do período letivo.
Nível 01 iniciante – 1º semestre.
- Material didático usado:
Método “A tune a day” (Paul Herfurth) – leitura e técnica.
Método “Desenvolvendo um som pessoal no saxofone” (David Liebman).
- Conteúdo semestral:
Exercícios de sonoridade e respiração, aspectos gerais do instrumento (boquilha e palheta), rudimentos elementares de música (pentagrama, clave, notas, fórmulas de compasso), exercícios do método “A tune a day”, lição 01 ao 10, estudo de repertório baseado em notas semibreves, mínimas e semínimas.
Forma de avaliação
Apresentação em sala de aula de um exercício do método estudado e apresentação em recital público, de pelo menos uma música estudada no semestre.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 02.
Nível 02 iniciante – 2º semestre
- Material didático usado:
Método “A tune a day” (Paul Herfurth) – leitura e técnica.
Método “Desenvolvendo um som pessoal no saxofone” (David Liebman).
- Conteúdo semestral:
Exercícios do método “A tune a day”, lição 11 ao 20, estudo da escala maior (dó, sol, ré, lá, mi, si, fá# e dó#), estudo de repertório baseadas em notas colcheias, semicolcheias, pontuadas e ligaduras, compasso composto.
- Forma de avaliação
Apresentação em sala de aula de dois exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos duas músicas estudadas no semestre, sendo uma em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 03.
Nível 03 iniciante - 3º semestre.
- Material didático usado:
Método “A tune a day” (Paul Herfurth) – leitura e técnica.
Método de sonoridade (Sigurd Rascher).
- Conteúdo semestral:
Exercícios do método, da lição 21 ao 37, estudo de escalas maiores (fá, sib,
mib, láb, réb, solb, dób), estudo de repertório baseadas em tercinas,
contratempo, sincopa e compasso composto. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de três exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos três músicas estudadas no semestre, sendo duas
em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 04.
Nível 04 intermediário - 4º semestre.
- Material didático usado:
Método (H.Klosé) – leitura e técnica.
Método (Jimmy Dorsey) – leitura e técnica.
Método de sonoridade (Sigurd Rascher).
- Conteúdo semestral:
Exercícios de leitura e mecanismo com o método “H.Klosé”, pg. 18 e 19, pg. 32
e 33, pg. 48 e 49, com o método “Jimmy Dorsey” pg. 20 ao 23, estudo da escala menor natural e harmônica, arpejos, estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo três em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 05.
Nível 05 intermediário - 5º semestre.
- Material didático usado:
Método (H.Klosé) – leitura e técnica.
Método (Jimmy Dorsey) – leitura e técnica.
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 85.
- Conteúdo semestral:
Exercícios técnicos com o método “H.Klosé”, pg. 34 e 35, pg. 50 ao 55, com o método “Jimmy Dorsey” da pg. 24 a 28 estudo da escala pentatônica, estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, princípios de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo duas em sala de aula e duas em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 06.
Nível 06 intermediário - 6º semestre.
- Material didático usado:
Método (H.Klosé) – leitura e técnica.
Método (Jimmy Dorsey) – leitura e técnica.
Método “Frases de samba/jazz” (Eduardo Pecci).
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 85.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de técnica com o método “H.Klosé”, da pg. 56 a 63, com o método “Jimmy Dorsey”, da pg. 38 a 42, vários exercícios escolhidos aleatoriamente entre o no. 01 ao 60 do método “Frases de samba/jazz”. Estudo de outras escalas exóticas (ex: alterada, dom-dim, tons inteiros), estudo de repertório nos
estilos musicais: música popular brasileira e jazz, estudo de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo duas em sala de aula e duas em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 07.
Nível 07 avançado - 7º semestre.
- Material didático usado:
Método (H.Klosé) – leitura e técnica.
Método (Jimmy Dorsey) – leitura e técnica.
Método “Abrangentes estudos e exercícios de jazz” (Eric Marienthal).
Método
“Patterns for jazz” (J.Coker/J.Casale/G.Campbell/J.Greens).
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 83.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de técnica com o método “H.Klosé”, da pg. 64 ao 73, com o método
“Jimmy Dorsey”, da pg. 39 ao 45, com o método “abrangentes estudos e exercícios de jazz” da pag. 06 ao 18, com o método “Patterns for jazz” do exercício no. 01 ao 60. Estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, estudo de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de oito exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos oito músicas estudadas no semestre, sendo três em sala de aula e cinco em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 08.
Nível 08 avançado - 8º semestre.
- Material didático usado:
Método (H.Klosé) – leitura e técnica.
Método (Jimmy Dorsey) – leitura e técnica.
Método “Abrangentes estudos e exercícios de jazz” (Eric Marienthal).
Método
“Patterns for jazz” (J.Coker/J.Casale/G.Campbell/J.Greens).
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 83.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de técnica com o método “H.Klosé”, da pg. 107 ao 117, com o método “Jimmy Dorsey”, da pg. 40 ao 46, com o método “abrangentes estudos e exercícios de jazz” da pag. 19 ao 35, com o método “Patterns for jazz” do exercício no. 61 ao 100. Estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, estudo de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação
Apresentação em sala de aula de oito exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos oito músicas estudadas no semestre, sendo três em sala de aula e cinco em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão.
