Ferramentas de Participação Cidadã em Curitiba - Curitiba / PR

Estas são algumas das ferramentas de participação popular em Curitiba.

 

1.       AUDIÊNCIA E CONSULTA PÚBLICA

 

As audiências e consultas públicas são momentos de participação popular em caráter consultivo, sendo prática usual da Prefeitura de Curitiba desde 1994, e vem se consolidando e evoluindo quanto à metodologia e resultados.  

 

O orçamento público é feito para o período de um ano. É necessário que sejam escolhidas as ações a serem executadas. Esse processo de priorização abrange duas etapas. A primeira se refere à Administração, em seus processos internos, e a segunda se estende ao debate com a sociedade, nas Consultas Públicas, onde se discutem as prioridades e a destinação apropriada aos recursos orçamentários.

 

As Consultas Públicas são previstas para fomentar e garantir a participação popular no planejamento e orçamento público, composto das seguintes etapas: Plano Diretor, PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

 

Plano Plurianual-PPA: contém o programa de trabalho elaborado pelo prefeito, sobretudo em relação a investimentos, referente ao período de quatro anos a contar do segundo ano de seu mandato.  Esse recurso garante a continuidade de ações de um governo para o outro, mantendo as prioridades já assumidas, bem como proporciona à sociedade uma visão global das pretensões de ação da Administração Municipal. É um instrumento para planejamento de médio prazo.

 

Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO: define as metas e prioridades para o próximo exercício fiscal, trata de alterações na legislação tributária e da política de aplicação de recursos   nas agências de fomento. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com o Plano Plurianual.

 

Lei Orçamentária Anual - LOA:   elaborada pelo Executivo segundo as diretrizes aprovadas na LDO e estabelece a previsão de despesas e receitas para o ano seguinte.     

 

A participação nas Consultas Públicas da LDO e LOA pode ser de forma presencial, via mídias sociais – Twitter e Facebook, Central 156, em urnas itinerantes, disponibilizadas em locais de grande circulação de pessoas, e por meio do Sistema LDO/LOA, disponível no Portal da Prefeitura.

 

Para atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, foi criado em 2001, o Sistema LDO/LOA, que agregado a diversas entradas, ajuda a entender os principais temas de interesse da população em relação às necessidades e prioridades, atuando como ferramenta de apoio no planejamento municipal, nas fases de elaboração das leis orçamentárias.

 


2.       SISTEMA INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - SIAC

 

Objetivo

 

“Viabilizar um sistema ágil e eficiente entre o cidadão e a Prefeitura Municipal de Curitiba, permitindo o atendimento da demanda de informações e solicitações da população, com segurança, confiabilidade e, principalmente, qualidade.”

 

Composição do SIAC

 

       Central 156

       156 Web

       Chat

       Sistema Único de Autoridades – SUA

       Sistema de Proposições Legislativas – SPL

 

Integrações do SIAC

 

Ø  SIGMU – Sistema de Gestão da Manutenção Urbana

Ø  SIMA – Sistema de Informações e Monitoramento Ambiental

Ø  GFC – Gerencia de Fiscalização do Transporte Coletivo (Permissionárias – reclamação de motorista e cobradores)

Ø  SCI – Fiscalização Transporte Coletivo

Ø  SIGESGUARDA – Gestão da Guarda Municipal

 

O SIAC tem a gestão da Secretaria do Governo Municipal e a operacionalização da Central 156 é realizada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), que presta serviços à Prefeitura. O sistema permite integração completa com todos os órgãos da prefeitura, viabilizando, em muitos casos, resposta imediata ao cidadão.

 

Histórico do atendimento do 156:

 

1984

       Implantação de número único

       Transporte, Trânsito e Saúde

1999

       Ampliação da estrutura e disponibilização de novos serviços

       Saúde, Urbanismo, Transporte, Trânsito, Governo, Meio Ambiente, Assistência Social e Obras

2005

       Cobertura de 100% da Estrutura incluindo novas atividades

 

A Central de Atendimento e Informações – 156 é o Contact Center desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba com o objetivo de viabilizar um sistema de comunicação ágil e eficiente com o cidadão, propiciando o atendimento às demandas de informações e solicitações da população, com segurança, confiabilidade e, principalmente, qualidade. Todo cidadão pode entrar em contato telefônico ou eletrônico, inclusive com um serviço de chat on line, sendo que o telefone ainda é a forma mais utilizada pela população.

 

A estrutura da central é formada por 118 profissionais, sendo 1 coordenador, 3 gestores, 15 suporte, 5 monitores e 94 teleatendentes. 

 

Desde setembro de 2002 atende 24 horas/dia, 7 dias por semana, com a integração de todas as Secretarias e Órgãos Municipais, com a transmissão em tempo real de todas as solicitações, informações, reclamações e sugestões da população diretamente aos responsáveis pelo parecer/fiscalização/execução.

 

São 828 servidores interagindo diretamente com o sistema, recebendo, tramitando e respondendo às demandas do cidadão diariamente.  Estão categorizados no sistema cerca de 2.400 serviços, parametrizados entre assuntos e subdivisões.

 

Todos os protocolos referentes a solicitações, reclamações e denúncias registrados no Call Center são tramitados eletronicamente de acordo com a Secretaria, Setor, Grupo e Responsável. É uma grande rede formada para atender às demandas do cidadão.

