Participação Cidadã na Cultura - Curitiba / PR
A gestão democrática da cultura tem como suporte o Programa “Participação Cidadã na Cultura” que prevê a participação social na construção, execução e avaliação nesta política pública, bem como a ampliação, o aprimoramento e o fortalecimento das ferramentas de transparência e dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas.
O início do processo de democratização se deu com a adesão de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura. Desde então, um conjunto de ações se desencadeou com o objetivo de implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC).
Um dos requisitos fundamentais à implantação do SMC é a realização bienal de Conferências de Cultura – realizadas em Curitiba anualmente, mediante um complexo esforço de gestão. A fim de garantir a ampla participação, as plenárias gerais das Conferências são sempre precedidas de pré-conferências regionais (ligadas ao território), setoriais (ligadas as diferentes linguagens artísticas e culturais) e livres, permitindo a representatividade de diferentes movimentos sociais afetos à cultura. A qualificação da participação, por sua vez, é garantida pela realização de seminários preparatórios. Tal dinâmica permitiu que a Conferência Extraordinária realizada em 2014 configurasse uma das maiores ações de participação popular da cidade, envolvendo aproximadamente 2.400 participantes - número muito superior ao verificado na IV Conferência (600 pessoas) realizada em 2013, quando o Programa ainda não estava consolidado. A Conferência Extraordinária também ampliou a participação dos movimentos populares que fomentam a cultura viva nos bairros da cidade e legitimou a participação de várias linguagens artísticas que estavam à margem das políticas públicas, como a cultura alimentar, a moda, o design, a arquitetura e a ilustração. Tanto o número de participantes quanto a sua diversidade e a qualificação da participação foram fundamentais ao objetivo principal da Conferência, que era o de elaborar a minuta da Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura – prerrogativa da FCC transferida à Conferência a fim de empoderar a participação social.
A mesma
dinâmica foi replicada na realização da V Conferência Municipal de Cultura, em
2015, onde a minuta do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos foi
elaborada. Ao longo de todo o processo, que teve início no mês de abril e se
estendeu até dezembro, o número de participantes superou aquele registrado no
ano anterior, atingindo 3 mil pessoas.
O resgate e o
fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura tornaram-se prioridade a fim de
que o mesmo pudesse protagonizar diferentes processos inerentes à implantação
do Sistema Municipal, incluindo a realização das conferências. Anualmente, os
conselheiros estão se reunindo mais vezes que em toda a existência anterior do
órgão (mais de quatro anos), cerca de 16 vezes. O Conselho passou a ter todas
as suas decisões homologadas pelo Presidente da Fundação Cultural de Curitiba -
FCC (que, por estatuto, também preside o conselho), ganhando status de
instância deliberativa. Coube, ainda, ao Conselho, a participação efetiva na
organização das Conferências Municipais de Cultura.
Os
representantes da atual gestão do Conselho (2015-2017) foram eleitos com ampla
participação da sociedade, por meio de votação direta que contou com mais de
1.200 eleitores. Desde maio de 2015, o Conselho de Cultura atua, em âmbito
interno, em quatro comissões temáticas (1 – Finanças e Acompanhamento; 2 –
Trabalho, Serviços Públicos e Movimentos Sociais, 3 – Legislação e
Conferências, e 4 – Financiamento da Cultura), modelo que permite uma atuação
mais efetiva. A partir desta data, os membros do conselho passaram também a
participar de cursos para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão da
cultural.
O
fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, representativo de todas as
regiões e linguagens culturais presentes na cidade, estimulou a consolidação de
conselhos e de conferências setoriais. O impacto também foi sentido nas
Regionais Administrativas, onde se estabeleceram Conselhos Regionais de Cultura
(conduzidos pelos representantes do Conselho Municipal) e onde estão sendo
implantados os Fóruns Regionais – sendo que estes últimos comportam
representantes de movimentos sociais de diferentes naturezas, não apenas
culturais e cuja diversidade permite refletir sobre a totalidade de relações em
seu território.