CURSO CLARINETE
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
A partir dos 12 anos
O que é o curso
Todo ser humano necessita da cultura para sua formação intelectual e social. A música é uma das expressões artísticas mais importantes, tanto para a formação intelectual como também social da pessoa. Promover o aprendizado da música, fazendo com que o aluno consiga aptidão para tocar um instrumento musical é uma tarefa das mais gratificantes para o educador.
A busca pelo constante aperfeiçoamento do aluno deve ser alvo e permanente.
OBJETIVO GERAL
Ensinar o uso correto de um instrumento musical, a leitura e a compreensão de elementos musicais necessários para a interpretação de melodias, em seus mais variados níveis de dificuldade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o interesse pela música e o uso do instrumento musical.
- Ensinar elementos técnicos musicais que possibilitem ao aluno entender o universo da interpretação musical.
- Fornecer ferramentas para que o aluno consiga autossuficiência na prática do seu instrumento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nível iniciante ao intermediário.
Conteúdo mínimo a ser exigido do aluno.
Caso o aluno queira ingressar direto em um nível intermediário, deverá fazer
uma prova de proficiência no início do período letivo.
Nível 01 iniciante – 1º semestre.
- Material didático usado:
Método “Livro fácil para clarinete” (J.Davies & P. Harris)
- Conteúdo semestral:
Exercícios de sonoridade e respiração, aspectos gerais do instrumento (boquilha e palheta), rudimentos elementares de música (pentagrama, clave, notas, fórmulas de compasso), exercícios 01 a 11 do método, estudo de repertório baseado em notas semibreves, mínimas, semínimas, colcheias e semicolcheias.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de um exercício do método estudado e apresentação em recital público, de pelo menos uma música estudada no semestre.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75%, receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 02.
Nível 02 iniciante – 2º semestre.
- Material didático usado:
Método “Livro fácil para clarinete” (J.Davies & P. Harris).
Método (H. Klosé).
- Conteúdo semestral:
Exercícios do método “Livro fácil para clarinete”, exercício 12 a 15, com o método “H.Klosé”, pg. 16 ex. 01 a 25 (exercícios de mecanismo com colcheias); pg. 28 a 30 (duetos). Estudo de escalas maiores (dó, sol, ré, lá, mi, si, fá# e dó#), estudo de repertório baseadas em notas colcheias, semicolcheias, pontuadas e ligaduras, compasso composto.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de dois exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos duas músicas estudadas no semestre, sendo uma em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 03.
Nível 03 iniciante - 3º semestre.
- Material didático usado:
Método (H. Klosé).
Método elementar (Demnitz).
- Conteúdo semestral:
Exercícios do método “Klosé”, pg. 17 e 18 (exercícios de mecanismo com colcheias e tercinas) e pg. 32 a 36 (duetos), com o método “Demnitz” pg. 07 ex.
03, 04 e 05. Estudo de escalas maiores (fá, sib, mib, láb, réb, solb, dób), estudo
de repertório baseadas em técnicas, contratempo, sincopa e compasso composto. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de três exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos três músicas estudadas no semestre, sendo duas
em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 04.
Nível 04 intermediário - 4º semestre.
- Material didático usado:
Método (H. Klosé).
Método elementar (Demnitz).
- Conteúdo semestral:
Método “H.Klosé”, pg. 19 (exercícios de mecanismo com semicolcheias), pg. 37
a 42; com o método “Demnitz” pg. 11 a 13, estudo da escala menor natural e harmônica (todas as tonalidades); estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo três em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 05.
Nível 05 intermediário - 5º semestre.
- Material didático usado:
Método (H. Klosé).
Método elementar (Demnitz).
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 98.
- Conteúdo semestral:
Exercícios técnicos com o método “H.Klosé”, pg. 55 a 57; com o método “Demnitz” da pg. 14 a 21 (estudos melódicos sobre escalas). Estudo da escala
pentatônica, estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, princípios de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo duas em sala de aula e duas em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão
e avançará ao nível 06.
Nível 06 intermediário - 6º semestre.
- Material didático usado:
Método (H. Klosé).
Método elementar (Demnitz).
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) volume 85.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de técnica com o método “Demnitz”, da pg. 22 a 33 (estudos melódicos sobre arpejos). Estudo de outras escalas exóticas (ex: alterada, domdim, tons inteiros), estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, estudo de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de recital de formatura com pelo menos 05 músicas ou estudos, sendo pelo menos 03 com acompanhamento.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá o certificado de conclusão do curso.
CURSO DE FLAUTA TRANSVERSAL
PÚBLICO/FAIXA ETÁRIA
A partir dos 12 anos
Turno: tarde e noite
Todo ser humano necessita da cultura para sua formação intelectual e social. A música é uma das expressões artísticas mais importantes, tanto para a formação intelectual como também social da pessoa. Promover o aprendizado da música, fazendo com que o aluno consiga aptidão para tocar um instrumento musical é uma tarefa das mais gratificantes para o educador.
A busca pelo constante aperfeiçoamento do aluno deve ser alvo e permanente.
OBJETIVO GERAL
Ensinar o uso correto de um instrumento musical, a leitura e a compreensão de elementos musicais necessários para a interpretação de melodias, em seus mais variados níveis de dificuldade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o interesse pela música e o uso do instrumento musical.
