Participação Cidadã na Cultura - Curitiba / PR

A gestão democrática da cultura tem como suporte o Programa “Participação Cidadã na Cultura” que prevê a participação social na construção, execução e avaliação nesta política pública, bem como a ampliação, o aprimoramento e o fortalecimento das ferramentas de transparência e dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas.

O início do processo de democratização se deu com a adesão de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura. Desde então, um conjunto de ações se desencadeou com o objetivo de implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

Um dos requisitos fundamentais à implantação do SMC é a realização bienal de Conferências de Cultura – realizadas em Curitiba anualmente, mediante um complexo esforço de gestão. A fim de garantir a ampla participação, as plenárias gerais das Conferências são sempre precedidas de pré-conferências regionais (ligadas ao território), setoriais (ligadas as diferentes linguagens artísticas e culturais) e livres, permitindo a representatividade de diferentes movimentos sociais afetos à cultura. A qualificação da participação, por sua vez, é garantida pela realização de seminários preparatórios. Tal dinâmica permitiu que a Conferência Extraordinária realizada em 2014 configurasse uma das maiores ações de participação popular da cidade, envolvendo aproximadamente 2.400 participantes - número muito superior ao verificado na IV Conferência (600 pessoas) realizada em 2013, quando o Programa ainda não estava consolidado. A Conferência Extraordinária também ampliou a participação dos movimentos populares que fomentam a cultura viva nos bairros da cidade e legitimou a participação de várias linguagens artísticas que estavam à margem das políticas públicas, como a cultura alimentar, a moda, o design, a arquitetura e a ilustração. Tanto o número de participantes quanto a sua diversidade e a qualificação da participação foram fundamentais ao objetivo principal da Conferência, que era o de elaborar a minuta da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura – prerrogativa da FCC transferida à Conferência a fim de empoderar a participação social.

A mesma dinâmica foi replicada na realização da V Conferência Municipal de Cultura, em 2015, onde a minuta do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos foi elaborada. Ao longo de todo o processo, que teve início no mês de abril e se estendeu até dezembro, o número de participantes superou aquele registrado no ano anterior, atingindo 3 mil pessoas.

O resgate e o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura tornaram-se prioridade a fim de que o mesmo pudesse protagonizar diferentes processos inerentes à implantação do Sistema Municipal, incluindo a realização das conferências. Anualmente, os conselheiros estão se reunindo mais vezes que em toda a existência anterior do órgão (mais de quatro anos), cerca de 16 vezes. O Conselho passou a ter todas as suas decisões homologadas pelo Presidente da Fundação Cultural de Curitiba - FCC (que, por estatuto, também preside o conselho), ganhando status de instância deliberativa. Coube, ainda, ao Conselho, a participação efetiva na organização das Conferências Municipais de Cultura.

Os representantes da atual gestão do Conselho (2015-2017) foram eleitos com ampla participação da sociedade, por meio de votação direta que contou com mais de 1.200 eleitores. Desde maio de 2015, o Conselho de Cultura atua, em âmbito interno, em quatro comissões temáticas (1 – Finanças e Acompanhamento; 2 – Trabalho, Serviços Públicos e Movimentos Sociais, 3 – Legislação e Conferências, e 4 – Financiamento da Cultura), modelo que permite uma atuação mais efetiva. A partir desta data, os membros do conselho passaram também a participar de cursos para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão da cultural.

O fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, representativo de todas as regiões e linguagens culturais presentes na cidade, estimulou a consolidação de conselhos e de conferências setoriais. O impacto também foi sentido nas Regionais Administrativas, onde se estabeleceram Conselhos Regionais de Cultura (conduzidos pelos representantes do Conselho Municipal) e onde estão sendo implantados os Fóruns Regionais – sendo que estes últimos comportam representantes de movimentos sociais de diferentes naturezas, não apenas culturais e cuja diversidade permite refletir sobre a totalidade de relações em seu território.

Em outra frente de estímulo à participação e ao controle social, a FCC transferiu para o Conselho Municipal a condução da reformulação da Lei de Incentivo à Cultura, cuja minuta básica compilou deliberações de conferências, reuniões, audiências e consultas públicas, estudos acadêmicos e outras estratégias de mobilização para um amplo debate, que convergiu no acolhimento de diversas proposições e reivindicações.

