SUSTENTABILIDADE – Medições, Combustíveis Alternativos e Novas Tecnologias - Curitiba / PR

A qualidade do ar é uma das grandes preocupações do mundo atual e um dos principais componentes da qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos não só à saúde, mas prejudicar a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, qualquer ação que tenha como objetivo diminuir os impactos sobre a qualidade do ar é de grande importância para a cidade. O respeito ao meio ambiente e a busca de soluções para reduzir os impactos ambientais do transporte coletivo fazem parte da trajetória do sistema de transporte urbano de Curitiba. 

A atuação da URBS junto às empresas operadoras, com o objetivo de controlar as emissões de poluentes da frota de ônibus de Curitiba, se dá através de testes de opacidade previamente programados, visando uma regulagem correta dos motores dos ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Eixo
Bens Naturais Comuns
Objetivos
Redução da poluição do ar gerada pelo transporte coletivo na Cidade.
Cronograma
2009 - Introdução dos ônibus movidos a biodiesel na frota.
2012 - Introdução do Hibribus na frota.
2013 - Ampliação da frota de ônibus movidos a biodiesel.
Resultados

 

1.    Medição de Fumaça no escapamento dos ônibus

A qualidade do ar é uma das grandes preocupações do mundo atual e um dos principais componentes da qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos não só à saúde, mas prejudicar a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, qualquer ação que tenha como objetivo diminuir os impactos sobre a qualidade do ar é de grande importância para a cidade.

A atuação da URBS junto às empresas operadoras, com o objetivo de controlar as emissões de poluentes da frota de ônibus de Curitiba, se dá através de testes de opacidade previamente programados, visando uma regulagem correta dos motores dos ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Em 2015, foram realizados em torno de 4.300  testes de opacidade nos veículos da frota da RIT. Com os respectivos testes, conseguiu-se mensurar uma redução de opacidade próximo de 60%, se comparada à média dos limites estipulados pela legislação nacional.

Ainda, em paralelo aos testes de fumaça, a URBS, buscando a preservação do meio ambiente, bem como a segurança dos usuários e as boas condições dos ônibus da frota, realiza inspeções semestrais em todos os veículos da RIT, nas quais são vistoriados vários itens, entre eles, o estado de conservação dos motores, contemplando a eliminação de vazamentos de óleo e de eventuais ruídos excessivos

 

2.    Utilização de Combustíveis Alternativos

Os resultados ambientais da utilização de combustíveis alternativos ao diesel são significativos e contribuem para a melhoria da qualidade do ar, principalmente nas grandes capitais do Brasil, onde os sistemas de transporte coletivo são ainda, em grande parte, operados por ônibus. Estas alternativas produzem também impacto social, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de soja e álcool, e o incremento do uso destes combustíveis alternativos provoca geração de empregos, especialmente no campo.As reduções ambientais nos programas Biodiesel B-20 e MAD8, foram de 35% e 32% respectivamente, constatadas a partir do índice de opacidade.

 

3.    Projeto Biodiesel B100

No ano de 2009, coordenado pela URBS S/A, a cidade passou a utilizar, em parte de sua frota de ônibus, o B100 de origem 100% vegetal – contribuindo para a redução da emissão de poluentes na atmosfera, caracterizando um grande avanço para a saúde do planeta. Em uma iniciativa inédita, os 06 (seis) primeiros ônibus urbanos do país passaram a operar no transporte coletivo utilizando apenas biodiesel - B100, na Linha Verde – 6º corredor de transporte implantado em Curitiba. Com este programa, Curitiba tornou-se a primeira capital na América Latina a utilizar em parte de sua frota de ônibus o Biodiesel – B100, que contribuiu significativamente para a redução das emissões de poluentes na atmosfera, caracterizando um grande avanço para a saúde do planeta.

A experiência do B100, combustível produzido integralmente a partir de soja sem mistura de óleo diesel, foi feita a partir da assinatura do Acordo de Cooperação para Pesquisa Técnica de Uso do Biocombustível em Ônibus Urbanos. Este acordo contou com parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das empresas operadoras do transporte Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor, das montadoras Scania Latina America e Volvo do Brasil, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e do Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustível (Probiodiesel), empresa de fomento e pesquisa tecnológica. Também integram esta parceria a fabricante do biocombustível – BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A – e a RDP Distribuidora de Petróleo Ltda, responsável pelo transporte do biocombustível.Com base nos testes realizados em dinamômetro, constatou-se que os veículos que operaram com B100 apresentaram redução de 25% nos índices de opacidade e 30% nos índices de emissões de monóxido de carbono, comparados aos demais ônibus que trafegam no corredor da Linha Verde e que operavam com uma mistura de diesel e 4% de biodiesel. Já nos testes realizados em campo, foi constatada redução de 67,74% dos índices de opacidade (fumaça).

Face aos resultados apresentados, comprovando o sucesso do projeto coordenado pela URBS, em 2010 esta empresa solicitou autorização da Agência Nacional de Petróleo – ANP – para aumentar o volume de biodiesel B100 de 10.000 mil litros/mês/empresa, para 50.000 mil litros/mês/empresa e, conseqüentemente, aumentar a quilometragem mensal percorrida pelos 6 ônibus, de 2.500 km/mês para 8.500 km/mês. Em 2011, novamente solicitou-se à ANP, uma expansão no volume consumido de biodiesel, passando de 100.000 litros/mês para 270.000 litros/mês.

Em 2013 a frota de ônibus que opera com biodiesel B100 na cidade de Curitiba totaliza 34 veículos, sendo 26 biarticulados, 6 articulados e 2 padrons (híbridos), os quais percorrem uma quilometragem de 228.499,91 mil km/mês e consumindo aproximadamente 191.147,95 mil litros/mês de biodiesel B100.

 

1.    Ônibus Híbridos - HIBRIBUS

Na área de transporte, o ano de 2012 foi novamente marcado pela inovação, no que se refere à redução de emissão de poluentes no transporte coletivo. Na Conferência Rio+20 a cidade apresentou o HIBRIBUS, ônibus híbrido que é mais um avanço na trajetória pioneira da capital paranaense de utilização de energia limpa no transporte coletivo. O “Hibribus”, como ele é chamado, é movido à eletricidade e biodiesel e, no mês de setembro/2012, já entrou em operação, substituindo 10 (dez) veículos da frota da Linha Interbairros I nos dois sentidos.

Os 2 (dois) motores funcionam em paralelo e, se comparada à frota substituída – com motores Euro III - a frota de “Híbridos” apresenta uma redução de 89% na emissão de material particulado, 80% de óxido de nitrogênio (NOX) e  35% de CO2, além da redução de consumo de até 35% de combustível. Atualmente são 30 HIBRIBUS operando regulamente em linhas convencionais, troncais ou interbairros do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.

Instituições Envolvidas
URBS – Urbanização de Curitiba S.A. 
Contatos

URBS – Urbanização de Curitiba S.A

Endereço: Av. Pres. Affonso Camargo, 330 – Bairro Jd. Botânico – Curitiba/PR - Brasil

Telefones: +55 41 3320- 3179 e 3320-3073

E-mail: [email protected] , [email protected]
Fontes
URBS – Urbanização de Curitiba S.A. 

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/