Projeto CEREJA – Centro Regional de Educação de Jovens e Adultos: Porque ser EJA é um direito - Curitiba / PR

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos é uma das prioridades do atual governo e chegar a uma taxa de alfabetização próxima a 100% é uma meta da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME). De acordo com dados do IBGE (2010), em Curitiba, há aproximadamente 30 mil pessoas analfabetas pelas mais variadas razões, e cerca de 40 mil jovens entre 18 e 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. Quanto mais pessoas instruídas/escolarizadas, melhor o desenvolvimento da sociedade. As pessoas escolarizadas têm mais autonomia, acesso a informações, são valorizadas profissionalmente, adquirindo, também, mais qualidade de vida.

O intuito deste projeto, portanto, é ampliar o atendimento às reais necessidades destas pessoas. A SME mapeou a cidade e localizou os pontos onde há uma maior concentração de pessoas não escolarizadas para desenvolver políticas educacionais específicas por meio de centros de atendimento em cada uma das regionais da cidade.

O Projeto CEREJA pensou nestes centros, como política educacional voltada a jovens, adultos e idosos, para ampliar a estrutura da EJA e possibilitar maior acesso à escolarização. Para além do acesso, há a preocupação em promover a permanência e a continuidade dos estudos. Por isso, os CEREJAs contemplam todas as especificidades possíveis encontradas na educação de jovens e adultos: EJA fase I (1º ao 5º ano); PROJOVEM Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens entre 18 e 29 anos, possibilitando escolarização de todo o ensino fundamental, participação cidadã e qualificação profissional); EJA Fase II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio através das APEDs (Ações Pedagógicas Descentralizadas) em convênio com a Secretaria de Educação do Estado.

Pensando na qualidade do atendimento, os CEREJAs proporcionam o acesso a diversas ações/atividades disponíveis no município e importantes ao público jovem, adulto e idoso a que se destina. Tais ações ocorrem através de parcerias com outras secretarias e/ou órgãos municipais que levam ao público da EJA diversas atividades, informações e serviços. Ações como o SINE Móvel; palestras da Secretaria Extraordinária da Mulher, da Secretaria do Trabalho e Emprego e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) levando informações sobre direitos previdenciários e trabalhistas, entre outros; cursos de qualificação profissional promovidos pela FAS (Fundação de Ação Social) através do PRONATEC e Rede Mobiliza; atividades culturais promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba.

O diferencial na proposta destes centros regionais está na inserção da sala de acolhimento, espaço que promoveu a permanência dos/as estudantes nas turmas, tendo em vista que permite que os/as mesmos/as possam deixar seus/as filhos/as sob os cuidados de um professor(a) enquanto estudam. A sala de acolhimento proporciona um ambiente pedagógico agradável e lúdico acolhendo as crianças no período de aula dos seus pais. 

O público da EJA em Curitiba constitui-se basicamente de adolescentes, jovens, adultos e idosos (com 15 anos ou mais) aos quais foi negado o direito à educação, seja pela falta de vagas, oportunidades, constantes reprovações, cultura ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis a que viviam/vivem submetidos. Trata-se de pessoas que de uma forma ou de outra são marcadas pela exclusão e para as quais a EJA se constitui na retomada de uma dívida social.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Educação oferta a EJA em 62 escolas da Rede Municipal de Ensino contando com: 85 turmas e 1518 estudantes matriculados na EJA fase I; 12 turmas e 438 estudantes matriculados na EJA fase II; 11 turmas e 600 estudantes matriculados no Projovem Urbano.

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

Desenvolver políticas educacionais específicas para o atendimento a jovens, adultos e idosos, de forma a alcançar e possibilitar maior acesso à escolarização por meio de centros de atendimento em cada uma das regionais da cidade, ofertando serviços básicos, qualificação profissional, escolarização e a participação cidadã.

Cronograma

2013: implementação do 1º CEREJA na Escola Municipal Enéas Faria na regional Cajuru.

2014: implementação de mais 3 (três) unidades CEREJA: na Escola Municipal Dona Pompília e Escola Municipal Helena Kolody – Regional Tatuquara e Escola Municipal Colombo - Regional do Bairro Novo.

2015: implementação do 5º CEREJA na Escola Municipal Rachel Mader - Regional Cajuru.