- Ensinar elementos técnicos musicais que possibilitem ao aluno entender o universo da interpretação musical.
- Fornecer ferramentas para que o aluno consiga autossuficiência na prática do seu instrumento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nível iniciante ao intermediário.
Conteúdo mínimo a ser exigido do aluno.
Caso o aluno queira ingressar direto em um nível intermediário, deverá fazer uma prova de proficiência no início do período letivo.
Nível 01 iniciante – 1º semestre.
- Material didático usado:
Método para flauta “Abracadabra” (A&C black) – leitura e técnica.
Sonoridade da flauta (Marcel Moyse) – sonoridade.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de sonoridade e respiração, aspectos gerais do instrumento, rudimentos elementares de música (pentagrama, clave, notas, fórmulas de compasso), exercícios de leitura do no. 01 ao 24 com o método, estudo de repertório baseado em notas semibreves, mínimas, semínimas e colcheias.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de um exercício do método estudado e apresentação em recital público, de pelo menos uma música estudada no semestre.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75%, receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 02.
Nível 02 iniciante – 2º semestre.
- Material didático usado:
Método para flauta “Abracadabra” (A&C black) – leitura e técnica.
Sonoridade da flauta (Marcel Moyse) – sonoridade.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de leitura e mecanismo do no. 25 ao 50 com o método, estudo da escala maior (dó, sol, ré, lá, mi, si, fá# e dó#), estudo de repertório baseadas em notas pontuadas e ligaduras, compasso composto. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de dois exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos duas músicas estudadas no semestre, sendo uma em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 03.
Nível 03 iniciante - 3º semestre.
- Material didático usado:
Método “Abracadabra” (A&C black) – leitura e técnica.
Sonoridade da flauta (Marcel Moyse) – sonoridade.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de leitura e mecanismo do no. 51 ao 96 com o método, estudo de escalas maiores (fá, sib, mib, láb, réb, solb, dób), estudo de repertório baseadas em notas semicolcheias, tercinas, contratempo e sincopa. Estudo de sonoridade.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de três exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos três músicas estudadas no semestre, sendo duas em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral e cumprido o conteúdo mínimo, receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 04.
Nível 04 intermediário - 4º semestre.
- Material didático usado:
Método “Abracadabra” (A&C black) – leitura e técnica.
Sonoridade da flauta (Marcel Moyse) – sonoridade.
- Conteúdo semestral:
Exercícios de leitura e mecanismo do no. 97 ao 129 com o método, estudo da escala menor natural e harmônica, arpejos, estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo três em sala de aula e uma em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 05.
Nível 05 intermediário - 5º semestre.
- Material didático usado:
Método “Celso Woltzenlogel”.
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) vol. 98.
Conteúdo semestral:
Exercícios técnicos com o método, da pg. 71 a 74 e da pg. 83 a 87, estudo da escala pentatônica, estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira, jazz e clássico, princípios de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de pelo menos quatro músicas estudadas no semestre, sendo duas em sala de aula e duas em recital público.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75% receberá um certificado de conclusão e avançará ao nível 06.
Nível 06 intermediário - 6º semestre.
- Material didático usado:
Método “Celso Woltzenlogel”.
Método play-back improvisação (Jamey Aebersold) vol. 85.
Conteúdo semestral:
Exercícios de técnica com o método, da pg. 88 a 93, da pg. 96 a 101, pg. 115, da pg. 274 a 280, estudo de outras escalas exóticas (ex: alterada, dom-dim, tons inteiros), estudo de repertório nos estilos musicais: música popular brasileira e jazz, estudo de improvisação, estudo de duetos e outras formações de câmara.
- Forma de avaliação:
Apresentação em sala de aula de quatro exercícios do método estudado e apresentação de recital de formatura com pelo menos 05 músicas ou estudos, sendo pelo menos 03 com acompanhamento.
O aluno, em sendo aprovado na avaliação semestral, cumprido o conteúdo mínimo e tendo presença mínima de 75%, receberá o certificado de conclusão do curso.
GRUPOS DE MÚSICA DE CÂMARA – SAXOFONE, FLAUTA TRANSVERSAL E CLARINETE
Público/ Faixa etária
A partir dos 18 anos
Turno: noite.
OBJETIVO GERAL
Propor práticas de música em grupo, levando o aluno a compreender e interpretar diversos gêneros musicais e em vários graus de dificuldade técnica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover ensaios de repertório variado.
- Praticar em grupo elementos técnicos e sonoros específicos a cada instrumento aprendidos na aula individual.
- Incentivar a constante busca de aperfeiçoamento em seu instrumento.
- Promover a integração com outros músicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Peças musicais de variados gêneros musicais como: Temas de Filmes, Música popular Brasileira e internacional, Música Folclórica e Erudita, escritas para pequenos grupos de instrumentos, separados em três grupos: saxofone, flauta transversal e clarinete.
Apresentação pública das músicas ensaiadas feitas com agendamento prévio em diversos locais.
Horários de ensaio:
Saxofone – toda segunda com duração de 75 minutos.
Flauta Transversal – toda terça-feira com duração de 75 minutos.
Clarinete – toda quinta-feira com duração de 75 minutos.
CURSO DE TECLADO
Público/Faixa etária
A partir dos 9 anos
O que é o curso
O curso de teclado eletrônico tem como objetivo proporcionar ao aluno uma vivência musical através do teclado, utilizando-se da leitura musical (partitura) de forma lúdica e criativa.