 

No que se refere ao retorno ao cidadão, a central entra em contato com o solicitante para informar a resposta a sua solicitação. Neste momento, é feita uma pesquisa de satisfação a fim de verificar a avaliação/receptividade do cidadão com o atendimento da central, bem como o serviço realizado pela prefeitura.

 

Principais Assuntos

 

A Central 156 recebe solicitações dos serviços prestados pelo município, sendo os principais:

        Iluminação Pública

        Limpeza Pública

        Saúde

        Resgate social

        Obras e pavimentação

        Transporte coletivo

        Trânsito

 

A maior parte das chamadas é relacionada a pedidos de informação. Aproximadamente 64% dos registros são para informações, que são resolvidas de imediato. Destacando-se as relacionadas a pedidos de informações sobre endereços, horários e itinerários de ônibus, cartão transporte, coleta de lixo, entre outros.

 

Já as solicitações, que representaram aproximadamente 36% do total de contatos, geram demandas internas que exigem busca, pesquisa e respostas de técnicos e especialistas dos diversos setores da Prefeitura.

 

O serviço não recebe apenas pedidos de informações e solicitações de serviços. Muitos usuários entram em contato para fazer elogios e sugestões.

 

São gerados relatórios mensais contendo as demandas de cada órgão e esse instrumento é acessado pelos gestores dos diferentes níveis estratégicos servindo de orientação para a tomada de decisão, bem como para o planejamento da cidade.

 

Benefícios

       Unificação dos telefones

       Gerenciamento da fila de espera

       Gravação das ligações (Confiança e Sigilo)

       Facilidade de integração com outras bases de dados

       Democratização e facilidade de acesso aos serviços

       Maior rapidez no atendimento

       Garantia de resposta

       Controle e monitoramento em tempo real, subsidiando a tomada de decisão.

 

 

Segue anexo o Relatório Gerencial do 156 Anual de 2014.

 

Projeto de Cooperação Técnica Curitiba – Rosario (Argentina)

 

Em 2013 foi realizado um Projeto de Cooperação Técnica entre Curitiba e a cidade de Rosario – Argentina para implantação de um sistema integrado para atendimento das demandas do cidadão, com  a implantação do número 147.  Anexo segue o Projeto e o relatório final.

 

 

3.       MÍDIAS SOCIAS: PROJETO DE CIDADANIA 2.0

 

O Projeto foi implantado em 2013 e tem por objetivo maior aproximação da Prefeitura com a população.  Para atrair este engajamento utilizam uma linguagem mais humana e próxima, além de aproveitar a cultura da cidade e suas particularidades para produzir uma comunicação menos sisuda.  A partir desta diretriz são criadas as peças e posts de uma maneira mais livre, mas sempre com o compromisso de ter um propósito.

 

O engajamento é buscado também por outras vias, que não o humor. É na prestação de serviços que a equipe de redes sociais percebe melhor a efetividade do alcance das ferramentas e do trabalho do setor.  Exemplos práticos dessa transformação são encontrados em relatos diversos: em interações com pessoas que estão nos pontos de ônibus, fornecendo informações sobre atrasos dos veículos; em mensagens que contam a opção de turistas por Curitiba após a interação com as páginas; e a exclusividade de cada mensagem, sem padronizações.

 

Com posts bem humorados e engajamento expressivo, a página de Curitiba hoje, conta com mais de 178 mil fãs no Face e quase 26 mil seguidores no Twitter. Em média, recebem 200 demandas dos cidadãos só pela página do Face. Todas ganham atendimento personalizado.

A equipe de redes sociais e internet da Prefeitura de Curitiba tem atualmente sete pessoas, integralmente dedicadas aos canais on-line.

 

Além do Facebook, Twitter, Google+, Instagram e Youtube também fazem parte do trabalho da instituição nas redes.

 

Para mais informações sobre o tema acessar o link:

 

 http://pt.slideshare.net/socialmediapmc/curitiba-37401160

página da Prefeitura de Curitiba (facebook.com/PrefeituraMunicipaldeCuritiba) no Facebook

 

 

4.       POLÍTICA DE DADOS ABERTOS

 

Como parte de uma iniciativa muito maior de transparência e cidadania participativa, o Portal de Dados Abertos e Curitiba é uma ação da Prefeitura Municipal de Curitiba de disponibilização, através da internet, de documentos, informações e dados governamentais de domínio público para a livre utilização pela sociedade, garantindo à mesma, acesso aos dados primários, de forma que possam ser reutilizados produzindo novas informações e aplicações digitais para a sociedade.

 

Nesta primeira versão do Portal de Dados Abertos, são disponibilizadas bases de dados dos diversos órgãos do Governo Municipal de Curitiba para download. A cada mês, novas bases serão disponibilizadas em formato aberto para uso e edição irrestrita de seus usuários, sem a necessidade de assinatura de termo ou de identificação pessoal, com ou sem finalidade comercial.

 

 

Para mais informações sobre o Portal de Dados Abertos acessar o link:

 

http://www.curitiba.pr.gov.br/dadosabertos/

Eixo
Governança
Objetivos
Ampliar a participação da população nos processos decisórios do município e facilitar a solicitação de serviços e dados governamentais.
Cronograma
1984 - Implantação do serviço 156 (telefônico) - inicialmente apenas para as áreas da saúde, trânsito e transporte.
1994 - Adoção de audiências públicas.
1999 - Ampliação dos serviços oferecidos pelo 156.
2013 - Implantação das mídias sociais/portal de dados abertos
Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de Curitiba
Contatos
Secretaria do Governo Municipal

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/