2016: previsão de implementação de mais 2 (dois) CEREJAs. Prováveis regionais: Regional da Cidade Industrial de Curitiba - CIC e Regional Boqueirão
Resultados

Na perspectiva de resultados positivos obtidos estabeleceram-se parcerias com diferentes instituições (SESI, SENAC, IFPR, UFPR, SEED, MEC, SMELJ), postos descentralizados de serviços básicos referentes à emissão de documentos, entre outros, que possibilitaram a ampliação e a durabilidade dos resultados, pois por meio destas ações de política social articuladas e integradas com a política educacional atendeu--se a algumas necessidades do público alvo destes centros.

Estas ações associadas à oferta das salas de acolhimento, nas quais as/os mães/pais podem deixar seus/as filhos/as para serem atendidos por professores no momento de suas aulas, foram organizadas visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tendo como resultado o aumento significativo no número de matrículas e diminuição do índice de evasão escolar.

            A evasão nos anos iniciais da EJA vem caindo progressivamente. Era de 34% em dezembro de 2012 e em abril de 2014 caiu para 17%. As salas são espaços muito próximos às salas de aula dos adultos o que garante que a família possa estar reunida na escola. Como na maioria dos casos as aulas da EJA acontecem a noite devido ao trabalho diurno dos adultos as salas de acolhimento incentivam ao estudo em especial as mães que não teriam com quem deixar os filhos para dedicarem-se ao estudo e que hoje compõem 60% do público atendido na EJA. A diversidade de brinquedos, o contato com as crianças de diferentes idades o afeto da professora, além da garantia de estar próximo aos pais tem se tornado importantes incentivadores para o aprendizado dos adultos responsáveis.

Quadro Comparativo da Evolução de Atendimento nos Centros Regionais 2013-2016

UNIDADE

2013

2014

EJA I

PROJOVEM

APEDs

SALA DE ACOLHIMENTO

EJA I

PROJOVEM

APEDs

SALA DE ACOLHIMENTO

EM SENADOR ENÉAS FARIA

30

60

50

90

29

120

75

23

*EM DONA POMPÍLIA

39

120

x

x

48

120

95

40

*EM HELENA KOLODY

53

x

x

x

62

x

140

17

*EM COLOMBO

28

x

x

x

23

x

x

12

**EM RACHEL MADER

31

30

x

x

29

30

x

x

 

TOTAL GERAL

181

210

50

90

191

270

310

92

441 ESTUDANTES

90 crianças

771 ESTUDANTES

92 crianças

UNIDADE

2015

2016

EJA I

PROJOVEM

APEDs

SALA DE ACOLHIMENTO

EJA I

PROJOVEM

APEDs

SALA DE ACOLHIMENTO

EM SENADOR ENÉAS FARIA

29

38

90

18

33

25

140

17

*EM DONA POMPÍLIA

56

52

120

16

62

47

104

36

*EM HELENA KOLODY

48

36

120

18

57

25

271

34

*EM COLOMBO

23

18

21

12

30

15

56

15

**EM RACHEL MADER

35

15

x

12

44

25

72

39

 

TOTAL GERAL

191

159

351

76

226

137

643

141

701  ESTUDANTES

76 crianças

1006 ESTUDANTES

141 Crianças

Instituições Envolvidas

Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação/Coordenadoria de Políticas Educacionais para Jovens e Adultos

Contatos

Coordenadoria de Políticas Educacionais para Jovens e Adultos – COPEJA

(41) 3254-2398/3350-3173 – e-mail: [email protected]

Fontes

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BRASIL. Secretaria – Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional da Juventude - Manual do Educador: Orientações Gerais/ [organização: Maria Umbelina Caiafa Salgado; Revisão Ortográfica: Rafael Paixão Barbosa] – Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano,2012. 216: il. – (Coleção Projovem Urbano)

______. Secretaria – Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional da Juventude - Relatório Final do Projovem Original, 2005-2008/ Secretaria Geral, Secretaria Nacional de Juventude. – Brasília: Secretaria Nacional de Juventude, 2010. 125 p.: il.

DENARI, Fátima Elisabeth. “Universo e destinação de adultos com deficiência mental: respostas institucionais a seus direitos e cidadania”. In MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos Martins – [et al.] organizadores. “Inclusão: compartilhando saberes”.5.ed. – Petrópolis, / RJ:Vozes,2011.

DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, Gerência de Educação de Jovens e Adultos. Curitiba, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009. (Instituto Paulo Freire. Série Cadernos de Formação; 4)

IBGE. Censo Demográfico 2010, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

MEC/PRONATEC. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/>. Acesso em: 29 de maio de 2013.


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
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http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
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http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
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