Esse aprendizado partirá da compreensão de um repertório musical variado, estimulando gradualmente o aprendizado técnico do mesmo; utilizando os recursos que o teclado oferece. (Timbres, acompanhamento automático entre outros recursos disponíveis no instrumento).
Tempo de duração
O conteúdo programático seguirá da seguinte forma: Teoria musical básica (4 a 5 lições em cada estágio); cada estágio terá 15 lições práticas mais exercícios preliminares, sendo o curso total em 6 estágios sequenciados.
O tempo total do curso (os 6 estágios) dependerá do avanço individual de cada aluno. As aulas são ministradas uma vez por semana com duração de 50 minutos, sendo dois alunos por horário.
Didática/Metodologia
O trabalho tem início com a apresentação do teclado e iniciação à teoria musical. Na parte teórica será exposto o conteúdo em aula e posteriormente o aluno fará um questionário para a fixação do mesmo. Na parte prática, os alunos utilizarão o instrumento fazendo uma exploração sonora de todas as partes e aprendendo a manejá-lo executando as lições, sendo promovido ao próximo estágio a partir do momento em que atinja os objetivos propostos a cada lição, de cada nível (estágio).
O Resultado final que se espera é o domínio da teoria musical básica e também da topografia do teclado, podendo interpretar outras peças, canções e músicas utilizando os recursos próprios do instrumento.
Forma de avaliação
A avaliação será da seguinte forma: Ao término de cada estágio será feita uma avaliação teórica e prática onde o aluno será promovido ao próximo estágio ao atingir pelo menos 75% de acertos.
CURSO: TÉCNICA VOCAL
Público/Faixa etária:
A partir dos 10 anos
O QUE É O CURSO:
O curso de técnica vocal envolve o estudo da voz humana e das estruturas envolvidas na sua produção como o sistema respiratório, sistema fonador e ressonador, e também dos mecanismos que implicam na produção vocal como a postura corporal e questões emocionais e psicológicas, possibilitando a pessoa um uso adequado tanto da voz falada como da voz cantada. Ela proporciona também um desenvolvimento da musicalidade e da percepção auditiva através dos vocalizes e dos arranjos vocais feitos nas canções executadas pelos alunos.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno uma vivência musical desenvolvendo a expressão vocal e corporal através de técnicas que trabalham a respiração, a articulação, a dicção, a afinação, a postura corporal e a percepção auditiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conscientizar os alunos sobre a importância de um uso correto da voz;
• Conhecer e entender o funcionamento do aparelho fonador, respiratório e ressonador;
• Realizar exercícios para desenvolver técnicas respiratórias;
• Trabalhar a impostação e a projeção vocal;
• Desenvolver a afinação e a percepção auditiva através de solfejos e vocalizes;
• Melhorar a dicção e articulação através de exercícios como a leitura, e canto de par lendas e trava-línguas;
• Trabalhar a socialização, responsabilidade e respeito mútuo através de jogos musicais;
• Desenvolver o senso rítmico;
• Executar canções a duas ou mais vozes;
• Elaborar e preparar repertório individual e em grupo;
• Desenvolver a expressão e consciência corporal;
• Realizar apresentações culturais na instituição e em outros locais, com os alunos cantando individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores;
• Permitir a integração entre os alunos dos outros cursos de música através de práticas de conjunto com voz e instrumentos;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Fisiologia da voz;
• Vocalizes;
• Higiene vocal;
• Aquecimento e desaquecimento vocal;
• Elementos musicais;
• O som;
• Extensão vocal e tessitura;
• Classificação vocal;
• Registros vocais;
• A influência dos medicamentos na voz;
• Exercícios de articulação, dicção e respiração;
• Trava- línguas.
DURAÇÃO:
O curso tem a duração de três anos, sendo o primeiro ano
nível iniciante, o segundo ano nível intermediário e o terceiro ano nível
avançado.
METODOLOGIA DE ENSINO:
O curso tem a duração de três anos, sendo o primeiro ano nível iniciante, o segundo ano nível intermediário e o terceiro ano nível avançado, onde o nível de dificuldade dos conteúdos e exercícios trabalhados é aumentado gradativamente, conforme o desenvolvimento do aluno. As aulas são realizadas através de exercícios práticos onde o aluno aprende a desenvolver técnicas respiratórias para o canto, técnicas de articulação e dicção, vocalizes e repertório, escolhido pelo aluno e o professor. O curso apresenta também exposição teórica através de apostila elaborada pela professora contendo textos explicativos sobre a produção vocal e higiene vocal, onde o aluno participa através de comentários e de sua própria experiência no canto. Os encontros acontecem uma vez por semana com duração de uma hora e grupos de cinco alunos, proporcionando um melhor desenvolvimento da socialização, do respeito mútuo, da responsabilidade, da expressão corporal e da percepção auditiva. Em alguns momentos da aula, há orientação individual para um melhor aproveitamento do aluno e do grupo. Há também análise de canções, dinâmicas e jogos em grupo e individuais.
