Projeto Haiti: Curso Instrumental de Língua Portuguesa para Estrangeiros - Curitiba / PR

Curitiba é uma das cidades brasileiras que mais recebem imigrantes haitianos e há a necessidade de atendê-los em suas demandas como acontece com os demais cidadãos curitibanos.

As escolas da rede municipal que ofertam a Educação de Jovens e Adultos - EJA têm sido muito procuradas por este público para aprender a língua portuguesa. A Secretaria Municipal de Educação - SME entendendo que é parte da função social da escola pública o resgate da cidadania e dos direitos de todos os cidadãos, independentemente de sua condição social, econômica ou étnico-racial, criou, em 2013 o Projeto Haiti, que visa incluir estes imigrantes que vivem na cidade através da oferta de um curso instrumental de língua portuguesa. O curso é em nível básico e visa facilitar a realização de atividades cotidianas como: tirar carteira de trabalho, procurar um emprego, expressar-se no posto de saúde, solicitar uma informação, realizar uma operação bancária, alugar um imóvel, preencher um cadastro, fazer compras e relacionar-se. O curso oferecido pelo projeto tem 60 horas, é realizado em escolas municipais, duas vezes por semana, das 19h às 21h, e as aulas são ministradas por professores da Rede Municipal de Ensino.

A migração dos haitianos para Curitiba começou em 2010, depois que um terremoto devastou a ilha da América Central, fazendo mais de 200 mil vítimas fatais e deixando mais 1,5 milhão de desabrigados.

O desconhecimento do idioma, aliado à dificuldade de comprovar a escolarização cursada no país de origem, tem limitado as opções de trabalho. Para os homens, uma das poucas opções tem sido a construção civil, enquanto para as mulheres são oferecidas vagas em restaurantes ou no setor de serviços de limpeza ou domésticos, independentemente da formação do profissional.

Em sua maioria entre estes imigrantes estão haitianos formados (médicos, jornalistas, pedagogos, veterinário, advogados, professores de física, química, língua estrangeira, entre outras profissões), ou que estavam cursando a Universidade no Haiti. Falando em torno de três a quatro idiomas (crioulo, francês, inglês e espanhol) sua maior barreira em nosso país é não falar a língua portuguesa.

Estes imigrantes vêm com recursos próprios para o Brasil, não recebem nenhuma ajuda do governo brasileiro para esta viagem, nem para alugar algum imóvel quando chegam ou nenhum emprego os espera aqui. Costumam morar junto com amigos e parentes que vieram antes e a sua preocupação maior é arrumar logo um trabalho para conseguir pagar suas despesas e ainda mandar recursos para sua família que ficou no Haiti. A maior parte dos haitianos está na cidade em busca de oportunidades de um recomeço de vida.

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos
  • Promover a inclusão social dos imigrantes haitianos à cidade de Curitiba.
  • Ensinar língua portuguesa em nível básico para os imigrantes recém chegados do Haiti.
  • Fornecer diferentes dinâmicas e atividades que proporcionem aprimoramento linguístico dos sujeitos.
Cronograma

2013: passaram pelo projeto Haiti cerca de 60 imigrantes haitianos e na época foram formadas 3 (três) turmas na Escola Municipal Professor Brandão, de acordo com o nível de proficiência dos alunos (inicial, intermediário e avançado). As turmas foram atendidas por três professoras da rede municipal de ensino.

2014: como a procura por aulas de língua portuguesa pelos imigrantes haitianos crescia, a Secretaria Municipal da Educação procurou a Universidade Federal do Paraná (UFPR) solicitando este atendimento no ano de 2014. Foram abertas então, mais 8 (oito) turmas de ensino de língua portuguesa, aos sábados atendendo em média 30 alunos por turma.

Ocorreu uma nova parceria entre SME e a Fundação de Assistência Social (FAS) que resultou na realização de um curso instrumental de Língua Portuguesa para estrangeiros, com carga horária de 60 horas, no espaço do Liceu Curitiba, tendo em vista a localização central. O curso foi ministrado por dois professores da rede municipal e atendeu aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que foram certificados pela FAS.

2015: a SME oferece através do Projeto Haiti um curso básico de 60 horas realizado em 02 (dois) dias na semana, em três escolas municipais (EM Germano Paciornick com duas turmas, EM Papa João XXIII com uma turma e EM João Stival com uma turma), atendendo aproximadamente 120 haitianos.

2016: a SME amplia o território de alcance, ofertando o Projeto Haiti em 04 (quatro) escolas municipais sendo: EM Linneu Ferreira do Amaral e EM Irati, na regional Cajuru; EM Germano Paciornick, na regional Boqueirão; EM Augusta Glück Ribas, na regional Bairro Novo. No primeiro semestre foram ofertadas 120 vagas. Será ofertada a mesma quantidade de vagas para o segundo semestre de 2016.

Resultados

A função social da educação pode ser vista no sentido de um instrumento de diminuição das discriminações. A igualdade torna-se, pois, o pressuposto fundamental do direito à educação, sobretudo nas sociedades politicamente democráticas e que desejam maior igualdade entre as classes sociais e entre os indivíduos que as compõem e as expressam.

            A condição de estrangeiro, com ou sem autorização legal para viver no Brasil, também não deve impedir o acesso à educação. Ao entender que a educação é um direito humano, não podemos excluir ninguém, nem aquelas pessoas que não são consideradas cidadãs em determinado país. Desta forma, desde 2013, a SME vem ampliando o atendimento a esta parcela da população levando o ensino da língua portuguesa a regiões mais próximas dos locais onde residem os haitianos. Descentralizar as aulas foi uma estratégia de sucesso que promoveu uma maior procura pelo curso. O atendimento realizado uma vez ao ano passou a se ofertado duas vezes, podendo atingir 240 haitianos no ano de 2016. Desde que foi criado o projeto, a SME já atendeu aproximadamente 329 haitianos

Instituições Envolvidas

Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação/Coordenadoria de Políticas Educacionais para Jovens e Adultos

Contatos

Coordenadoria de Políticas Educacionais para Jovens e Adultos – COPEJA

(41) 3254-2398/3350-3173 – e-mail: [email protected]

Fontes

DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, Gerência de Educação de Jovens e Adultos. Curitiba, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009. (Instituto Paulo Freire. Série Cadernos de Formação; 4)

CURITIBA. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Vol. 3. Curitiba, 2006.

 

Direito Humano à Educação. Disponível em: http://www.direitoaeducacao.org.br/wpcontent/uploads/2011/12/manual_dhaaeducacao_2011.pdf. Acesso em 24 maio 2016.


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/