PLANEJAMENTO UNIFICADO - IDEB 1 - ANOS INICIAIS - Maringá / PR
Descrição
A proposta que norteia o trabalho no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Maringá é baseada na Pedagogia Histórico-Crítica, a qual tem como objetivo resgatar a importância da escola, contribuindo imensamente com o processo ensino e aprendizagem, pois propicia ao aluno uma aprendizagem significativa, através da socialização do saber sistematizado, que é capaz de produzir alterações no comportamento dos educandos, para que estes possam posicionar-se conscientemente no âmbito social.
O Ensino Fundamental da Rede Municipal de Maringá atende mais de vinte mil educandos do 1º ao 5º ano em quarenta e nove escolas.
A Rede Municipal de Ensino de Maringá entende que é fundamental a escola instrumentalizar o educando por meio do conhecimento científico e cultural produzido historicamente.
Neste contexto o INDICADOR: IDEB 1- ANOS INICIAIS, o qual visa a avaliação do rendimento escolar nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática,nos Anos Iniciais, foi estruturado com metas e ações organizadas durante todo o processo de escolarização para culminar em uma aprendizagem de qualidade.
Assim, realizamos a partir do segundo semestre de 2013 a unificação na Rede Municipal de Educação dos planejados referentes a todas as disciplinas trabalhadas em nossas unidades escolares, sendo Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Informática, Educação Física e Inglês.
O planejamento contempla atividades sistematizadas e diversificadas que podem ser adaptadas a realidade de cada unidade escolar.
O material é elaborado pela assessoria pedagógica e formadores educacionais e serve como norteador e sugestão para o trabalho pedagógico dos professores, os mesmos são enviados a todas as unidades escolares em DVDs bimestralmente, contendo todo o material a ser sistematizado.
Segundo Celso Vasconcellos planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
Justificativa
Entendemos que o planejamento caracteriza-se como um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar.
Analisando a necessidade de melhoria na educação com base nos índices das avaliações referentes a Prova Brasil - Anos Iniciais, tornou-se viável o trabalho com ações articuladas para a aplicação do Indicador 1- Anos Iniciais contemplado no eixo Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Dessa forma traçamos metas e ações para garantir a aprendizagem significativa e de qualidade dos conteúdos previstos no currículo, com resultados positivos nas avaliações internas e externas oferecida aos nossos alunos.
Assim a unificação dos planejamentos bimestrais objetiva agilizar a ministração dos conteúdos previstos no Currículo em todas as escolas com qualidade, a continuidade do trabalho em situações de transferências de alunos entre as nossas unidades escolares e um ensino de qualidade.
A partir de então, realizamos através de nossos assessores pedagógicos visitas semanais nas escolas para acompanhar e orientar a efetivação dos planejamentos, bem como analisar a necessidade de adaptações de acordo com a realidade de cada turma.
Priorizamos também a intensificação das formações continuadas aos professores de assuntos, temas e conteúdos que realmente eram necessários a superação de alguns aspectos da sua prática pedagógica.
Para o acompanhamento e avaliação instituimos bimestralmente a aplicação de avaliações elaboradas pela SEDUC, que após a aplicação são tabuladas e analisadas com o intuito de reorientar ações repassadas junto às supervisoras educacionais e professores de cada unidades escolar.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Objetivo Geral
Unificar o planejamento e a aplicação dos conteúdos em todas as escolas da rede municipal, a fim de sistematizar e garantir uma aprendizagem significativa dos conteúdos contemplados no Currículo Dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Maringá.
Objetivos Específicos
Realizar e orientar ações docentes, a fim de refletir sobre o que foi feito, o que há por fazer e como fazer, fundamentadas na pedagogia histórico crítica.
-
Assessorar pedagogicamente e acompanhar o planejamento desenvolvido nas unidades escolares para realização de encaminhamentos necessários para a melhoria da aprendizagem.
-
Possibilitar o avanço do rendimento dos alunos percebidos em avaliações internas e externas, a fim de planejar a readaptar constantemente suprindo as necessidades de aprendizagem.
Cronograma
- No decorrer do ano letivo.
Resultados
No desenvolvimento do projeto percebemos alguns avanços no processo ensino e aprendizagem, conforme tabela abaixo:
-
2013
2015
Dificuldade em efetivar a Proposta Pedagógica em relação a metodologia, conteúdos e avaliação prevista na Rede Municipal de Educação.