AVALIAÇÃO:
Para que o aluno consiga progressão para as turmas intermediárias e avançada será observado o interesse, a participação, e o envolvimento dos alunos nas aulas e em outras atividades realizadas pela secretaria da cultura, além de presença em 75% das aulas. Será realizada uma avaliação teórica ao final de cada semestre totalizando cinqüenta por cento da nota, o restante da nota será dado conforme desenvolvimento vocal e da expressão corporal de cada um nas aulas e também através de apresentações e recitais.
REFERÊNCIAS
• MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto – Uma expressão – princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
• SESC, São Paulo. Canto, canção cantoria – como montar um coral infantil.
• SOBREIRA, Silva. Desafinação vocal.2ª Ed. São Paulo: Musimed, 2003.
CURSO: MUSICALIZAÇÃO
Público/Faixa
etária:
De 6 a 9 anos
O QUE É O CURSO
O curso de musicalização trabalha o desenvolvimento da musicalidade através de aulas dinâmicas e diversificadas utilizando o corpo, instrumentos da bandinha rítmica, instrumentos alternativos e a voz. A criança aprende de forma lúdica e prazerosa os princípios básicos da música como as propriedades do som, conceitos de dinâmica e andamento, instrumentos, história da música e percepção auditiva. Tudo isso através de jogos, histórias, dramatizações e brincadeiras, desenvolvendo assim a criatividade, a socialização, espacialidade, lateralidade, coordenação motora e oralidade.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno uma vivência musical ativa desenvolvendo a expressão vocal e corporal, a criatividade, a espacialidade, a socialização e a percepção auditiva através de jogos e brincadeiras musicais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar ao aluno um meio de se expressar, de ser criativo, de desenvolver a sua expressão individual e coletiva e de trabalhar o equilíbrio emocional;
• Sensibilizar o aluno para a música;
• Proporcionar experiências musicais;
• Propiciar o conhecimento de instrumentos musicais, utilizando-os como meio de expressão;
• Levar o aluno a apreciar e compreender os aspectos da linguagem musical como as propriedades do som, dinâmica, andamento, os tipos de agrupamentos musicais, etc;
• Ampliar a cultura musical dos alunos;
• Praticar o canto em conjunto;
• Desenvolver a oralidade através de canções folclóricas, parlendas e trava-língua;
• Trabalhar a coordenação motora, lateralidade, espacialidade e socialização;
• Ensinar a execução de instrumentos de percussão adaptados para criança e sua aplicação em conjuntos: bandinha rítmica;
• Desenvolver o senso rítmico e a percepção auditiva;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• As propriedades do som;
• Sons dos animais;
• Sons da natureza;
• Sons do corpo;
• Instrumentos da bandinha rítmica;
• Classificação dos instrumentos musicais
• A formação da orquestra;
• Construção de instrumentos musicais alternativos;
• História da música para crianças;
• Cuidados com a voz;
• Canções folclóricas, par lendas e trava-língua.
DURAÇÃO:
O curso tem a duração de três anos, sendo o primeiro ano nível iniciante, o segundo ano nível intermediário e o terceiro ano nível avançado.
METODOLOGIA DE ENSINO:
O curso tem a duração de três anos, sendo o primeiro ano nível iniciante, o segundo ano nível intermediário e o terceiro ano nível avançado. As aulas serão práticas e ministradas uma vez por semana com duração de uma hora. Serão feitos grupos de seis alunos proporcionando um melhor desenvolvimento da socialização, do respeito mútuo, da responsabilidade, da expressão corporal e da percepção auditiva, sendo que em alguns momentos da aula haverá orientação individual para um melhor aproveitamento do aluno e do grupo. Haverá audição e análise de canções, dinâmicas e jogos em grupo e individuais.
AVALIAÇÃO:
Para que o aluno
consiga progressão para as turmas intermediárias e avançadas será observado o
interesse, a participação e o envolvimento dos mesmos nas aulas e em outras
atividades realizadas pela secretaria da cultura, além de presença em 75 % das
aulas. Eles são avaliados em cada aula
quanto ao desenvolvimento vocal, rítmico, a criatividade e a expressão corporal
e ainda através de apresentações e recitais.
REFERÊNCIAS
• CAMPOS, Moema Craveiro. A educação musical e o novo paradigma. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
• ROCHA, Carmem Maria M. Educação musical : Método : Willems. Salvador: Bahia, 1998.
• WILLEMS, Edgar. As bases psicológicas da educação musical. Bienne: Pro-música, 1970.
• GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagodia musical: Trad. Beatriz A. Cannabrava. 2 ed, São Paulo: Summus editorial, 1998.
• NOVAES,
M. H. Psicologia da criatividade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1972.
CURSOS DE INTRODUÇÃO AO DESENHO ARTÍSTICO, DESENHO ARTÍSTICO ( INTERMEDIÁRIO) E DESENHO ARTÍSTICO ( AVANÇADO)
Público/faixa etária:
Introdução ao desenho: a partir dos 8 anos
Desenho Intermediário e avançado: a partir dos 12 anos
O que é o curso
A arte está presente
na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de
atividades; o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz
parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos. O desenho é utilizado como
projeto inicial em diversas expressões artísticas, como por exemplo: a pintura,
a escultura, a arquitetura, a gravura, o cinema, o design gráfico, o teatro,
bem como na moda, na engenharia, na indústria entre tantas outras áreas.
