VALORIZANDO A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS UNIDADES ESCOLARES DE MARINGÁ - Maringá / PR

Descrição

A intenção da Lei é contribuir para a superação de preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade, que incluam o estudo da influência africana na cultura nacional.

Dentre elas a organização e realização do XI Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná,sediado em Maringá de 25 a 27 de julho de 2012, sob o tema "As relações etnicorraciais no trato pedagógico da diversidade, visando uma escola com educação cidadã.

O VII Festival Afro-Brasileiro de Maringá e II Concurso de Ilustração, Frase e Redação:20 de Novembro Dia Nacional da Consciencia Negra.

A composição da Equipe Multidisciplinar em nossas escolas, atendendo a Resolução nº 3399/2010- GS/SEED, a fim de colaborar ainda mais no desenvolvimento de ações de combate ao racismo, a homofobia e a todas as práticas humilhantes que inferiorizam o ser humano, independente de sua etnia, religião ou orientação sexual contribuindo na observância e verificação da dinâmicas, atendendo aos princípios postos na Lei, por meio de grupos de estudos, seminários, exposições, entre outas atividades que oportunizarão trocas de experiências e consequentemente enriquecimento e efetivação dessas discussões.

Frente a esses pressupostos pedagógicos e legais é que o presente projeto se justifica com uma escola que cumpri seu papael na busca de uma sociedade mais justa, que dê visibilidade a todos os sujeitos nela inseridos, com respeito, dignidade e igualdade de direitos.

Justificativa

Buscando nortear o cumprimento da legislação que coloca como obrigatório o ensino dos temas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de acordo com as leis 10639/03 e 11645/08, tem se implementado várias ações que contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais, homologadas pelo Ministério da Educação MEC, tendo como princípios:

-Consciência política e histórica da diversidade;

-Fortalecimento de identidades e de direitos: ações educativas de combate ao racismo e as discriminações.

Vale lembrar, que o presente projeto, se justifica por atender o eixo Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, bem como o indicador, percentual de escolas da rede municipal que trabalham a educação para cultura, identidade e pertencimento como favor qualitativo de aprendizagem e vivência sociocultural, tendo como base a implementação da leis acima citadas.


Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

Objetivo Geral

Garantir a institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito escolar, a fim de promover a afirmação da identidade étnica dos alunos, colaborando na desconstrução da imagem negativa do afro e do indígena.

Objetivos Específicos

  • Apresentar as Leis 10.639/03 e 11645/08 para que os alunos reconheçam as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;

  • Proporcionar formação continuada da equipe multidisciplinar nos planejamentos bimestrais, conteúdos relacionados à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;

  • Realizar discussões a fim de promover o respeito as expressões culturais negras dentro e fora do espaço escolar, identificando a relação entre Brasil e África e a cultura produzida pelos afro-brasileiros na sociedade;

  • Realizar ações que favoreçam a identificação da importância do(a) negro(a) na formação da sociedade brasileira;

  • Propiciar situações de aprendizagem que possibilite o respeito a diversidade étnica e religiosa, dialogando e debatendo sobre a presença das culturas de matrizes africanas na cultura do Brasil;

  • Realizar atividades variadas, a fim de promover a auto-estima e o relacionamento saudável harmonioso entre as diversidades . 

Cronograma

Cronograma

Durante o ano letivo.

Resultados

Com a aplicação deste projeto, percebemos uma significativa mudança de postura e atitude, destacando o relacionamento de si e do outro como partícipe de diferentes grupos sociais, familiares, escolares e comunitários, incorporando atitudes de respeito, superando preconceitos e discriminações referentes ao próprio corpo, gênero e etnia, bem como o resgate da autoestima, aceitando-se como são, seguros de si e com uma considerável diminuição dos apelidos e bullyng gerados por estas ações.

Considerações Finais

Este não é um projeto acabado, portanto deve ser desenvolvido no cotidiano escolar, durante o ano letivo, criando apropriações de novos saberes e conhecimentos, a partir de esclarecimentos sobre outras culturas.




Instituições Envolvidas

Escola Municipal Agmar dos Santos

Escola Municipal Angela Vergínia Borin

Escola Municipal Angelina Lonardon Meneguetti

Escola Municipal Aniceto Matti

Escola Municipal Ariovaldo Moreno

Escola Municipal Ayrton Playsant

Escola Municipal Benedita Natália Lima

Escola Municipal Campos Salles

Escola Municipal Célestin Freinet

Escola Municipal Diderot Alves Rocha Loures

Escola Municipal Fernão Dias

Escola Municipal Gabriela Mistral

Escola Municipal Geraldo Meneghetti

Escola Municipal Helenton Borba Cortes

Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas

Escola Municipal João Barbosa de Macedo

Escola Municipal João Batista Sanches

Escola Municipal José Anicetto

Escola Municipal José Darcy de Carvalho

Escola Municipal José Galetti

Escola Municipal José Hiram Sallée

Escola Municipal José Marchesini

Escola Municipal Lázara R. Vilela

Escola Municipal Lidia Ribeiro Dutra Da Silva

Escola Municipal Luiz Gabriel Guimarães Sampaio

Escola Municipal Machado de Assis

Escola Municipal Manuel Dias da Silva

Escola Municipal Mariana Viana Dias

Escola Municipal Midufo Vada

Escola Municipal Milton Santos

Escola Municipal Mirian Leila Palandri

Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti

Escola Municipal Octávio Periotto

Escola Municipal Odete Alcantara Rosa

Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro

Escola Municipal Odilon Túlio Vargas

Escola Municipal Olga Aiub Ferreira

Escola Municipal Oscar Pereira Dos Santos

Escola Municipal Osvaldo Cruz

Escola Municipal Paulo Freire

Escola Municipal Pedro Ryô Tanaka

Escola Municipal Piveni Piassi Moraes

Escola Municipal Renato Bernardi

Escola Municipal Rosa Palma Planas

Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti

Escola Municipal Silvino Fernandes Dias

Escola Municipal Ulysses Guimarães

Escola Municipal Victor Beloti

Escola Municipal Zuleide Samways Portes


Contatos

Secretaria de Educação do Município de Maringá

Av. Itororó, nº 867

Telefone: (44) 3321-6900


Gerência do Ensino Fundamental

Gisele Aurora Assumpção

(44) 3221-6908

Fontes

Secretaria de Educação do Município de Maringá. Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Maringá 2012.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico- Raciais e para o ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, 2005, p. 36.

Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade. Balanço da ação do MEC para a implementação da Lei 10639/03, Brasília 2008. Brasília: MEC/ Secad, 2008.




Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
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http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
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Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
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Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
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