Garantia da efetivação da Proposta Pedagógica em relação a metodologia, conteúdos e avaliação prevista na Rede Municipal de Educação.
Conteúdos trabalhados de forma segmentada.
Garantia dos direitos de aprendizagem previstos em todas as disciplinas previstas na Proposta Curricular do Ensino Fundamental.
Atrasos significativos do planejamento no início de cada bimestre.
Início garantido a sistematização no 1º dia de cada bimestre.
Conteúdos planejados de forma parcial em cada unidade escolar em relação aos propostos no currículo.
Garantia de sistematização de conteúdos e atividades unificadas em todas as unidades escolares previstos no currículo.
Dificuldade para assessorar o trabalho desenvolvido nas escolas.
Acompanhamento com qualidade através da assessoria pedagógica do trabalho sistematizado com os conteúdos unificados.
Formação continuada com temas que muitas vezes não contemplavam o planejamento pelas escolas.
Garantia de temas relacionados aos planejamentos trabalhados em todas as unidades escolares.
Segundo o professor Celso Vasconcellos (1995), a elaboração do planejamento tem como elementos básicos a finalidade, a realidade e o plano de ação. "Acima de tudo, nessa hora o professor tem de assumir seu papel, pois o planejamento é uma organização de intencionalidades", afirma.
Outro aspecto relevante é a melhoria nos resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas por todas as unidades escolares, como podemos observar no quadro abaixo:
Resultados do IDEB
Anos iniciais do Ensino Fundamental
IDEB Observado |
|
Metas Projetadas |
|||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
2005 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
Municipal |
4.4 |
4.9 |
5.8 |
6.0 |
6.5 |
4.5 |
4.8 |
5.2 |
5.5 |
5.8 |
6.0 |
6.3 |
6.5 |
Fonte: Portal Inep
Assim, de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 do município de Maringá, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), detectou-se avanços nos resultados obtidos pelas turmas do Ensino Fundamental 1, das escolas públicas municipais. Maringá atingiu a média 6.5, meta projetada para o ano de 2021.
Devemos considerar também todos os avanços relacionados ao trabalho pedagógico dos professores nas escolas.
Instituições Envolvidas
Escola Municipal Agmar dos Santos
Escola Municipal Angela Vergínia Borin
Escola Municipal Angelina Lonardon Meneguetti
Escola Municipal Aniceto Matti
Escola Municipal Ariovaldo Moreno
Escola Municipal Ayrton Playsant
Escola Municipal Benedita Natália Lima
Escola Municipal Campos Salles
Escola Municipal Célestin Freinet
Escola Municipal Diderot Alves Rocha Loures
Escola Municipal Fernão Dias
Escola Municipal Gabriela Mistral
Escola Municipal Geraldo Meneghetti
Escola Municipal Helenton Borba Cortes
Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas
Escola Municipal João Barbosa de Macedo
Escola Municipal João Batista Sanches
Escola Municipal José Anicetto
Escola Municipal José Darcy de Carvalho
Escola Municipal José Galetti
Escola Municipal José Hiran Sallée
Escola Municipal José Marchesini
Escola Municipal Lázara R. Vilela
Escola Municipal Lidia Ribeiro Dutra Da Silva
Escola Municipal Luiz Gabriel Guimarães Sampaio
Escola Municipal Machado de Assis
Escola Municipal Manuel Dias da Silva
Escola Municipal Mariana Viana Dias
Escola Municipal Midufo Vada
Escola Municipal Milton Santos
Escola Municipal Mirian Leila Palandri
Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti
Escola Municipal Octávio Periotto
Escola Municipal Odete Alcantara Rosa
Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro
Escola Municipal Odilon Túlio Vargas
Escola Municipal Olga Aiub Ferreira
Escola Municipal Oscar Pereira Dos Santos
Escola Municipal Osvaldo Cruz
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Pedro Ryô Tanaka
Escola Municipal Piveni Piassi Moraes
Escola Municipal Renato Bernardi
Escola Municipal Rosa Palma Planas
Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Escola Municipal Silvino Fernandes Dias
Escola Municipal Ulysses Guimarães
Escola Municipal Victor Beloti
Escola Municipal Zuleide Samways Portes
Contatos
Secretaria Municipal de Educação do Município de Maringá
Av. Itororó, nº 867
Telefone: (44) 3321-6900
Fontes
http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/Page592.htm
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7º Ed. São Paulo. 2000 ________________________. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem E projeto educativo. São Paulo: Libertad. 1995.