O desenho
caracteriza-se pela representação gráfica de traços, e o seu uso isolado ou na
construção de formas, dependendo do propósito, pode gerar sobre uma superfície
física ou em meios virtuais, imagens figurativas ou abstratas. Diferencia-se da
pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como
resultado artístico, sendo uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e
formas.
O curso de Desenho Artístico é dividido em três módulos: introdução; intermediário e avançado, que o aluno vai avançando ao atingir satisfatoriamente os conteúdos propostos.
Este curso é oferecido na Casa da Cultura de Toledo, gratuitamente à comunidade em geral que compreende a faixa etária a partir de 07 anos a serem completados no ano do ingresso no curso.
O curso de desenho artístico tem como objetivo estimular processos criativos, desenvolvendo o pensamento artístico e apurando a percepção estética. Proporciona ao aluno o desenvolvimento da sensibilidade para a plena fruição artística, desenvolvendo a criatividade, a atenção, a concentração, a memória, a coordenação motora, a auto estima e o convívio social.
Propiciar ao aluno técnicas de expressar e saber comunicar-se através do desenho, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, desenvolvendo e articulando a observação, a imaginação e a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
Bem como interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos relacionados, experimentando-os e conhecendo-os de modo a
utilizá-los nos trabalhos pessoais.
Conteúdo programático
- Apresentação, cuidados e conservação dos materiais;
- Estudo de escala de valores claro e escuro;
- Noções básicas sobre ponto, linha, plano; escalas tonais, gradações, sombra própria, sombra projetada, refletida, fonte e pontos de luz e de sombra
- Estudos de formas geométricas básicas;
- Tipos de desenho;
- Desenho a lápis grafite, lápis de cor aquarelável, e noções de técnica guache;
- Estudo da cor e gradação tonal, conceitos de teoria cromática, círculo cromático, cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, cores quentes, frias, neutras, complementares com técnica guache
-Noções de proporção da cabeça e do corpo humano adulto e infantil; construção de cabeça, olhos, boca, nariz, orelha, mãos, pés, cabelos.
- Perspectiva; Ponto de Fuga, Linhas de Construção, Linhas de Horizonte.
- Composição;
- Apreciação de vídeos e DVDs com conteúdo didático referente as propostas das aulas;
- Em casa: realizar estudos de desenho, pesquisar e buscar conteúdos didáticos referentes as propostas das aulas na biblioteca e Internet;
- Exposição dos trabalhos realizados no Hall do Teatro
Municipal, e espaços afins, existentes na cidade;
Tempo de duração
O curso tem duração de 03 anos com 1 aula semanal de 2
horas, totalizando 80 horas de curso/ano. Turmas com 12 alunos cada.
Didática/Metodologia
O aprendizado se dará através de estudos feitos em sala de
aula e exercícios realizados em casa, essenciais para alcançar o domínio da
técnica; estudos de observação ao ar livre; de objetos variados em arranjos;
releitura de obras de artistas plásticos, referências de livros, impressos e
fotografias; montagem e exposição dos trabalhos realizados no espaço da Casa da
Cultura, do Hall do Teatro Municipal entre outros locais afins, durante o
decorrer do curso, para que a produção possa ser visitada e apreciada pelos
colegas, familiares e comunidade em geral.
Forma de Avaliação
Avaliação será
realizada diariamente, observando-se pontualidade na entrega dos trabalhos
feitos em aula e dos exercícios semanais feitos em casa; durante o semestre
haverá entrega de pasta com trabalhos práticos e realização de provas escritas.
Serão considerados
como pontos fundamentais para avaliação: concentração; presença participativa e
cooperativa; assiduidade; organização do espaço de trabalho e dos materiais;
cuidado e capricho na elaboração e no acabamento dos trabalhos propostos;
cuidado e capricho com seu material e material dos colegas; entrega de pastas
contendo todos desenhos organizados com nome completo, data de execução,
proposta e técnica utilizada afixadas no verso de cada trabalho realizados do
período solicitado; participação da montagem e apresentação de seus trabalhos
em de exposições; visitação a exposições de artistas locais feitas em espaços
da cidade como galerias, Hall do Teatro, salões, etc...; O curso de Desenho
Artístico é dividido em três módulos: introdução; intermediário e avançado, tem
duração de 03 anos com 1 aula semanal de 2 horas, totalizando 80 horas de
curso/ano. Turmas com 12 alunos cada.
CURSO DE PINTURA EM TELA
Público/Faixa etária:
A partir dos 13 anos
O que é o curso
A pintura se difere das outras artes por se tratar de uma expressão que se apresenta num espaço bidimensional, propondo uma leitura dos seus elementos estéticos, como a figura, a forma, a textura, a cor. Podendo ser vinculada tanto a produção de imagens decorativas quanto imagens de representação, seja esta figurativa ou abstrata.
A técnica de pintura a ‘Óleo’ foi desenvolvida no século XV e revolucionou a arte pictórica. Ela se caracteriza por utilizar os pigmentos coloridos, moídos e misturados com óleo, que pode ser o de linhaça, de noz, de dormideira, ou outros, adicionando-se a eles, na aplicação, óleos dissolventes e secantes. Inicialmente pintava-se a óleo utilizando como suporte a madeira, mas logo passaram a utilizar telas de tecido. A superfície do suporte é preparada com a Imprimadura ou imprimação (primeira demão de tinta ou preparado especifico), no caso, geralmente gesso acrílico, para absorver as cores de forma regular e proteger o suporte da deterioração por oxidação, fungos etc.