Em outra
frente de estímulo à participação e ao controle social, a FCC transferiu para o
Conselho Municipal a condução da reformulação da Lei de Incentivo à Cultura,
cuja minuta básica compilou deliberações de conferências, reuniões, audiências
e consultas públicas, estudos acadêmicos e outras estratégias de mobilização
para um amplo debate, que convergiu no acolhimento de diversas proposições e
reivindicações.
A FCC tem
ampliado e aperfeiçoado seus mecanismos de transparência e controle social on-line.
Hoje, praticamente a totalidade das informações do órgão está disponível em seu
site, em especial, as informações sobre o Programa de Apoio e Incentivo à
Cultura (PAIC). Ainda sobre o PAIC, todos os editais dos dois mecanismos de
incentivo (Mecenato Subsidiado e Fundo Municipal da Cultura) são
disponibilizados no site da FCC para consulta pública, antes da abertura
oficial dos mesmos para inscrições, permitindo a contribuição dos agentes
culturais na elaboração e qualificação dos editais. A análise de mérito dos
projetos inscritos em ambos os mecanismos de fomento, por sua vez, é realizada
por comissões imparciais e paritárias, compostas por representantes do poder
público e de entidades culturais cadastradas.
Também os
ambientes físicos propícios à democracia e à participação foram ampliados. Por
meio do Programa Participação Cidadã na Cultura, o espaço histórico denominado
“Palácio dos Estudantes” ou “Casa dos Conselhos” foi reformado em 2014, e
dedicado exclusivamente a abrigar reuniões, assembleias e encontros públicos
diversos, podendo ser usufruído por conselhos, comissões, fóruns, ONGs e outras
organizações de toda natureza, além de ser sede permanente do Conselho de
Cultura e da União Paranaense dos Estudantes.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
Construir um sistema municipal de participação e controle social, por meio [a] do fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais, [b] da implantação de Conselhos Setoriais de Linguagens Culturais, Conselhos Regionais de Cultura, Conselhos para Diversidade Cultural, Conselhos Seccionais de Cultura, [c] da ampliação e do aprimoramento das ferramentas de transparência e [d] dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadasCronograma
2013 - Adesão ao Sistema Nacional de Cultura e implantação do Sistema Municipal de Cultura. Realização da IV Conferência de Cultura.Resultados
Ampliação da participação popular nas conferências de cultura: 600 participantes na IV Conferência, 2.400 na Conferência Extraordinária e 3000 na V Conferência de Cultura.Instituições Envolvidas
A realização de um Programa que prevê
a participação cidadã na construção, implantação e avaliação da política
pública para a cultura seria inviável sem a parceria com diferentes
instituições e órgãos públicos e privados; ONGs, associações profissionais e
comunitárias, entre outras. As colaboração são as mais diversas: estrutura
física, humana e de divulgação; formação continuada; assessorias;
representações; cooperações técnicas, etc.
Dentre
as instituições parcerias do Programa destacam-se:
§
Ordem
dos Advogados do Brasil
§
Universidade
Federal do Paraná
§
Instituto
Federal do Paraná
§
Faculdade
de Artes do Paraná
§
Universidade
UNINTER
§
Centro
Cultural Teatro Guaíra
§
Fórum
das Entidades Culturais do Paraná
§
Sindicato
dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de
Orientação e Formação Profissional no Estado do Paraná
§
Demais
sindicatos, associações e fóruns da classe artística
§
Administrações
Regionais de Curitiba
§
Portal
dos Conselhos
§
Instituto
Municipal de Administração Pública
§
Assessoria
Municipal de Direitos Humanos
§
Demais
secretarias e órgãos municipais afins
§
Conselho
Municipal de Políticas Étnico Racial
§
Conselho
Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência
§
Conselho
Municipal da Juventude
§
Conselho
Municipal dos Direitos da Mulher
§
Comissão
Municipal de Direitos Humanos
§
União
Paranaense dos Estudantes
§
União
Paranaense dos Estudantes Secundaristas