A FCC tem ampliado e aperfeiçoado seus mecanismos de transparência e controle social on-line. Hoje, praticamente a totalidade das informações do órgão está disponível em seu site, em especial, as informações sobre o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC). Ainda sobre o PAIC, todos os editais dos dois mecanismos de incentivo (Mecenato Subsidiado e Fundo Municipal da Cultura) são disponibilizados no site da FCC para consulta pública, antes da abertura oficial dos mesmos para inscrições, permitindo a contribuição dos agentes culturais na elaboração e qualificação dos editais. A análise de mérito dos projetos inscritos em ambos os mecanismos de fomento, por sua vez, é realizada por comissões imparciais e paritárias, compostas por representantes do poder público e de entidades culturais cadastradas.

Também os ambientes físicos propícios à democracia e à participação foram ampliados. Por meio do Programa Participação Cidadã na Cultura, o espaço histórico denominado “Palácio dos Estudantes” ou “Casa dos Conselhos” foi reformado em 2014, e dedicado exclusivamente a abrigar reuniões, assembleias e encontros públicos diversos, podendo ser usufruído por conselhos, comissões, fóruns, ONGs e outras organizações de toda natureza, além de ser sede permanente do Conselho de Cultura e da União Paranaense dos Estudantes.

A FCC compreende a participação popular, cidadã, enquanto imprescindível não apenas para o controle da política e dos recursos públicos, mas, como fundamental para elaboração e desenvolvimento de uma prática que atenda plenamente os anseios da sociedade
Eixo
Cultura para a sustentabilidade
Objetivos
Construir um sistema municipal de participação e controle social, por meio [a] do fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais, [b] da implantação de Conselhos Setoriais de Linguagens Culturais, Conselhos Regionais de Cultura, Conselhos para Diversidade Cultural, Conselhos Seccionais de Cultura, [c] da ampliação e do aprimoramento das ferramentas de transparência e [d] dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas
Cronograma
2013 - Adesão ao Sistema Nacional de Cultura e implantação do Sistema Municipal de Cultura. Realização da IV Conferência de Cultura.
2014 - Conferência Extraordinária de Cultura. Reforma do 'Palácio dos Estudantes' edifício histórico que foi destinado a abrigar reuniões, assembleias e encontros públicos diversos.
2015 - Elaboração da minuta do Plano Municipal de Cultura.
Resultados
Ampliação da participação popular nas conferências de cultura: 600 participantes na IV Conferência, 2.400 na Conferência Extraordinária e 3000 na V Conferência de Cultura.

Empoderamento do Conselho Municipal de Cultura, que passou a ser instância deliberativa.
Instituições Envolvidas

A realização de um Programa que prevê a participação cidadã na construção, implantação e avaliação da política pública para a cultura seria inviável sem a parceria com diferentes instituições e órgãos públicos e privados; ONGs, associações profissionais e comunitárias, entre outras. As colaboração são as mais diversas: estrutura física, humana e de divulgação; formação continuada; assessorias; representações; cooperações técnicas, etc.

            Dentre as instituições parcerias do Programa destacam-se:

§  Ordem dos Advogados do Brasil

§  Universidade Federal do Paraná

§  Instituto Federal do Paraná

§  Faculdade de Artes do Paraná

§  Universidade UNINTER

§  Centro Cultural Teatro Guaíra

§  Fórum das Entidades Culturais do Paraná

§  Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Paraná

§  Demais sindicatos, associações e fóruns da classe artística

§  Administrações Regionais de Curitiba

§  Portal dos Conselhos

§  Instituto Municipal de Administração Pública

§  Assessoria Municipal de Direitos Humanos

§  Demais secretarias e órgãos municipais afins

§  Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial

§  Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

§  Conselho Municipal da Juventude

§  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

§  Comissão Municipal de Direitos Humanos

§  União Paranaense dos Estudantes

§  União Paranaense dos Estudantes Secundaristas


Contatos
[email protected]

Fontes
FCC - Fundação Cultural de Curitiba

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/