O objetivo geral do curso é proporcionar ao aluno o domínio da linguagem da pintura a óleo, aplicando os conteúdos teóricos e práticos, com ênfase na criatividade e na expressão pessoal. O curso é embasado na história da arte, nas obras dos grandes mestres da pintura e seus principais movimentos artísticos.
Os objetivos específicos do curso são:
* Estimular processos criativos, desenvolvendo o pensamento artístico e apurando a percepção estética;
* Expressar e saber comunicar-se através da técnica de pintura em tela, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, desenvolvendo e articulando a observação, a imaginação e a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
* Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
* Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
* Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
* Bem como interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos relacionados, experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais.
Conteúdo Programático
- Apresentação, cuidados e manuseio adequado da tinta a óleo, auxiliares e demais materiais; conservação, armazenagem, transporte e cuidados com trabalhos de pintura;
- Aspectos formais da pintura (Teoria das cores, Luz e sombra, Composição, Perspectiva, Volume, Forma, Texturas, Camadas);
- Tipos de pintura (paisagem, natureza-morta, retrato,);
- Fundamentos sobre a História da Pintura;
- Figura Humana (Noções de proporção da cabeça e do corpo humano adulto e infantil);
- Visitação a exposições de artistas locais feitas em espaços da cidade como galerias, Hall do Teatro, salões, etc...;
- Apreciação de vídeos e DVDs com conteúdo didático referente as propostas das aulas;
- Em casa: realizar trabalhos práticos e ler, pesquisar e buscar conteúdos didáticos referentes as propostas das aulas em livros e Internet;
- Exposição dos trabalhos realizados no Hall do Teatro
Municipal celebrando o encerramento do ano letivo;
Tempo de duração
O curso tem duração de 03 anos com 1 aula semanal de 03
horas, totalizando 120 horas de curso/ano. Turmas com 12 alunos cada.
Didática/Metodologia
O aprendizado se dará através de estudos feitos em sala de aula e
exercícios realizados em casa, essenciais
para alcançar o domínio da técnica; estudos de observação ao ar livre ;
de objetos variados em arranjos; releitura de obras de artistas plásticos,
referências de livros, impressos e fotografias; montagem e exposição dos
trabalhos realizados no espaço da Casa da Cultura, do Hall do Teatro Municipal
entre outros locais afins, durante o decorrer do curso, para que a produção
possa ser visitada e apreciada pelos colegas, familiares e comunidade em geral.
Forma de Avaliação
Avaliação será
realizada diariamente. Serão considerados como pontos fundamentais para
avaliação: concentração; presença participativa e cooperativa; criatividade; assiduidade;
organização do espaço de trabalho e dos materiais; cuidado e capricho na
elaboração e no acabamento dos trabalhos propostos; entrega de estudos contendo
todos os dados solicitados como nome completo, data de execução, proposta e
técnica utilizada escritas a lápis no verso de cada trabalho realizados do
período solicitado; Colaboração do aluno na organização da sala ao final da
aula; participação da montagem e apresentação de seus trabalhos em de
exposições; visitação a exposições de artistas locais feitas em espaços da
cidade como galerias, Hall do Teatro, salões, etc...; participação/apreciação
de eventos de outras áreas artísticas ( teatro, música, dança, etc...)
promovidos pela Secretaria da Cultura. Ao final de cada etapa (módulo cursado)
o aluno será avaliado e conquistará o módulo seguinte atingindo no mínimo 75%
de aproveitamento do curso, recebendo um certificado ao final do curso.
O curso de
Pintura à Óleo sobre Tela é dividido em três módulos: introdução; intermediário
e avançado, tem duração de 03 anos com 1 aula semanal de 02 horas 45 minutos,
totalizando 100 horas de curso/ano. Turmas com 8 a 10 alunos cada. Este curso é
oferecido na Casa da Cultura de Toledo, gratuitamente à comunidade em geral que
compreende a faixa etária a partir de 13 anos a serem completados no ano do
ingresso no curso.
REFERÊNCIAS
- ARGAN, Giulio Carlo. A ARTE MODERNA. Editora: Companhia das Letras, Edição: 5ª, 1992.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1997.
- ARTE ABSTRATA E ARTE FIGURATIVA. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil S/A, 1979.
- CAVALCANTI, Carlos. História das Artes – Da Renascença fora da Itália até nossos dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978.
- COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
- EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
- MOTTA, Edson. Iniciação à pintura por Edson Motta e Maria Luiza Guimarães Salgado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.
- OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
- PCN - Parâmetros curriculares nacionais: Artes (1997). Brasília: MEC/SEF.
- KANDINSKI, Wassily; “Ponto e Linha sobre o Plano”; São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- READ, Herbert. História da Pintura Moderna. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1974.
CURSO DE PINTURA EM SUPORTES ALTERNATIVOS (TECIDOS, VIDROS, METAIS E PLÁSTICOS)
Público/Faixa etária:
A partir dos 13 anos
O que é o curso
O curso de Pintura em suportes alternativos (tecidos, vidros, metais e plásticos) tem como proposta principal beneficiar o meio ambiente conscientizando a todos quanto a reutilização de embalagens pós consumo de forma responsável e criativa.
