VALORIZANDO A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS UNIDADES ESCOLARES DE MARINGÁ - Maringá / PR
Descrição
A intenção da Lei é contribuir para a superação de preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade, que incluam o estudo da influência africana na cultura nacional.
Dentre elas a organização e realização do XI Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná,sediado em Maringá de 25 a 27 de julho de 2012, sob o tema "As relações etnicorraciais no trato pedagógico da diversidade, visando uma escola com educação cidadã.
O VII Festival Afro-Brasileiro de Maringá e II Concurso de Ilustração, Frase e Redação:20 de Novembro Dia Nacional da Consciencia Negra.
A composição da Equipe Multidisciplinar em nossas escolas, atendendo a Resolução nº 3399/2010- GS/SEED, a fim de colaborar ainda mais no desenvolvimento de ações de combate ao racismo, a homofobia e a todas as práticas humilhantes que inferiorizam o ser humano, independente de sua etnia, religião ou orientação sexual contribuindo na observância e verificação da dinâmicas, atendendo aos princípios postos na Lei, por meio de grupos de estudos, seminários, exposições, entre outas atividades que oportunizarão trocas de experiências e consequentemente enriquecimento e efetivação dessas discussões.
Frente a esses pressupostos pedagógicos e legais é que o presente projeto se justifica com uma escola que cumpri seu papael na busca de uma sociedade mais justa, que dê visibilidade a todos os sujeitos nela inseridos, com respeito, dignidade e igualdade de direitos.
Justificativa
Buscando nortear o cumprimento da legislação que coloca como obrigatório o ensino dos temas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de acordo com as leis 10639/03 e 11645/08, tem se implementado várias ações que contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais, homologadas pelo Ministério da Educação MEC, tendo como princípios:
-Consciência política e histórica da diversidade;
-Fortalecimento de identidades e de direitos: ações educativas de combate ao racismo e as discriminações.
Vale lembrar, que o presente projeto, se justifica por atender o eixo Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, bem como o indicador, percentual de escolas da rede municipal que trabalham a educação para cultura, identidade e pertencimento como favor qualitativo de aprendizagem e vivência sociocultural, tendo como base a implementação da leis acima citadas.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Objetivo Geral
Garantir a institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito escolar, a fim de promover a afirmação da identidade étnica dos alunos, colaborando na desconstrução da imagem negativa do afro e do indígena.
Objetivos Específicos
Apresentar as Leis 10.639/03 e 11645/08 para que os alunos reconheçam as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;
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Proporcionar formação continuada da equipe multidisciplinar nos planejamentos bimestrais, conteúdos relacionados à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;
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Realizar discussões a fim de promover o respeito as expressões culturais negras dentro e fora do espaço escolar, identificando a relação entre Brasil e África e a cultura produzida pelos afro-brasileiros na sociedade;
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Realizar ações que favoreçam a identificação da importância do(a) negro(a) na formação da sociedade brasileira;
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Propiciar situações de aprendizagem que possibilite o respeito a diversidade étnica e religiosa, dialogando e debatendo sobre a presença das culturas de matrizes africanas na cultura do Brasil;
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Realizar atividades variadas, a fim de promover a auto-estima e o relacionamento saudável harmonioso entre as diversidades .
Cronograma
Cronograma
Durante o ano letivo.
Resultados
Com a aplicação deste projeto, percebemos uma significativa mudança de postura e atitude, destacando o relacionamento de si e do outro como partícipe de diferentes grupos sociais, familiares, escolares e comunitários, incorporando atitudes de respeito, superando preconceitos e discriminações referentes ao próprio corpo, gênero e etnia, bem como o resgate da autoestima, aceitando-se como são, seguros de si e com uma considerável diminuição dos apelidos e bullyng gerados por estas ações.
Considerações Finais
Este não é um projeto acabado, portanto deve ser desenvolvido no cotidiano escolar, durante o ano letivo, criando apropriações de novos saberes e conhecimentos, a partir de esclarecimentos sobre outras culturas.
Instituições Envolvidas
Escola Municipal Agmar dos Santos
Escola Municipal Angela Vergínia Borin
Escola Municipal Angelina Lonardon Meneguetti
Escola Municipal Aniceto Matti
Escola Municipal Ariovaldo Moreno
Escola Municipal Ayrton Playsant
Escola Municipal Benedita Natália Lima
Escola Municipal Campos Salles
Escola Municipal Célestin Freinet
Escola Municipal Diderot Alves Rocha Loures
Escola Municipal Fernão Dias
Escola Municipal Gabriela Mistral
Escola Municipal Geraldo Meneghetti
Escola Municipal Helenton Borba Cortes
Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas
Escola Municipal João Barbosa de Macedo
Escola Municipal João Batista Sanches
Escola Municipal José Anicetto
Escola Municipal José Darcy de Carvalho
Escola Municipal José Galetti
Escola Municipal José Hiram Sallée
Escola Municipal José Marchesini
Escola Municipal Lázara R. Vilela
Escola Municipal Lidia Ribeiro Dutra Da Silva
Escola Municipal Luiz Gabriel Guimarães Sampaio
Escola Municipal Machado de Assis
Escola Municipal Manuel Dias da Silva
Escola Municipal Mariana Viana Dias
Escola Municipal Midufo Vada
Escola Municipal Milton Santos
Escola Municipal Mirian Leila Palandri
Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti
Escola Municipal Octávio Periotto
Escola Municipal Odete Alcantara Rosa
Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro
Escola Municipal Odilon Túlio Vargas
Escola Municipal Olga Aiub Ferreira
Escola Municipal Oscar Pereira Dos Santos
Escola Municipal Osvaldo Cruz
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Pedro Ryô Tanaka
Escola Municipal Piveni Piassi Moraes
Escola Municipal Renato Bernardi
Escola Municipal Rosa Palma Planas
Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Escola Municipal Silvino Fernandes Dias
Escola Municipal Ulysses Guimarães
Escola Municipal Victor Beloti
Escola Municipal Zuleide Samways Portes
Contatos
Secretaria de Educação do Município de Maringá
Av. Itororó, nº 867
Telefone: (44) 3321-6900
Gerência do Ensino Fundamental
Gisele Aurora Assumpção
(44) 3221-6908
Fontes
Secretaria de Educação do Município de Maringá. Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Maringá 2012.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico- Raciais e para o ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, 2005, p. 36.
Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade. Balanço da ação do MEC para a implementação da Lei 10639/03, Brasília 2008. Brasília: MEC/ Secad, 2008.