O curso de Pintura em Suportes Alternativos é dividido em duas partes: preparação e pintura em tecido; preparação e pintura em vidros, metais e plásticos.
Este curso é oferecido na Casa da Cultura de Toledo, gratuitamente
à comunidade em geral que compreende a faixa etária a partir de 13 anos a serem
completados no ano do ingresso no curso.
Conteúdo Trabalhado
Aprender técnicas variadas de pintura sobre tecidos, vidros,
metais e plásticos, criando peças artísticas e utilitárias de forma a mudar
hábitos de consumo, minimizar os resíduos na natureza, combater o desperdício,
incentivar a reutilização dos materiais e o aproveitamento pela reciclagem.
Cuidados e utilização de tintas, pincéis e materiais auxiliares; estudo da cor;
luz e sombra; profundidade; composição entre outros.
Tempo de duração
O curso tem duração de 01 anos com 1 aula semanal de 03
horas, totalizando 120 horas de curso/ano. Turmas com 12 alunos cada.
Didática/Metodologia
O aprendizado se dará através de: estudos feitos em sala de aula e exercícios
realizados em casa, essenciais para alcançar o domínio da técnica;
estudos de releitura de obras de artistas plásticos, referências de livros,
revistas, fotografias e impressos; montagem e exposição dos trabalhos
realizados no espaço da Casa da Cultura, do Hall do Teatro Municipal entre
outros locais afins, durante o decorrer do curso, para que a produção possa ser
visitada e apreciada pelos colegas, familiares e comunidade em geral.
Forma de Avaliação
Avaliação será realizada diariamente, observando-se pontualidade na entrega dos trabalhos feitos em aula e dos exercícios semanais feitos em casa; durante o semestre haverá entrega de trabalhos práticos e realização de provas escritas.
Serão considerados como pontos fundamentais para avaliação: concentração; presença participativa e cooperativa; assiduidade; organização do espaço de trabalho e dos materiais; cuidado e capricho na elaboração e no acabamento dos trabalhos propostos; cuidado e capricho com seu material e material dos colegas entre outros.
CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL
Público/ faixa etária
A partir dos 12 anos
Turno: Manhã, Tarde e Noite
O que é o curso
A experiência teatral desenvolve no ser humano a sociabilidade, a capacidade de oratória e de lidar com o público, oferecendo a oportunidade de se ter contato com a mais alta literatura e ainda, propõe ao participante uma experiência estética e criativa dentro do espaço em que está inserido social e profissionalmente.
Este projeto é importante no campo de aprendizado, educando pela arte buscando o reconhecimento cênico como uma oportunidade de transformação individual, cultural e social, ampliando a dimensão disciplinar e aproximando-se da sociedade em geral por meio da apresentação de espetáculos, e integração de membros da comunidade em suas atividades.
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao público interessado a oportunidade de vivenciar o fazer teatral nas suas várias etapas, tendo aulas de expressão corporal, vocal, jogos dramáticos, técnicas de interpretação, improvisação, concentração, performances artísticas na comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sedimentar grupos teatrais, estimulando a divisão do elenco em equipes de trabalho em diversas frentes, tais como: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, produção e divulgação;
- Proporcionar a prática e a capacidade de concentração, disciplina, autonomia e responsabilidade;
- Destacar e divulgar novos talentos;
- Aguçar a sensibilidade e a criatividade;
- Elaborar peças teatrais para apresentações em eventos em Toledo e região;
- Divulgar e difundir a cultura como forma de aprendizado, contribuindo assim para a formação de plateia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Jogos Teatrais: trabalha o entrosamento e a socialização entre os alunos e também o raciocínio lógico e a criatividade.
Improvisação para teatro: prepara o aluno para diversas situações inesperadas no palco, trabalhando intensamente a criatividade da pessoa.
Interpretação – trabalha a leitura de texto e a criação de personagens e suas emoções através de técnicas.
Concentração: através de jogos ajuda exercitar o cérebro a manter o foco em uma única atividade.
Expressão Corporal: consiste em um trabalho de estimulação das potencialidades criativas e expressivas do aluno.
Experimentar a criação de cenas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação.
• Desenvolver uma consciência de unidade;
• Trabalhar a confiança, criatividade, exploração da integração, percepção e da imaginação.
• Realizar atividades que propicie maior agilidade no pensar, bem como no expressar destes pensamentos;
• Estimular a concentração por meio do jogo teatral;
• Ampliar a capacidade da oratória, eliminando a timidez e o medo de expressar os seus pensamentos.
• História do Teatro / Gêneros teatrais
• Estimulação dos cinco sentidos
METODOLOGIA
- As aulas são desenvolvidas em um período de 10 meses, iniciando em fevereiro com término previsto em novembro, e são realizadas nas dependências da Casa da Cultura.
- Os alunos serão divididos em turmas, selecionados por idade, com 01 (um) encontro semanal de 02 horas/aula, tendo no máximo 20 alunos por turma.
- A carga horária total das aulas é de 88 horas/aula.
- A participação mínima exigida para obtenção do Certificado de Iniciação teatral é de 75% da carga horária.
REFERÊNCIAS
1 . A Construção da Personagem - Constantin Stanislavski
2 . Improvisação para o teatro – Viola Spolin
3 . 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro – Augusto Boal.